voltar à inicial
 

 

A FENEA (Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil), é a entidade de representação dos estudantes de Arquitetura e Urbanismo brasileiros que articula o movimento estudantil do curso integrando os Grêmios, Secretarias de Curso, Centros e Diretórios Acadêmicos nos seus conselhos de entidades.

Em conjunto com as comissões organizadoras, realiza os encontros de estudantes que nesta gestão estarão trabalhando o tema "Estética da Ética por uma Nova Arquitetura" e ainda desenvolve diversos projetos através de suas diretorias.

Através de um histórico marcado pela passagem de sonhos e seres humanos incríveis e especiais, e de uma metodologia de trabalho humana e pessoal, ela vem se mantendo viva e atuante no contexto estudantil da área.

 

 

O Histórico


 

 A FENEA vem dos primeiros Grêmios de Arquitetura fundados no país. Desde 1932 o movimento estudantil de Arquitetura organiza os estudantes através de amplas discussões sobre a Arquitetura e o Urbanismo, as condições do ensino, o papel da Universidade na sociedade brasileira, a conjuntura Nacional e a América Latina.

 

Este trabalho teve início com a ENEBA - Executiva Nacional dos Estudantes de Belas Artes (o curso então era ligado à Escola de Belas Artes)

 

Em 1953, criou-se a Executiva Nacional de Estudantes de Arquitetura que passou a organizar os ENEA's - Encontro Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo que foram interrompidos durante o Regime Militar e voltaram a realizar-se anualmente a partir de 1979.

 

1