Nossa percepção das cores está associada a três fatores: uma fonte de luz, a capacidade do olho humano em diferenciar os estímulos produzidos por diferentes cores de luz e os materiais que apresentam cores distintas.
O que denominamos luz branca 6 uma mistura ou o resultado da presença concomitante de luz nas seguintes cores: vermelho, alaranjado, amarelo, verde, azul, anil e violeta.
A decomposição da luz branca nas suas cores componentes pode ser observada quando ela incide, por exemplo, num prisma, uma vez que ao atravessá-lo cada uma das cores sofre um desvio diferenciado. A figura 1.14 ilustra esse processo, denominado dispersão da luz.
Figura cores
Representação da decomposição da luz branca.
A este conjunto de sete cores distintas de luz, que somadas resultam na luz branca, denominamos espectro da luz visível.
As cores com que vemos os objetos correspondem às cores de luz que são refletidas difusamente por eles. Quando iluminamos um objeto com luz branca e o enxergamos vermelho, significa que ele está refletindo a componente vermelha do espectro e absorvendo as demais. Se o enxergamos amarelo, ele está refletindo as componentes verde e vermelha (que somadas resultam no amarelo), e absorvendo as demais. Quando o vemos branco, ele está refletindo todas as componentes, quase nada absorvendo. Já o objeto visto como negro não está refletindo, mas apenas absorvendo toda a luz incidente.
Podemos dizer que as cores que conhecemos estão associadas a um mesmo princípio: reflexão e absorção diferenciadas das cores de luz que correspondem a três regiões básicas do espectro da luz visível: azul, vermelho e verde, denominadas cores primárias de luz.
Misturando luz dessas três cores em diferentes proporções, obtemos qualquer cor de luz, inclusive a branca. Tamb6m a partir da luz branca podemos obter qualquer outra cor de luz. Por exemplo, utilizando um filtro amarelo3, permitimos a passagem de luz verde e vermelha e eliminamos a azul (absorvida pelo filtro). Com um filtro magenta (vermelho-azulado), subtraímos a luz verde e com um filtro ciano (verde-azulado) eliminamos a componente vermelha da luz branca. O uso concomitante de dois desses filtros eliminaria duas componentes básicas da luz branca por absorção e teríamos como resultado uma cor primária de luz: vermelha, verde ou azul, procedimento usado quando se deseja efeitos especiais em iluminação.