CUIDADOS NA HORA DA COMPRA DE UM IMÓVEL
SINAL: Antes de pagar o sinal, peça a certidão de ônus Reais atualizada do imóvel e cheque os documentos do proprietário, para garantir que a pessoa que está vendendo é realmente o dono. O sinal de no máximo 10% do valor do imóvel, deve ser pago diretamente ao proprietário, nunca ao corretor ou outros intermediários.
DOCUMENTOS: Antes de assinar a escritura, peça as demais certidões referentes ao imóvel e aos proprietários. São elas: de 1°, 2°, 3°, 4°, 7° e 9° Cartórios de distribuição; do 1° e 2° Cartórios de Interdição e Tutela; de Quitação Fiscal e Situação Enfitêutica na Prefeitura; da Justiça Federal.
CORRETOR: Só confie em profissionais registrados no Creci. Por lei, a taxa de correção é de 5% a 7%, mas a maioria dos corretores cobra 5%.
QUALIDADE: Verifique o funcionamento de torneiras, interruptores e válvulas do imóvel. Cheque se há indícios de cupins em armários, rodapés, portas e janelas. Procure por manchas e bolhas nos tetos, paredes e pisos. que possam ser sinais de infiltrações. Observe a iluminação e a ventilação; o sol da tarde produz muito calor, mas é preciso haver incidência de luz para evitar umidade. Cheque as instalações de gás e verifique o asseio das partes comuns em caso de edifícios ou condomínios.
ESCRITO: Acerte por escrito o que será deixado no imóvel, como armários embutidos, aparelhos de ar condicionado e etc. Cheque se o condomínio e IPTU estão em dia e se seus valores não são muito altos.
ADVOGADO: É bom, sempre que possível, na compra, estar acompanhado de um advogado.
Fonte: Jornal O Globo