COMO SUBIR NA EMPRESA
Nunca surpreenda seu chefe. Nem com notícias boas.
Nunca reclame do orçamento, nem use a falta de recursos como desculpa. Quem sobe numa empresa não é quem administra o maior orçamento, mas quem consegue fazer mais, com menos gente e menos dinheiro.
Nunca se torne íntimo de seus superiores.
Evite viajar com os chefes.
Não beba com a turma da empresa.
Não vá a festas da companhia. Se for inevitável, tome refrigerante, jamais diga que a festa foi chata e nunca fique mais de 45 minutos
Em toda empresa há pessoas prontas para se atirar aos seus pés ou sobre sua garganta. São pessoas que só sobrevivem em organizações medíocres. Chefe politiqueiro é chefe fraco. Não ouça confidencias, não faça perguntas nem dê respostas. Não se meta em fofocas.
Nunca perca a oportunidade de fazer uma palestra dentro da empresa. Uma boa palestra propagará a sua imagem de especialista e ampliará a sua área de influência.
Nunca apresente uma pessoa a um superior perguntando se ele a conhece. ë melhor dizer assim: "lembra-se do Antônio?"
Pegue sempre a posição que paga melhor. as pessoas que ganham mais tendem a subir com mais facilidade do que aquelas que ganham menos.
Chegue sempre 45 minutos antes e saia 15 minutos depois. Não leve trabalho para casa.
Colecione seus erros. Eles valem muito. Escreva todos os seus fracassos num caderno de notas. Disseque cada caso. O que o levou a dizer coisa errada? você não estava bem preparado ou foi uma reação emocional? chegue a raiz do erro e guarde a anotação. Muitas vezes, uma boa lista de fracassos se torna a valiosa coleção de uma pessoa bem sucedida.
Há dois clubes. Um é o das pessoas que dizem: "Eu deveria ter feito assim". Este é clube dos perdedores, que nunca fazem o que pensam que deveria ter feito. O clube dos vencedores diz: "eu não deveria ter feito isso". Sabe o que fez de errado e não voltará a faze-lo.
Há dois tipos de decisões, as revogáveis e as irrevogáveis. Saber distingui-las é a marca do bom executivo. Um exemplo de decisão revogável: a distribuição do espaço no escritório. Outro, de decisão irrevogável: a escolha do nome de um produto.
Sempre que for possível, mande pequenas notas manuscritas. uma por semana para começar.
Faça um arquivo com nomes e telefones de todas as pessoas que você conhece. A cada seis meses mande uma nota gentil para colegas de turma, velhos companheiros de trabalho e outras pessoas que você perdeu de vista.
Cultive uma atividade solitária. escreva, corra ou leia.
Saiba dizer: "Estou precisando da sua ajuda".
Fonte: Livro "Como virar diretor-executivo" de Jeffrey Fox