QTC No. : 03/2001           Paranaguá - PR                  31.05.01

Olá caros colegas radio-operadores, venho através desta agradecer a todos os companheiros vem nos seguindo, nos prestigiando durante todo esse ano que se passou e em todos os nossos eventos e nesta partilha lutando pela nossa classe que é o radioamadorismo, valorizando-o e respeitando o próximo acima de tudo esse merito e todo nosso e esses um ano de CQ3UNO se deve a você. Feliz Aniversário, que tenhamos muitos e muitos anos de vida propagando a boa nova que a radio-emissão nos permite.
Obrigado.. 
Mauricio - PX5E0218/ZZ5MMS - Diretor CQ3UNO.

Aos 31 dias do mês de maio de 2000, teve inicio em Paranaguá, no segmento de telecomunicações intitulado como Faixa do cidadão, uma organização sem fins lucrativos com o nome de cq3uno.. que significa, União de operadores da faixa do cidadão e radioamadores do litoral paranaense. Com a missão de propagar o nosso e tão querido meio de comunicação. O publico alvo são os próprios operadores da faixa do cidadão e radio amadores que através desse canal de informação tem acesso livre a qualquer tipo de assunto relativo a radiocomunicação e participação de nossos eventos.
No início tivemos uma base bem formada de operadores que até hoje vem nos acompanhando e nos ajudando, mostrando verdadeiramente o espírito radio amadoristico.
Os integrantes iniciais do ano de 200:
Mauricio Matos da Silva - PX5E0218 Cláudio Granja Karan - PX5C1793 Domingos Harutaka Nishi - PX5C1793 Nelson Guedes da Silva - PX5E0432
Desta formação inicial, projetou-se um trabalho que se chamou Boletim informativo da faixa do cidadão Vulgo (QTC), que todas as quartas-feiras a partir das 20:30 na frequência de 27.535 Mhz USB Canal 53. Onde neste ano de 2000, ajudou em muito, vários operadores de todo Brasil Este boletim tinha um tempo de aproximadamente 1:30 minutos onde qualquer operador licenciado poderia participar, (claro que se por algum motivo aparecesse algum não credenciado atendíamos e continuamos atendemos da mesma forma, mas na medida do possível conscientizamos de como se legalizar perante o Ministério das comunicações, bem como mostrar que existe uma legislação e um Órgão que rege todos os meios de comunicações .
Os assuntos deste QTC são bem variados, que vão desde a como se calcular uma antena ou como fazer uma leitura de estacionária até a artigos sobre legislação, ética operacional, caráter tecnico, primeiros socorros, utilidade pública, contestes, eventos em geral.
Além de realizarmos pesquisa por conta própria, também através de uma caixa postal e um endereço na internet rebemos muita ajuda, perguntas, soluções, e material didático para rechear ainda mais nossos QTC´s.
Também disponibilizamos todos esses artigos a quem quer que seja para consulta, pesquisa, ou até mesmo solução de algum problema que esteja enfrentando em sua estação (antenas/rádio/torre/fontes etc..)
Com o passar do tempo notamos que só um dia na semana não bastava para nossos contatos e verificamos que o pessoal que estava participando cada vez aumentava e como o boletim é corrido, digo o espaço dado aos visitantes é so no final do QTC ficava um pouco tanto quanto escasso. 
Desse principio em diante começamos a realizar aos domingos no período da manha com a finalidade de batermos um papo mais discontraido, como se fosse um ponto de encontro de operadores da faixa do cidadão que levou o seguinte nome: Rodada "Bom dia litoral", que em parceria com os operadores de Morretes com os quais fazem parte hoje do CQ3UNO, altos contatos todos os domingos a partir das 08:30 em 27.535 Mhz .
Os integrantes de Morretes Carlos Alberto da Luz PX5E6475 Jackson Clayton da Luz PX5E9195 Odival Gonçãlves da Rosa PX5E9242
E a nova integração de Paranaguá: Feliz Ribeiro - PX5G1029
Junto com esses poucos eventos conseguimos montar nosso espaço na Internet com o seguinte endereço: WWW.CQ3UNO.OM3.NET, onde todas as informações a respeito do radioamadorismo brasileiro encontra-se por lá, contestes, e muita informação você pode encontrar nessa página que é atualizada constantemente. Inclusive com todos os boletins falados que também foram transcritos para o Jornal do CQ3UNO, com tiragem mensal de 100 unidades vem até os dias de hoje adentrando e informando em seus lares todo os operadores do Brasil.
Em continuidade a todo este trabalho promovemos em novembro no dia 05, em que se comemora o dia do radioamador brasileiro, uma expedição a serra da Graciosa denominada: 1º. Expedição DX-CQ3UNO no qual foram realizados contatos confirmados, nas freqüências de 27.535 Mhz USB e 146.390 Mhz Fm nos quais os contestados receberam um cartão QSL + folden da estrada da graciosa + jornal edição especial alusivo ao dia e uma foto dos componentes da expedição. Lembrando que todas as fotos estão presentes em nossa Home page na internet.
Nesse ano de 2001 dando continuidade a esse Hobbie/serviço, ativamos mais dois pontos de encontro para bate papos entre os operadores na freqüência de 27.535 Mhz USB (faixa do cidadão). As rodadas "Encontro de amigos" todas as terças e quintas a partir das 20:30 e também as sextas-feiras com a rodada "Expresso da meia noite" a partir das 23:30 na mesma QRG.
Por todo este trabalho nunca outrora havia sido realizado para as faixas do Cidadão e radio amador em Paranagua, usando todos os critérios compreendidos e que os órgãos competentes nos dão direito, muitos criticaram ou tentaram de alguma maneira denegrir a imagem do verdadeiro operador, sabendo-se que é para o bem de todos. Nos tacharam de frescos ou de pastores pelo simples fato de que, nos Boletins, passávamos e passamos algumas matérias sobre ética operacional/legislação que tem por finalidade educar assim dizendo os radio-operadores novatos ou não, que ainda não tiveram acesso a esse tipo de informação e sentem-se desorientados , e mostrar-lhes como deve se comportar a frente de um rádio.
Todos nos sabemos que esse meio de comunicação é uma forte arma, e tudo que dissermos dependerá do julgamento de cada um. Sabemos também que atrás de um operador sempre pode ter uma família, e não e de educado proferir palavras que possam ferir os ouvidos destes entes queridos, que não fazem parte de nosso lazer, e que julgamento eles farão a respeito de você e o tipo de pessoas com quem você faz contato. Se em nosso ambiente existe a educação e o respeito para com o próximo isso deve também ser levado para nossos QSO´s.
Mas também com estes comentário nunca nos abateram, pois sabemos que estamos no caminho certo, tanto quanto certo que centenas de operadores de todo Brasil vieram e vem nos prestigiar e nos parabenizar por essa pequena iniciativa que deveria ser utilizada por todos os operadores. São esses "obrigados e parabéns que nos fortalecem a cada cambiada para sempre estarmos aqui com vocês.
E com essa idéia que é formado o alicerce do CQ3UNO, muita dedicação e acima de tudo a consciência de que podemos aprender muito uns com os outros, como uma grande família.

Os cabos coaxiais são elementos muito importantes para o bom desempenho de uma estação, deve-se ter em uso sempre cabos de boa qualidade isentos de problemas físicos (rachaduras na capa externa), vincados (dobrados) ou amassados. A impedância destes cabos deve ser de 50 Ohms, atualmente estão disponíveis no mercado cabos tipo celular, que apresentam um melhor desempenho e reduzem as perdas. Quando não se consegue um ajuste perfeito entre o transmissor e a antena, quase sempre utiliza-se o método de acoplamento pelo cabo, adotando as "famosas tabelas de comprimento" onde é indicado usar múltiplos ímpares de um comprimento de ¼ onda cortando pouco a pouco pequenas porções do cabo até que o medidor de R. O.E. indique uma relação baixa, isto acopla o sistema irradiante de maneira um pouco precária, pois o desajuste permanece entre a antena e o transmissor, reduzindo a eficiência do sistema. Neste caso, o cabo coaxial trabalha como um transformador de impedância, fazendo com que o retorno de estacionaria não prejudique o transmissor. O procedimento correto seria sempre procurar ajustar a antena em todos os seus parâmetros, reduzindo-se as perdas por desajustes e aumentando conseqüentemente a eficiência do sistema irradiante, deixando para o cabo coaxial apenas a nobre função de interligar o transmissor com a antena.

O primeiro transmissor de ondas de rádio no Brasil que se tem notícia, foi instalado no ano de 1913 por Paul Forman Godley, um dos fundadores da ADAMS-MORGAN/ PARAGON, na região Amazônica, a pedido do governo brasileiro. Ao retornar para a América, ele conheceu Edwin Howard Armstrong numa reunião do Clube de Rádio da América em 1914, e se admirou ao saber que Armstrong conseguia escutar essas estações brasileiras com regularidade. O segredo, claro, era o circuito regenerativo. Armstrong não havia conseguido fazer funcionar o circuito regenerativo nas ondas curtas, onde os radioamadores operavam, além do mais, ele tinha maiores interesses na área comercial do rádio. Após uma série de testes, Godley ajustou os circuitos de grade e placa de seu rádio com variometers auto ajustáveis, e aí nasceu o receptor Paragon. (Matéria retiráda da revista super interessante do ano de 2001).

Nos E.U.A. foi instituida a segunda Faixa do Cidadão (CB), chamada de MURS (Multi-user Radio Service) que faculta, sem exames para radioamador, o uso da faixa entre 151.820 e 154.600 MHz nas modalidades de CB, phone patch, packet, paging, imagem, repetidora, telemetria e controle remoto, com 2 watts de potência efetiva irradiada. A respectiva Lei foi promulgada em 13 de novembro de 2000.
(Fonte: CQ Amateur Radio - dezembro de 2000)

Aether (do latim), Aithér (do grego) ou Éter no bom Português foi o nome dado no século XIX ao fluído hipotético que preencheria todo o espaço vazio do universo servindo de suporte ao transporte da Luz e das Ondas Eletromagnéticas. (Esta hipótese foi definitivamente abandonada depois que a teoria da relatividade restrita a tornou inútil e desnecessária para explicar os fenômenos eletromagnéticos). Até hoje é comum ouvir a expressão “Via éter”, usada por Radioamadores para designar um comunicado via Ondas de Rádio. 
(artigo retirado do Hambook do radioamador).

Name - MARIO MIKUCKI /PT9-AHF/PX9D2355 Email - mariomi@uol.com.br
Date -- Friday, 13 April 2001, at 1:44 p.m. From - DOURADOS/MS 
Parabéms pela iniciativa e dedicação.
Sei que não é fácil o empenho deste grupo para estas atividades.
Espero que DEUS ajude a todos para continuar com todos unidos para somar e
multiplicar tudo de bom para o radioamadorismo...

UM FORTE ABRAÇO...MARIO MIKUCKI. 

Essas mensagem foi extraida de nossa Home page, (livro de visitas) mais um agradeciemnto aos nossos esforços. 

Nosso objetivos é alertar os eleitores para os efeitos prejudiciais da exposição excessiva a um campo intenso de rediofrequência, que se prologam numa proporção geométrica. Assim como os raios X ou gama têm de forma mais branda, porém o tém. Devem se precaver os aficcionados do radioamadorismo para os QSO prolongados, para as inúmeras horas junto aos seus aparelhos, hoje de potência elevada, especialmente nas frequências maiores, quando seus danos são intensos, em razão do menor comprimento de onda. Segundo seu comprimento de onda, e assim se englobam os raios herts até os raios gama, tem-se a chamada moléstia da irradiação. Ela tem ação sobre o sangue, pele, olhos, crescimento do corpo agindo sobre a hipófise, tireóide - aumento e trazendo todos os sintomas da doenças de Basedow ou mixedema, timos das crianças, gônadas ou glândulas sexuais. Tudo isto pode se traduzir por náuseas, insônia, frigidez sexual nervosismo, tremores das mãos, anemia e até hemorragias nasais (epistaxes). Em alguns países mais adiantados, há legislação específicas para o chamado doença dos radiotelegrafistas, concedendo-lhes condições de higiene do trabalho, férias mais prolongadas e longe dos transmissores, compulsoriamente.

O serviço de rádio cidadão baseia-se na transmissão de ondas terrestres, e, por isso está sujeito a chamada "zona de silêncio ou silêncio".
Zona de sombra ou silêncio" é a região onde não incidem as ondas eletromagnéticas emitidas pela transmissão de uma estação, e por causa dela, acontece o curioso fato de não conseguirmos transmitir para uma região distante 100km da nossa e conseguimos transmitir para uma 1000km distante. Por que isso acontece?
Tomemos como exemplo uma transmissão local: Quando é efetuada uma transmissão de uma região (a) utilizando-se uma antena para transmissão local, há a propagação das ondas em todas as direções, inclusive para cima. Isso faz com que a transmissão alcance uma área bastante abrangente (b) apesar de dempender da localização da estaçõa e do relevo da região. porém, com o aumento da distância, as ondas eletromagnéticas vão perdendo potência até desaparecem no ar.
Acontece que as ondas que foram para cima, são refletidas pela terceira camada da atmosfera, a ionosfera (no Horizonte) e retorna para a terra, mas retornam em uma região muito distante do original (c). Essa região compreendida entre a região original da transmissão (a) e a região receptora da transmissão (c) menos a área abrangente (b) é chamada de "Zona de sombra ou silêncio". Em transmissões distantes, utilizam-se antenas direcionáveis, que "miram" em um ponto da ionosfera (no horizonte) e lançam as ondas em uma só direção. Assim, as ondas terão, como num feixe, mais força para chegarem mais longe.

Visite o nosso site na Web. www.cq3uno.om3.net.
Colabore também com assuntos para nossos QTC´s enviando mensagem eletrônica para:
cq3uno@onda.com.br ou nos escreva: União de operadores da faixa do cidadão e radioamadores do litoral paranaense, caixa postal 24, cep: 83203-970 Paranaguá - Brazil. 
Também estamos disponibilizando a todos os radioperadores o 1º. Guia da faixa do cidadão do litoral paranaense. Contendo todos os prefixos de estações ativas do litoral paranaense. Peça já o seu. Maiores detalhes sobre e outros guias favos contactar: Mauricio - PX5E0218/ZZ5MMS pelo tel: 41-424-9623 ou E-mail: mau_mau@onda.com.br ou pelo endereço do CQ3UNO.
Não deixe de participar de nossos QTC´s, todas as quartas-feiras a partir das 20:30, rodadas dominicais do Bom dia Litoral 'as 08:30am. e agora todas as terças e quintas rodada "Encontro de amigos" a partir das 20:30 na Frequência de 27.535 Mhz USB. (Faixa do cidadão) e agora mais uma rodada as sextas-feiras a partir das 23:30 rodada "Expresso da meia noite" Não deixe de prestigiar.
Fiquem alertas em breve mais detalhes da 2º. Expedição CQ3UNO. Aguardem !!
Também estaremos publicando o 1º. Manual CQ3UNO da faixa do cidadão. Aguardem !!

Contestes:
2o. Conteste da Estação Eldorado, Enviar cartão postal e (2) selos de 1o. Porte para PX7A0261 - Valdir, Rua da Paz No. 07 Bairro: Tabuleiro do Martins - Cep: 57060-560 - Maceio - Alagoas. Sem data de término
Envie seu conteste que publicaremos aqui com o maior prazer. ass. Redção do CQ3UNO

Os assuntos tratados aqui podem ou não refletir a opinião desta redação, todos os artigos são fruto de pesquisa na internet ou de livros tecnicos ou até mesmo máterias enviadas por colegas de rádio.

  

ENDEREÇOS                                                  

União de operadores da Faixa do Cidadão e de radioamadores do Litoral Paranaense.

Caixa postal: 24

Cep:83203-970

Paranaguá – Pr - Brasil

e-mail:  cq3uno@onda.com.br

Também agora na Net:  www.cq3uno.om3.net 

 

Página Anterior   Primeira Página

1