QTC No. : 01/2000 Paranaguá - PR 26.05.00
1- INTRODUÇÃO.
Olá radioperadores, esse é um novo veiculo de comunicação que poderá ajudar muita gente, trazendo novidades, curiosidades e artigos de interesse geral para faixa cidadão e amadorisitica, que terá tiragem mensal espero que tirem bom proveito, Obrigado.
Mauricio Matos da Silva PX5E-218 - Paranaguá
2 – TIRANDO DUVIDAS.
Escolha a antena e o cabo de boa qualidade, a seguir, corte o cabo no comprimento adequado seguindo os critérios abaixo:
- divida a velocidade do som, pela freqüência de trabalho (ex. 27.205 mhz), ou seja, 300/27.205= 1,02 (meia onda)= 5,51 m.
- multiplique 5,51 x 0,666 (velocidade da onda no cabo) = 3,67 m.
- multiplicando esse valor por múltiplos de ímpares, determinamos o comprimento do cabo conforme a necessidade da instalação.
3,67 x 3 = 11,01 m.
3,67 x 5 = 18,35 m.
3,67 x 7 = 25,69 m. (assim sucessivamente)
Caso
persista a estacionária mesmo com o cabo cortado na medida, insira o casador de
impedância (ajustável) para o ajuste final do transmissor, cabo e antena.
Deixar permanentemente acoplados, o casador, o medido de estacionária, caso o
transmissor não possua, o transmissor e a antena. Aconselha-se para ligação
TX e ROE um cabo de 62 Cm
3-MENSAGEM DO MÊS
O PX NÃO SERVE PARA APARECER E SIM APARECE PARA SERVIR
João Francisco PX7C 1292
A manifestação de que: "O PX NÃO SERVE PARA APARECER E SIM APARECE PARA SERVIR", foi descrita no artigo intitulado "Radioamadorismo um hobby que salva vidas", de autoria do PX7C 1755, Geraldo Bello, (Jornal O Norte, edição de 24 de janeiro de 1993, contando a aventura de um grupo de franceses provenientes do porto de Marselha, na França. O grupo pretendia aportar no Caribe, onde passaria as férias aproveitando as delícias do clima e da paisagem. Horas depois de passarem ao largo das ilhas Canárias, na costa da África, os instrumentos de bordo entraram em pane. A princípio houve desespero, depois tranqüilidade suficiente para lembrarem do radio da Faixa do Cidadão. Diversas chamadas foram feitas e uma delas captada por Bráulio Inocêncio, PX7C 0992, residente na cidade de Solanêa - PB, distante aproximadamente 3.700Km, da Ilha de Martinica. O contato foi feito pelo canal 24 em LSB. Mesmo com dificuldade de traduzir o francês, Bráulio conseguiu entender a mensagem e guia-los a um porto seguro. Foram 18 contatos, o suficiente para leva-los ao porto da ilha da Martinica, situada nas Antilhas.
Divagando sobre um mapa Mundi, imaginamos para esta viagem, o seguinte roteiro: saindo do porto de Marselha, uma das principais cidades da França, situada na costa sul daquele país, banhada pelo mar Mediterrâneo. O grupo tomou a direção nordeste-sudeste em busca do estreito de Gibraltar, canal de comunicação entre o Mediterrâneo e o oceano Atlântico, possivelmente utilizando-se dos serviços dos portos de Barcelona, Valência e Cartagena, pertencentes à Espanha, vencendo uma distância de aproximadamente 1.000 Km(*). Do estreito de Gibraltar em direção ao Caribe, passando próximo as ilhas Canárias, a expedição cumpriu um percurso de aproximadamente 6.000 Km(*), descrevendo também a direção nordeste-sudeste, porém mais acentuada para o sul, com relação ao segmento anterior, Marselha/estreito de Gibraltar.
Por se tratar de um fragmento do artigo anteriormente citado, a aventura dos franceses necessita ser contada com mais detalhes, pelo o autor ou pelo próprio Bráulio, com o objetivo de esclarecer dúvidas geradas pela exigüidade da abordagem, de documentar o ocorrido e registrar a colaboração do Rádio da Faixa do Cidadão numa situação de emergência. Provocar esta recontagem, é a intenção. desta singela colaboração para o Primeiríssima(**).
(*) Distância avaliada através da escala de um mapa mundi
(**) Primeiríssima, jornal de circulação restrita à Faixa do Cidadão editado pelo CORFACI
4- NO QAP
Rodadas noturna no litoral :
27,435 MHz Canal 43 USB, Grupo GREM, Grupo de Rádio Emissão de Morretes, todos os dias após às 19h (rodada normal).
27,530 MHz Canal 53 USB, União de operadores da Faixa do Cidadão e radioamadores do Litoral Paranaense. Quartas-feiras, com início às 21h e término às 22h (QTC semanal)
OBS: Mediante aprovação dos participantes do grupo Cobra, agora passa a se chamar União de Operadores da Faixa do Cidadão e radioamadores do Litoral Paranaense. Canal 53 Freq 27,530 MHz USB
5- Novidades (projetos em andamento)
Primeiro concurso caça à raposa de Paranaguá (data em estudo).
Expedição DX (local em estudo)
Palestras sobre legislação e ética operacional aplicada a faixa do cidadão
6- Agradecimentos
A todos os participantes desta união, radio operadores e simpatizantes, que estão em pleno apoio para que este evento perdure por muitos e muitos anos.
A Ag. Marítima Transatlântica , Giovani Motos, Associação de radioamadores de Paranaguá (APRA) e ao grupo GREM de Morretes
Ao José Francisco PX7C 1292, por ter cedido sua história gentilmente pela Internet
7- Endereços.
União de radio operadores da Faixa do Cidadão e Radioamadoristica do Litoral Paranaense.
Caixa postal: 112 ou 24
Cep:83203-270
Paranaguá – Pr - Brasil
e-mail: mau@tranship.com.br, py5yd@zipmail.com.br
Obs: Os assuntos tratados aqui são de interesse geral seguindo a legislação vigente para as faixas do cidadão e amadoristica.