QTC No. : 05/2001 Paranaguá - PR 28.07.01
Diretor - CQ3UNO: Mauricio PX5E0218/ZZ5MMS
Diretor Técnico: Claudio - PX5C8198/PY5PDC
Diretor de Eventos - Jackson - PX5E9195
Secretário/Tesoureiro - Nelson - PX5E0432/ZZ5NGS
Conselho Consultivo - Carlos - PX5E6475
Membro de Conselho consultivo - Odival - PX59242
Conselho Fiscal - Domingos - PX5C1793
Membro de conselho fiscal - Felis - PX5G1029
Tiragem: 100 cópias
Aquisição de edições anteriores ou remessa dos jornais: Consultar endereço na página 2.
Também divulgável na internet. www.cq3uno.om3.net
Mais que quatro seculos se passaram e Paranaguá vem conquistando um público cada vez maior, interessado em conhecer as atrações que a cidade tem para oferecer e a transformação pública. Rica por excelencia nos aspectos natural, econômico, histórico e cultural, Paranaguá se destaca muito além do Porto D. Pedro II, um dos mais importantes da Costa Brasileira e que vem assumindo papel fundamental para a economia da região em relação ao Mercosul. Capital do Turismo do litoral paranaense, Paranaguá é parada obrigatória na rota da região Sul do Brasil. Um dos passeios mais interessantes é a descida de trem no Trecho Curitiba - Paranaguá. são 4 horas de viagem numa estrada de ferro construida há 110 anos por ordem do imperador D. Pedro II que lançou a pedra fundamental em Paranaguá. Parabéns - Paranaguá pelos seus 353 anos.
Artigo retirado da revista irformar - novembro de 2000.
O problema das interferencias é diretamente proporcional à potencia do transmissor. Como você sabe, quando se aumenta a potencia do transmissor em quatro vezes a recepção aumenta em um ponto S. Desta forma. Quando você chega a 25 watts, com S-7, em algum lugar, aumetando a potência para 100 Watts você irá chegar lá com S-8. Desta maneira, se você estiver interferindo em outros serviços. è melhor operar com uma potência mais baixa. O prejuizo não será grande. Procure sempre empregar a menor potencia possivel, suficiente para uma comunicação satisfatória.
Outro ponto a considerar diz respeito ao tipo de emissão empregada. O que mais interfere é o de AM, principalmente em telefones, aparelhos de som e intercomunicadores. transmissores de SSB que empregam amplificadores lineares classe AB e B causam menos interferencias. Os amplificadores em classe C. Usados nos transmissores de AM, geram mais harmonicos.
Artigo retirado da revista Antena e eletrônica popular. vol. 112 - 1997
Uma estação repetidora nada mais é do que um sistema automático de retransmissão de sinais, normalmente instalado em um local de grande elevação. Um pré-requisito para uma repetidora operar é a habilidade de receber e transmitir o sinal desejado ao mesmo tempo. Para isso ela precisa de um receptor e um transmissor separados. por motivos óbvios, as frequências de recepção e transmissão devem ser diferentes. Essa diferença de frequencia é chamada de OFF-Set ou Shift. O padrão de offset atual é de 600Khz para VHF e 5000Khz para o UHF. Vamos ver como tudo acontece: Imagine que o operador da estação portátil começa a transmitir, seu sinal sai 434.550 Mhz e chega ao receptor da repetidora que etá na mesma frequencia. Dai esse sinal é repassado ao transmissor que o transmite em 439.550 Mhz ou seja 5000 Khz acima . A estação móvel que está sintonizada em 439,550 Mhz, passa a receber o sinal da estação portátil através da repetidora. Não é tão dificil assim não é?
Artigo retirado da página do Clube de radioamadores de Americana - CRAM - São Paulo.
Em frequências baixas, e visando a propagação de superfície, antenas verticais oferecem vantagens sobre as horizontais. Mesmo com menor altura e menor espaço e, consequentemente, menos custo, elas podem oferecer um ângulo de radiação tão baixo, comparável com o de horizontal com altura muito maior.
Na medida que a frequência aumenta, a superficie terrestre começa absorver mais das irradiações em polarização vertical, do que das horizontais.
Para comunicados a distãncia reduzida (alcance local), especialmente quando deles também participem estações móveis, a antena vertical é recomendável.
Finalmente, outra vantagem das verticais é a baixa resistencia que oferece aos ventos. "Baixa resistencia" quer dizer, neste caso, que a antena apresenta menor oposição ao avanço do vento e, assim a força mecânica do vento sobre ela fica menor.
Extraido do livro Antenas para a Faixa do cidadão e radioamador. Editora Seltron
2º. Conteste Nacional e internacional alusivo ao 9º aniversário do GRACP - modulou com a estação chave de PX7E1115 - Fortuna - Natal - RN. Enviar cartão QSL ou Postal + 2 selos de 1º. Porte para conteste de aniversário - Caixa postal: 898 - Alecrim - Natal - RN - CEP: 59031-970. Este conteste vai até o mês de Dezembro
Visite o nosso site na Web. www.cq3uno.om3.net.
Colabore também com assuntos para nossos QTC´s enviando mensagem eletrônica para:
cq3uno@onda.com.br ou nos escreva: União de operadores da faixa do cidadão e radioamadores do litoral paranaense, caixa postal 24, cep: 83203-970 Paranaguá - Brazil.
Também estamos disponibilizando a todos os radioperadores o 1º. Guia da faixa do cidadão do litoral paranaense. Contendo todos os prefixos de estações ativas do litoral paranaense. Peça já o seu. Maiores detalhes sobre e outros guias favos contactar: Mauricio - PX5E0218/ZZ5MMS pelo tel: 41-424-9623 ou E-mail: mau_mau@onda.com.br ou pelo endereço do CQ3UNO.
Não deixe de participar de nossos QTC´s, todas as quartas-feiras a partir das 20:30, rodadas dominicais do Bom dia Litoral 'as 08:30am. e agora todas as terças e quintas rodada "Encontro de amigos" a partir das 20:30 na Frequência de 27.535 Mhz USB. (Faixa do cidadão) Não deixe de prestigiar.
CW - Codificação para Código morse
AM - Amplitude modulada. Refere-se a um tipo de emissão em que a amplitude da portadora varia com a mesma amplitude da voz humana.
SSb - Banda lateral única, é um sub-grupo de Am. Devido a supressão de uma banda lateral e da portadora, a igualdade de potência que uma estação de Am consegue, esta consegue 3 a 4 vezes mais.
FM - Frequencia modulada. Neste caso o sinal afeta a frequencia, permanecendo inalterável a amplitude. Possui alta qualidade.
Obs: Todos os assuntos tratados aqui são de interesse geral, pura e exclusivamente para o conhecimento do operador ou afionado e não refletem necessariamente a opnião dessa redação. (São matérias enviadas por e-mail/cartas ou fruto de pesquisas na internet).