QTC No. : 07/2001           Paranaguá - PR                 01.10.2001

Novo logotipo 2002 

Diretor - U.N.O : Mauricio PX5E0218/ZZ5MMS
Diretor Técnico: Cláudio - PX5C8198/PY5PDC
Diretor de Eventos - Jackson - PX5E9195
Secretário/Tesoureiro - Nelson - PX5E0432/ZZ5NGS
Conselho Consultivo - Carlos - PX5E6475
Membro de Conselho consultivo - Odival - PX59242
Conselho Fiscal - Domingos - PX5C1793
Membro de conselho fiscal - Felis - PX5G1029
Tiragem: 100 cópias
Aquisição de edições anteriores ou remessa dos jornais: Consultar endereço na página 2.
Também divulgável na internet. www.cq3uno.om3.net 

Seguindo a nova tendência que o grupo tem tomado no âmbito do radioamadorismo brasileiro a codificação existente em nossos QTC´s, jornais, páginas na internet e até eventos, com o nome de CQ3UNO teve nova reformulação e agora recebe o nome de U.N.O . A equipe e nossos fundamentos continuam sempre norteados pela ética e a técnica operacional e o intuito de todo esse nosso trabalho é unir os operadores da faixa do cidadão e radioamadores do litoral paranaense bem como outros estados.
Obrigado a todos que tem nos apoiado para que essa união continue cada vez mais forte.

73 a todos.

Mauricio Matos da Silva
Diretor Geral - U.N.O
PX5E0218/ZZ5MMS

O campo magnético do Sol inverteu-se. Assim sendo, o seu pólo norte está agora no sul. Conforme os astrônomos da NASA, isto significa o ponto máximo do presente Ciclo solar. 
As manchas solares são pontos onde fortes nódulos magnéticos, milhares de vezes mais fortes do que os da Terra, atravessam a superfície solar. No máximo do ciclo solar, as manchas solares distorcem o fluxo magnético na superfície do Sol e causam a sua inversão magnética. 
Os atuais pólos magnéticos (invertidos) permanecerão no seu lugar até ao ano 2012 quando inverter-se-ão novamente. Isto acontece por ocasião de cada ciclo solar que dura 11 anos.
Também o campo magnético da Terra se inverte, entretanto com menor regularidade. A última vez isto aconteceu 740.000 anos atrás e ninguém sabe quando acontecerá de novo. 

Retirado do site da NASA.

Um homem terá pelo menos dado a partida para a descoberta do sentido da vida humana quando começar a plantar árvores frondosas sob as quais sabe muito bem que jamais se sentará." 

04/11/2001 – Serra da Graciosa – Paraná
No próximo dia 05 de novembro se comemora o dia do radioamador brasileiro, e para não deixar passsar esta data tão importante para nós radioamadores em branco, a U.N.O, União de operadores da faixa do cidadão e radioamadores do Litoral Paranaense – com o apoio da Federação Paranaense de Radioamadorismo, LABRE-PR estará promovendo no dia 04 de novembro de 2001, domingo, um grandioso conteste comemorativo aos radioamadores bem como operadores da faixa do cidadão como segue detalhes abaixo:
Local da Estação: Serra da Graciosa – recanto Bela Vista – Pr. A mais de 900 metros de altitude.

Bandas de Operação e horário de funcionamento: 
02 Metros: Entre 146.430 Khz a 146.490 Khz FM (Radioamador) - 07:00am até às 05:00pm
10 Metros: Entre 28.300 Khz a 28.400 Khz USB (Radioamador) - 12:00pm até às 05:00pm
11 Metros: Entre 27.505 Khz a 27.545 Khz USB (Faixa do cidadão) - 07:00am até às 12:00pm
40 Metros: Entre 7.050 Khz a 7.100 Khz LSB (Radioamador) - 07:00am até às 05:00pm

Obs: Todos os Horários seguem o de Brasília.
Atenção !!
Todos os contestados receberão após confirmação (1) um cartão QSL alusivo a data em questão e (1) um jornal especial/Dia do Radioamador, da União de operadores da faixa do cidadão e radioamadores do litoral Paranaense. 
Venham participar de mais esse evento !!

Até para trocar uma lâmpada, tem arte. 
Os VU's dos rádios (s/meter) são iluminados por uma mini lâmpada colocadas dentro deles com um tipo de espaçador especial de plástico que evita o toque do vidro dessas "lampinhas" com corpo interno do VU. Mesmo sendo pequenas, se iluminarem demais elas produzem calor suficiente para queimar a cola que segura o ponteiro na bobina móvel. Algumas pessoas, chegam ao cúmulo de usar lâmpadas de "pisca-pisca" de árvore de natal ou as que iluminam o painel dos carros e por serem de tamanho bem superior ao aconselhável, o resultado final é o derretimento destruidor do corpo de plástico do VU inutilizando-o definitivamente
Retirado do site do U.N.O

Visite o nosso site na Web. www.cq3uno.om3.net.

Colabore também com assuntos para nossos QTC´s enviando mensagem eletrônica para:
cq3uno@onda.com.br ou nos escreva: União de operadores da faixa do cidadão e radioamadores do litoral paranaense, caixa postal 24, cep: 83203-970 Paranaguá - Brasil.
Não deixe de participar de nossos QTC´s do U.N.O, todas as quartas-feiras a partir das 20:30, rodadas Dominicais do Bom dia Litoral 'as 08:30am. Todas as terças e quintas rodada "Encontro de amigos" a partir das 20:30 na Freqüência de 27.535 Khz USB. (Faixa do cidadão) Não deixe de prestigiar. 
Outros avisos: Participe dos QTC´s da Labe-Pr, todos os Domingos na frequência de 7.100 Khz e retransmitido pela repetidora - 146.640 Khz às 09:00am. QTC´s da ARPA às segundas-feiras depois do jornal nacional na frequência de 145.210 Khz. 

Ligar o rádio direto em 110 volts não o destrói.
Um rádio transceptor geralmente é fabricado para ser usado com uma alimentação contínua de 12 volts (13,8) mas já houve quem sem saber disso, ligou-o direto na tomada de 110 Volts AC causando um forte estouro seguido de uma fumaça preta que envolve o ambiente com um cheiro de queimado que dá para ser sentido até na rua. A sensação é horrível e logicamente faz pensar que o rádio "já era".
Fique tranqüilo porque praticamente o rádio teve apenas um pequeno estrago na sua entrada e nada aconteceu com o circuito em geral. A explicação é que o diodo de proteção de entrada só permite a passagem de voltagem contínua e como os 110 volts são alternados, o diodo oferece um curto em metade dos ciclos.da rede e os capacitores de filtro de RF (que impede da RF "ganhar" a alimentação para evitar o TVI) que só permite isolar voltagens alternados de até 60 volts. O resultado é a destruição do diodo, do capacitor e o rompimento dos fios de entrada porque são considerados muitos finos para uma voltagem tão alta já que um curto imediato é oferecido a ele.
Esse é mais um motivo para que sempre se deve manter o rádio desligado no botão antes de transporta-lo para outro lugar.
Retirado do site na internet.

Obs: Todos os assuntos tratados aqui são de interesse geral, pura e exclusivamente para o conhecimento do operador ou aficionado e não refletem necessariamente a opinião dessa redação. (São matérias enviadas por e-mail/cartas ou fruto de pesquisas na internet).

Página Anterior   Primeira Página

1