QTC No. : 08/2001           Paranaguá - PR                 01.11.2001

Novo logotipo 2002 

 

Diretor - U.N.O : Mauricio PX5E0218/ZZ5MMS
Diretor Técnico: Cláudio - PX5C8198/PY5PDC
Diretor de Eventos - Jackson - PX5E9195
Secretário/Tesoureiro - Nelson - PX5E0432/ZZ5NGS
Conselho Consultivo - Carlos - PX5E6475
Membro de Conselho consultivo - Odival - PX59242
Conselho Fiscal - Domingos - PX5C1793
Membro de conselho fiscal - Felis - PX5G1029
Tiragem: 100 cópias
Aquisição de edições anteriores ou remessa dos jornais: Consultar endereço na página 2.
Também divulgável na internet. www.cq3uno.om3.net 

O Radioamadorismo é mais conhecido pelo serviço gratuito que presta quando ocorre desastres naturais, aquisição de rémedios difíceis e por ter ajudado na localização de pessoas e até veiculos roubados e infelizmente por causar interferências. Entretanto contribui significantemente tanto no plano social, quanto no tecnológico para as nações que o apoiam e aprovam. 
O radioamadorismo, tal como o conhecemos hoje, surgiu apartir de 1908 e no ano de 1927 ele havia sido reconhecido formalmente pela Convenção Internacional de Radio Telegrafia de Washington. Atualmente o serviço de radioamador opera sobre regras especifícas baseadas em uma legislação apropiada. 
O serviço de radio comunicação amador tem como propósito entretenimento, intercomunicação e investigação técnica realizada pôr aficionados, ou seja pôr pessoas devidamente autorizadas e interessadas na rádio técnica unicamente para satisfazer seus ideais sem interesse remunerativo. Este serviço de radiocomunicação utiliza-se também de estações no espaço com o mesmo propósito. 
O radioamadorismo na verdade constitui uma fonte internacional de tecnológia eletrônica sem custo para o país, os radioamadores são em sua maioria estudiosos e praticantes de eletrônica, teória de propagação e técnicas de comunicação. 
A medida que se proliferam os aparelhos eletrônicos no mundo moderno são cada vez mais necessárias as pessoas que conheçam o projeto para manutenção e operação desses aparelhos. 
Nas nações em desenvolvimento, é considerável o impacto do radioamadorismo já que os serviços que esse possa oferecer não podem, ser supridos pôr nenhum outro meio. Nos países onde as bases tecnológicos são reduzidas e os esforços governamentais tem que ser direcionados para áreas mais fundamentais o radioamadorismo tem a capacidade de promover a formação de especialistas em tecnologia aumentando a alto suficiência nacional. Desde o inicio do radioamadorismo seus praticantes experimentadores tem se dedicado a contribuir para o desenvolvimento de tecnologia no campo da eletrônica. O radioamadorismo oferece oportunidades quase ilimitadas para experimentar em uma variedade de categorias de comunicação em seu espectro frequencial. 
As atividades radioamadoristica tem contribuido para avanços e descobertas em áreas como, investigação de propagação, satélites artificiais, projetos e aplicações de antenas direcionais, radio-pacote e entre outras avançadas técnicas digitais de telecomunicações além de terem melhorado a utilização do espectro de radiofreqüência. 


esta data de 05 de novembro, em que celebramos festivamente o "Dia do Radioamador" Brasileiro, quero congratular-me com todos aqueles que vêm dignificando o seu "hobby", praticando-o com ética, correção e de forma digna.
A esses exemplares companheiros as minhas felicitações. O momento atual exige a reflexão de todos porque não se pode perder de vista nem ignorar as importantes ameaças que pairam sobretudo no ambiente externo, fruto não só do avanço tecnológico como no campo das comunicações mas também da ganância derivada de pretensões menos nobres.
Precisamos estar atentos, unidos e coesos em torno dos grandes temas de interesse da nossa valorosa classe. Não podemos nos dispersar. 
O momento presente tem a marca característica das grandes transformações, da evolução rápida e contínua dos processos, exigindo dos radioamadores e de suas associações, em particular, um posicionamento claro e bem dirigido que possa unificadamente refletir sempre o atendimento de nossos anseios, demandas e necessidades. 
Cordial e fraternalmente,
Ariosto Rodrigues de Souza, PT2BW
Presidente da LABRE ( na época )

Os radioamadores tem demonstrado graças ao seu entusiasmo e sua ampla difusão no mundo inteiro, que são extremamente capazes de medir e registrar fenomenos de propagação e a possibilidade prática do uso de modos de comunicação como reflexão lunar, dispersão meteórica, capa esporádica, capa F de dispersão transequatorial, satélites de baixa potência. Devido ao crescente número de radioamadores que usam segmentos do espectro de radiofreqüência tem-se desenvolvido técnicas especiais para que todos compartilhem as freqüências. 
O radioamador é tido também como força de reserva das forças armadas prestando serviços quando solicitados, responde rapidamente aos chamados de socorro em comunicações quando os canais normais são interrompidos devido a calamidades. A resolução N.º 640 adotada pela CAMR- 79, reconhece formalmente o valor desse recurso. 
Os amadores tem contribuído em situações de emergência de conseqüências desastrosas como terremotos, erupções vulcânicas e furacões que ocorrem quase todos os anos em diversos países. 
Os radioamadores orgulham-se de sua aptidão em prestar este valioso serviço publico e se mantém sempre a disposição assegurando pronta disponibilidade de seus recursos de comunicação tão logo sejam necessários. Também destaca-se pôr constituir o único meio para estabelecimentos de contatos internacionais de forma regular de pessoa a pessoa entre os povos. O radioamadorismo não conhece barreira alguma, seja política, geográfica, etínica, cultural, religiosa, econômica, de idade ou qualquer outra, pôr tanto constituí uma ponte, sem paralelo entre todos os povos da terra. 
Pode-se assegurar que os radioamadores são representantes do seu país nas ondas do rádio, quando estabelecem contatos internacionais promovem a imagem do seu país e pôr seu interesse pelo resto do mundo. 
Pôr sua possibilidade de aprendizagem para a juventude o valor do radioamadorismo é muito claro, além do mais, traz a oportunidade de uma atividade produtiva para pessoas de idade avançada e para os fisicamente incapacitados, o radioamadorismo oferece uma oportunidade de contato externo que não seria possível conseguir de outra maneira, é uma inigualável abertura pôr exemplo, para os deficientes visuais. 
Os radioamadores são licenciados pôr suas administrações governamentais e cada um possuidor de licença se constituí em um usuário registrado de equipamento de comunicação. O serviço radioamadoristico está em evolução e cresce a uma taxa de 7% ao ano pôr este motivo é importante lembrar os benefícios do radioamadorismo. Pode-se encontrar radioamadores em todos segmentos da sociedade espalhados em todo o mundo, graças apenas a sustentação de uma política internacional apropriada atribuindo faixas do espectro radioelétrico ao radioamadorismo. Sendo um serviço em evolução necessita ter seu espectro de freqüências respeitado e ampliado para que possa continuar sua evolução. 

Visite o nosso site na Web. www.cq3uno.om3.net.

Colabore também com assuntos para nossos QTC´s enviando mensagem eletrônica para:
cq3uno@onda.com.br ou nos escreva: União de operadores da faixa do cidadão e radioamadores do litoral paranaense, caixa postal 24, cep: 83203-970 Paranaguá - Brasil.
Não deixe de participar de nossos QTC´s do U.N.O, todas as quartas-feiras a partir das 20:30, rodadas Dominicais do Bom dia Litoral 'as 08:30am. Todas as terças e quintas rodada "Encontro de amigos" a partir das 20:30 na Freqüência de 27.535 Khz USB. (Faixa do cidadão) Não deixe de prestigiar. 
Outros avisos: Participe dos QTC´s da Labe-Pr, todos os Domingos na frequência de 7.100 Khz e retransmitido pela repetidora - 146.640 Khz às 09:00am. QTC´s da ARPA às segundas-feiras depois do jornal nacional na frequência de 145.210 Khz. 


Durante muitos anos, o Rádio como veículo comercial e os Radioamadores, com seus equipamentos basicamente caseiro, foram os únicos a propagar notícias e comunicação pelo país inteiroO Radioamadorismo, é hoje, além de um hobby, uma Estrutura para as cidades... E Porquê ?...Quando os meios normais de comunicação, por algum motivo deixarem de funcionar, o Radioamador, com seus equipamentos, terá a certeza de concluir comunicação, independentemente do local, da falta de energia, condições do tempo, etc... Sempre haverá comunicação para um Radioamador para qualquer lugar do mundo.Existem hoje no Brasil, mais de cinqüenta mil Radioamadores. É uma classe positivamente amiga e prestativa.Os Radioamadores Classe A, que são os Radioamadores mais graduados, são considerados de Segurança Nacional pelos órgãos de defesa do país, e em caso de guerra ou outro acontecimento que necessite dos seus conhecimentos e serviços, podem ser convocados e tem a obrigatoriedade de apresentar-se. 

Obs: Todos os assuntos tratados aqui são de interesse geral, pura e exclusivamente para o conhecimento do operador ou aficionado e não refletem necessariamente a opinião dessa redação. (São matérias enviadas por e-mail/cartas ou fruto de pesquisas na internet).

Página Anterior   Primeira Página

1