O ORIXÁ DE CADA DIA
O dia da semana em que você nasceu também está associado a um deus do Candomblé. Saiba como isso influencia sua personalidade.
Quem nasceu numa Quarta-feira por exemplo, tem muito da corajosa e sensual Iansã, a regente desse dia. Já quem veio ao mundo num Domingo tende a se identificar com o poderoso e equilibrado Oxalá, que governa o primeiro dia da semana.
Portanto, para saber qual orixá influencia o seu jeito de ser, você precisa saber em que dia da semana nasceu. Para isso, basta consultar o Calendário Permanente.

Oriente-se pelo meu exemplo: se eu nasci a 10 de Outubro de 1979, devo procurar na tabela A o ano de 1979, seguindo à direita em linha reta na tabela B até o número que se encontra na coluna do mês de Outubro (1). Ao somar o dia que procuro (10) a esse número (1), obtenho o resultado 11. Depois é só verificar na tabela C o dia da semana correspondente a esse número, ou seja, Quarta-feira.

DOMINGO – As pessoas nascidas nesse dia regido por Oxalá – o deus máximo do candomblé e criador dos homens – são audaciosas, revolucionárias e incansáveis. Estão sempre querendo criar coisas novas ou melhorar o que já existe. Mas também herdam desse orixá o equilíbrio, a serenidade e o desejo de levar uma vida tranqüila.
SEGUNDA-FEIRA – As pessoas nascidas nesse dia regido por Exu, o mensageiro dos deuses, são alegres, boêmias e sensuais. Donas de um caráter nobre, costumam se mostrar muito amigáveis. Mas, caso sofram uma injustiça, não conseguem deixar de pensar em vingança.
TERÇA-FEIRA – As pessoas nascidas nesse dia regido por Ogum, o orixá da guerra e do progresso técnico, detestam a rotina e não são nem um pouco acomodadas. Estão sempre lutando por mudanças no ambiente de trabalho, na política e na vida pessoal. E geralmente conseguem grandes vitórias. Mas precisam combater a tendência a impor suas opiniões aos outros.
QUARTA-FEIRA – As pessoas nascidas nesse dia regido por Iansã, a senhora da sensualidade e dos raios, adoram curtir as mais loucas paixões. Vivem num clima de sedução e conquista, seguindo as ordens do próprio desejo sem medo das conseqüências. Ousadas, correm todos os riscos e enfrentam todos os perigos para realizar as tarefas e alcançar os objetivos a que se propõem.
QUINTA-FEIRA – As pessoas nascidas nesse dia regido por Oxóssi, o deus das matas, são introvertidas e discretas. Sabem exprimir suas opiniões, mas jamais tentam impô-las. Simplesmente esperam que as outras pessoas reconheçam que elas tinham razão. Isso tudo lhes dá muito charme e um ar de nobreza.
SEXTA-FEIRA – As pessoas nascidas nesse dia regido por Oxaguiã, a manifestação jovem de Oxalá, são orgulhosas e não gostam de meios termos. Para elas, é sempre tudo ou nada. Por isso, oscilam entre tristeza profunda e uma alegria sem limites, entre o ódio e o amor, entre a dedicação e o desinteresse. Mas, à medida que amadurecem, vão ganhando algumas das características do equilibrado Oxalá.
SÁBADO – As pessoas nascidas nesse dia recebem a graça de Iemanjá, a rainha do mar e mãe de vários orixás, ficam furiosas quando sentem ciúmes ou se julgam vítimas de uma ingratidão. O mais comum porém, é estarem numa maré boa, protegendo os amigos e, se for o caso, os filhos. Seus sábios conselhos são fruto de uma grande capacidade de observação.

1