História da Raça

O Basset Hound é uma raça de origem francesa e nome inglês, cujo padrão adotado na reunião da assembléia geral da FCI em Jerusalém, nos dias 23 e 24 de Junho de 1987, é inglês. A decisão de adotar o padrão inglês, substituindo o padrão americano é que a maioria dos cães inscritos nos países membros são de origem britânica.

A origem da raça data do século XV, porém segundo estudiosos adota-se o ano de 1863 quando foi feita a primeira exposição de cães na França, onde os ingleses ficaram surpresos ao ver este tipo de cão que não conheciam. Depois o introduziram em seu país, principalmente os da Forêt Noire, os do Conde Le Couteulx de Canteleu, e os do senhor Louis Lane.

O inicio da criação do Basset Hound nos Estados Unidos, deu-se em 1883 com lord Aylesford, com um casal de sabujos para caça do jack Rabbit ( lebre do oeste norte-americano ). A raça desenvolveu-se rapidamente nos Estados Unidos, pois era muito apreciada pelos caçadores e pessoas que procuravam um animal de companhia tranquilo, afetuoso e robusto. Os primeiros Basset-Hounds norte-americanos descendiam todos desta ramificação original, até que em 1920 outros exemplares vindos da Inglaterra deram sangue novo à criação local.

Em 1935, fundou-se o Basset-Hound Club of America, e a Federação Canina Internacional decidiu adotar o padrão norte-americano para o Basset-Hound, devido ao grande índice de nascimentos anuais ( cerca de 18.000 atualmente ).

Como dissemos no primeiro parágrafo, na reunião da assembléia geral da FCI em Jerusalém, nos dias 23 e 24 de Junho de 1987, o padrão da raça que era o americano deixou de sê-lo sendo adotado o padrão inglês em voga até hoje.

 

 

 

1