Cuidados e Saúde
O Basset-Hound requer poucos cuidados, mas como qualquer sêr vivo, necessita de um mínimo de atenção no aspecto higiene e saúde.
ALIMENTAÇÃO: Na fase de crescimento, o filhote necessita de uma ração bem balanceada e de ótima qualidade, pois a falta deste cuidado básico afetará seu desenvolvimento, tornando-o um cão raquítico e fraco. O cálcio é fundamental para o desenvolvimento de uma ossatura forte, exigida por essa raça, devendo o proprietário do cão consultar um veterinário, para verificar se há necessidade da complementação de cálcio ou vitaminas na ração. Para Ter um campeão, não economize na ração.
VACINAS: Com 45 dias de vida, de a primeira dose da Sêxtuplo. Após 1 mês de outra dose (reforço), no mês subsequente de mais uma dose (reforço). A vacina anti-rábica deve ser dada após o sexto mês. Todos os anos devem ser dadas uma dose de cada vacina.
HABITOS: Levar para passear no mínimo 3 vezes por semana, de preferência na parte da manhã, aproveitando o período para o banho de sol. Dar as refeições duas vezes ao dia em quantidade moderada. O habito de alimentar o cão uma vez ao dia, e em grande quantidade, pode acarretar em problemas digestivos. Não dar doces e comida condimentada, pois o sistema digestivo do cão não está apto a digeri-los.
LIMPEZA: O Basset-Hound tem as glândulas sebáceas muito ativas, acarretando muitas vezes em mau-cheiro. Para evitar esse inconveniente dê banho uma vez a cada 10 dias, usando um xampu neutro indicado para esse tipo de pele. No intervalo entre os banhos, usar loção própria para cães. Habituar a escovar a pelagem no mínimo 2 vezes por semana, para retirar os pelos soltos, e espalhar a oleosidade da pele, nos pelos, tornando-os brilhantes e impermeáveis. A limpeza dos ouvidos merece uma atenção especial neste tipo de cão, devendo serem limpos com bola de algodão e vinagre branco. Nunca usar cotonetes no duto interno dos ouvidos.
DENTES: Para evitar o tártaro, dar ossos artificiais encontrados em lojas tipo Pet-Shop, ou natural ,como a rótula de boi cozida. Existe um tipo de osso artificial construído com fibras que simula escovação, evitando acumulo de detrito e tártaro nos dentes. Se mesmo assim o cão apresentar tártaro, leve-o ao veterinário para remoção periódica.