Infravermelho



A radiação infravermelha foi detectada pela primeira vez pelo astrônomo Sir William Herschel (1738-1822) em 1800.

A radiação infravermelha é geralmente medida por dispositivos que reagem à variação de temperatura provocada pela absorção de infravermelho por uma superfície escurecida

Localização no espectro:

A região do infravermelho estende-se dos 3x1011 Hz até aproximadamente os 4x1014 Hz. O infravermelho é vulgarmente subdividido em três regiões: o infravermelho próximo à luz visível (780-2500 nm), o intermediário (2500-50000 nm) e o infravermelho longo (50000nm-1mm). Não existe uma nomenclatura universalmente aceita.

Fontes desta radiação:

As moléculas de um corpo a uma temperatura superior à zero absoluto (-273.15 Celsius) radiam infravermelho ainda que com intensidade reduzida.

Os corpos quentes, tais como aquecedores eléctricos e carvão em brasa emitem abundantemente radiações infravermelhas. Como todos os animais de sangue quente, o ser humano radia no infravermelho. Esta emissão é explorada por dispositivos de visão noturna, bem como por alguns animais, como os mosquitos e pernilongos , que conseguem detectar as radiações infravermelhas emitidas por outros e persegui-los à noite, bem como por algumas serpentes que habitualmente estão ativas durante a noite.

Cerca de metade da energia emitida pelo Sol é no infravermelho.

Aplicações:

As radiação infravermelhas são utilizadas nos controlos remotos dos aparelhos de televisão, de portas de automóveis, etc. Existem certas películas que são sensíveis a estas radiações, sendo utilizadas para fotografar objetos no escuro. Alguns satélites, em órbita da Terra, tiram fotografias de infravermelhos do nosso planeta. Essas fotografias podem detectar movimentos de corpos e objetos, por exemplo o lançamento de mísseis, bem como o movimento de nuvens que são uma ajuda preciosa aos metereologistas.

Existem mísseis que se orientam em função da posição de fontes de calor e que são guiados por infravermelho ( IV ), lasers de IV e telescópios de IV que procuram melhor conhecimento do cosmos.

Os raios infravermelhos são também utilizados no tratamento de doenças, devido ao seu elevado poder térmico.



Atualizado em 10/5/97

This page hosted by Get your own Free Home Page
Chem. Eng.
1