MATÉRIAS  CLÁSSICAS

 

UM  TROTE DE M...( no 1)

O trote deste semestre, pra variar, foi uma verdadeira zona. Ninguém sabia de nada e poucos veteranos se aventuraram em ir conhecer os novos companheiros de IACS. Organizado por Fábio Mala, o trote não poderia ser normal mesmo. Para se ter uma idéia, meia hora antes de o negócio começar, não havia nem tinta, nem farinha para jogar na cara dos calouros porque o lunático do Mikhail esqueceu de comprar. Um outro fato negativo foi a indesejável presença de um gordo de terno e gravata que ninguém jamais admitiu ter visto no IACS. Este indivíduo chegou cheio de marra, dizendo que ia fazer e acontecer mas na verdade, conseguiu ser mais chato do que o Cláudio, o Luiz Gustavo e o Fábio juntos.

Não podemos também deixar de lamentar a burrice de encomendar a cerveja antes da grana chegar. Resultado, um bando de veteranos que não ralaram nada ficaram bebendo na frente da galera e por pouco não acabaram com a cerva.

De  bom mesmo só a eficiência da calourada na hora de pegar a grana e como não poderia deixar de ser, o surgimento de uma nova e excelente safra do núcleo feminino para o IACS( e é disso que o povo gosta!!!)

 

UFF FAZ PARTE DO PAÍS DO FUTEBOL?  Mestre Ataliba( no 1)

É  triste o retrato atual do futebol brasileiro. Em mais um embate entre um bando de jornalismo-publicidade contra os zé-manés de cinema, o que mais se viu foi um festival de bicões e pontapés.

No primeiro jogo, a galera de cinema capitaneada por Carlos "Edmundo"não produziu nada de útil no ataque. Já o outro time perdeu muitos gols e como quem não faz leva, os cineastas acabaram vencendo por 1 a 0, gol do tanque Léo de cucuruco.

No segundo jogo,os  JP colocaram o trio Volnandes, Luis Gustavo e Fábio Careca , que no final passaram a ser chamado de os três chorões. Talvez tenha sido recalque dos cineastas. Novamente o volume do jogo do JP era superior( superior a quê?) e o gol slavador saiu dos pés de Nuno, a estrela internacional do nosso time.

No terceiro jogo, a superioridade do JP foi gritante. Nem a violência conseguiu superar o superataque comandado pelo cérebro da equipe, o professor Fernando. Foi um chocolate tamanho família, tês a zero, com direito a olé.

Atuações:

Craque do jogo: Nuno- demonstrou grande habilidade, visão de jogo e ainda marcou um golaço. Os times do Rio devem ficar de olho nele.

Jogou bem:  Tonico - correu, lutou, fez alguns lançamentos e ainda marcou um gol.

Burocrático: Tadeu - Sempre faz a mesma coisa, fica atrás e quando vem a bola dá chutão.

Decepções: Ricardo Prego - tinha  que torcer para o Vila Nova, não fez absolutamente nada.

Fabrício - Já vinha jogando mal, se machucou e aí que  danou-se tudo.

Mario- prometeu ser o artilheiro do jogo, mas, se jogou não foi visto.

Perna de pau:

Luiz Gustavo - fominha pra cacete, perdeu gols icríveis. Uma lástima.

Revelação:

Professor Fernando - apesar do peso da idade, teve forças para ajudar no ataque. Uma grata surpresa.

 

Sobra  Mulher no Iacs ( no 2- Abril 97)

Informe inicia nesta edição uma série de reportagens especiais sobre o dia-a-dia do IACS. A primeira delas revela um dado insólito: sobra mulher no Iacs!

INFAME consultou os arquivos da UFF e descobriu que dos 760 alunos matriculados, 470 são mulheres- o que corresponderia a 62% do total. Fazendo uma contasimples, podemos concluir que existem 180 mulheres a mais do que homens. Entretanto, esses dados são referentes apenas ao curso de Produção Cultural. Se levássemos em conta os cursos de Biblioteconomia e Produção Cultural, a diferença certamente aumentaria.

- Devemos  descontar ainda aqueles caras que não simpatizam muito com mulher. Aí, o número de mulheres sobrando pode chegar a umas 200. - diz um estudante que não quis se identificar.

Nem todos os estudantes acreditam que esse excedente de mulheres , seja significativo no campo prático.

- Nem sempre quantidade é sinônimo de qualidade - diz Volnandes Alves, quinto período de jornalismo.

Há ainda aqueles que são realistas. e sabem que, sobrando ou faltando mulher, para eles não fará diferença:

-Dessas 470, 412 me vetaram. As outras 58 eu ainda não conheço. -dis Vitelmo Gomes, sétimo período de publicidade.

 

Enquete Popular( no 2)

Temos como objeto de pesquias nesta edição o gente fina Guilherme. Este nosso cramarada, logo que ingressou na vida universitária, recebeu a alcunha de "polenguinho"devido à sua relação com seu gato de estimação, de msmo nome. Hoje em dia, esse apelido já não se enquadra mais com sua personalidade. Devido a metamorfose por qual passa sua cabeleira, vários apelidos tem sido criados pelos "amigos". Com o objetivo de auxiliar nosso amigo Guilherme, organizamos esta enquete para que ele não entre em crise de identidade.

( ) Globetrotter

( ) Visconde de Sabugoza                polengo.JPG (6560 bytes)

( ) Aracy de Almeida

( ) Darth Vader                                             

( ) Maracatu

( ) Bozo

( ) Glória Maria

( ) Che Clonado

( ) Taz

( ) outros:---------------

 

ENQUETE  POPULAR ( no  3 - Junho  97)

Alguns alunos daqui do IACS, metidos a comentaristas esportivos, resolveram escalar as piores seleções de todos os tempos de seus clubes. Vamos ver se eles são entendidos no assunto.

Flamengo: Milagres, Xande, Márcio Rossini, Vítor Hugo e Josecler; Delacir, Luvanor, Cacaio e Cruvinel,Borghi e Rogers    Técnico: Candinho

Vasco: Régis, Dedé,Alê, Quiñonez e Coby Jones: Tosin, Josenildo, Tornado e João Paulo: Celso e Nílson.              Técnico: Sérgio Cosme

Fluminense: Ricardo Cruz, Itaberá, Edson Mariano, Mazola e Jorge Rauli; Dacroce, Alaércio, Dico Maradona e Maldonado; Dedei e Toninho                 Técnico: Jorge Vieira

Botafogo: Gabriel, Melo, Márcio Teodoro, De León e Eliomar, Moisés, Suélio, Márcio Caruaru e Carlos Magno; Varella e De Lima     Técnico: Othon Valentim

*Quem tiver uma seleção pior que essas por favor nos procure

 

O  PERFIL  DO ESTUDANTE  DO IACS ( no 4 / Julho 97)

Após um amplo trabalho de pesquisa o INFAME conseguiu elaborar o perfil do aluno desta digníssima instituição. Não foi surpresa nenhuma apaenas descobrirmos coisas podres.

A principal ação do estudante do IACS é matar aula. Mas há dois tipos de matadores de aula, tem o cara-de-pau que durante 99% da aula passa circulando fora de sala e reaparece na tradicional hora da chamada. O outro tipo é o matador de aula convicto que além de sua religião pregar contra assistir um minuto sequer de aula, se empenha em   arrastar seus companheiros para um lugar de maior produtividade como o PARDAL.

O estudante do IACS  mantém o hábito de se abastecer de uma dose de cevada diária. No dia-a-dia o pessoal daqui faz a legria dos donos dos bares e em eventos como festas, churrascos e choppadas nunca faltam pagações de mico e comas alcóolicas.

Entre os alunos que ainda insistem em assistir aula, mesmo importantes(?) é difícil alguém estar prestando atenção. Dentro de sala os alunos tentam gastar o tempo se distraindo da melhor forma possível, seja conversando, desenhando, lendo revistas e   jornais ou olhando  para o relógio torcendo para o tempo passar.

A maioria dos estudantes moram mal. Por aqui se encontram exemplares de Caxias, São João de Meriti, Praça Seca, Vila Kosmos e até do Cachambi. Quem manda ser pobre.

Entre os homens o assunto favorito e um dos únicos é o futebol. Toda hora se encontra uma rodinha de bobos discutindo se o Romário é melhor que o Ronaldinho, se o Fluminense tem que cair para a segunda divisão e até se o Jacaré  tem lugar na seleção. Estudos levam a crer que isso se deve à falta de mulher.

No IACS s relações diplomáticas com o barbeiro estão cortadas. Tem nego que já está com o cabelo batendo na bunda. Alguns apelam para ridículos artifícios como bonés de uso eterno, arcos e rabos-de-cavalo.

O estudante daqui, se veste muito mal. Vem pra faculdade de sandália havaiana, bermuda rasgada, sapato furado, meia de reumatismo, camisa suja e velha. Quem vem aqui pela primeira vez deve achar que está em um recanto hippie ou um abrigo de mendigos. Quem trabalha e vem direto pra cá costuma andar arrumado( tirando o mulambo do Fábio Mala).

Uma grande parte dos estudantes do IACS gostam de sair por essas bandas na sexta-feira; mas, nunca sabem para onde vão. Para se decidir o lugar uma confusão se instala. No fim da noite ou não , vão para lugar nenhum ou se metem em uma furada como as bizarras  festas de Arquitetura ou SACO de São Francisco.

O pessoal daqui se amarra em fazer zines. Todo mês, tem sempre um bando de animais distribuindo esses jornaizinhos. Nenhuma dessas publicações é séria, só servem para sujar o chão do IACS( principalmente o Infame).

Será que depois desses estudos os professores daqui vão continuar dizendo que os estudantes daqui fazem parte de uma elite de privilegiados?

 

QUEM  FOI?( no 5 / Setembro 97)

Mais um  crime hediondo comove a opinião pública do Rio de Janeiro. Há duas semanas, aproximadamente, foi sequestrado o indefeso filhote de Pretinha, a cadela do IACS. Perdida em meio as várias pistas, a polícia suspeita que o rapto seja uma vingança contra Pretinha, devido a seus modos arredios e arrogantes.

O caso ganhou grande repercussão entre os alunos de Comunicação. Revoltados com a morosidade policial, eles sairam em protesto pelas ruas de Niterói no último dia 18. Seguindo a tradição surgida no impeachment de Collor, alguns tinham seus rostos pintados, os calouros por exemplo. Pressionado, o governador Marcelo Alencar demitiu o chefe de polícia, delegado Hélio Luz e cobrou de seu sucessor mais empenho em buscar a solução do caso.

Com exclusividade, o Infame teve acesso a fontes que revelaram os principais suspeitos do crime. São eles:

Felipe Harrison - sua inimizade com Pretinha sempre foi pública. Conta-se também que ele procurava uma companhia para Mariola, cadela também raptada por ele.

Cida da cantina - Macabro. Para subsidiar sua produção de "cachorro-quente" ela teria lançado mão da carne do recém -nascido.

Mãe Hebe de Ogum - Uma das mais fortes linhas de investigação. A religiosa teria sacrificado o pobre animal em um ritual para melhorar sua imagem junto à opinião pública.

Chupa-cabra - Há suspeitas que esta medonha criatura tenha sido capturada por estudantes do IACS durante o ENECOM em João Pessoa. Acidentalmente, o ser faminto teria escapado e saído em busca de alimento.

ESTÁGIO: MISSÃO IMPOSSÍVEL?( no 5 / Setembro 97)

Todos sabem que quem perde seu tempo escrevendo uma besteira como esse jornaleco, faz isto por falta de algo melhor para fazer. Um bom estágio poderia resolver o problema da equipe Infame e principalmente dos leitores que tem que nos aturar. O grande problema é que não é tão fácil assim conseguir um.Se você apela para o CIEE ou para a Fundação MUDES, você corre o risco de apenas se estressar. Isto porque além de empresas furrecas exigirem como pré-requisitos conhecimento de programas de informática que nem existem por aqui no IACS, a concorrência é grande. A grande maioria aqui consegue seus estágios por conhecimento, a tradicional peixada. Mas, quem só conhece mulambo se ferra. Outra coisa que encuca muita gente é que tudo quanto mulherzinha daqui arruma estágio fácil, fácil...

OS EFEITOS DO ÁLCOOL ( número 5 / Setembro 97)

O INFAME também se preocupa e muito com a saúde da galera do IACS. Por isso chama tenção para quem gosta de estar sempre por esses bares, choppadas e festas da vida. Cumprindo o seu papel social, revelamos o que acontece com a pessoa conforme vai enchendo a cara.

0,1 grama de álcool p/litro de sangue : Tá tranquilo. Você bebeu pouco, pode dirigir sem medo de dar com a cara no poste, a não ser que você seja como o Mikhail.

0,3 grama: Você está começando a ficar alegre, se soltar e perder o juízo. Se você que chegar naquela mulherzinha mas nunca teve coragem, essa é sua chance, mas, se tomar veto, paciência.

0,9 grama: Para quem é tímido, a inibição foi para o espaço. Você já não tem equilíbrio para nada. É bom parar por aí.

1,8 grama: Aí, mermão, você entrou numa fase em que perde a responsabilidade pelos seus atos, não sabe mais quem é quem. Cuidado para não mexer com a mulher dos outros, nem confundir urubu com meu louro. No dia seguinte você não vai lembrar das lambanças que fez, mas, a galera não vai perdoar.

2,5 grama: Você não aguenta, cai(aí eu bico!) e chama o Raul. É bom seus amigos te levarem para tomar glicose.

3,5 gramas: Coma profundo. Você não consegue respirar, sua temperatura cai. São Pedro tá te chamando.

4,5 gramas: Rodou, amigo. Estaremos todos em seu enterro para "beber o morto".

 

OS POINTS PREFERIDOS DA GALERA ( OS BONS E OS RUINS)         ( número 6 / Outubro)

DCE ( Já foi o lugar preferido da galera, mas, hoje anda um pouco esquecido, por causa , principalmente da mulherada e de alguns pela-sacos que odeiam aquilo ali)

Pardal( É disparado o point predileto. É ali que nego vai puxar e é o único lugar que conseguimos pendurar a conta. Valeu, baixinho!)

Gil( De vez em quando, a camaradagem puxa ali mesmo!)

Vestibular do Chopp( Só vale mesmo pelos salgadinhos.)

Clube da Esquina( Frequentdo pela ralé, só aportamos ali quando tem choppada)

Stake House( Barzinho que já virou símbolo de noitadas fracassadas)

Don Huali e Hungrau( Lugares onde se gasta muita grana, não se come e bebe nada. Também é uma cambada de burros.)

Choppada de Economia ( Aí mermão, tu bebe muito. É com certeza a melhor de todas.)

Festa de Arquitetura( A mais podre de todas as festas. E o pior é que a sempre está lá.)

Boca Loca( Se a mulherada não esquecer a identidade, nem nego sair dali pra comer pizza e deixar  camarada esperando, o lugar é maneiríssimo. E agora que reformaram ficou melhor ainda.)

Volúpia( Só o Mihail eo Fábio Mala gostam dali)

Double Six( Só em ocasiões muito especiais)

Barthô( Se você quiser abrir uma creche , pode começar o negócio ali mesmo.)

Nikiti Pub( É o tipo do lugar que a galera vai por um bom motivo, como o show do Júlio ou uma festa de graça)

Skipper( É menor que a minha casa).

Padaria A Francesa( Pão com mortadela é de lei. Só não vale tomar leitinho)

Clube Naval ( Tá na hora de fazer outro churrasco)

Casa do Glauco( Churrasquinho também é de lei. Quando ninguém tem nada para fazer, vai todo mundo pra lá pra jogar sueca, comer truta e ficar incomodando a família do camarada)

Cantareira( O lugar é podre, mas, rola alguns shows maneiros)

Praia do Delírio( Hora de ir à praia é durante o dia e não à noite que é frio pra cacete)

Gato Preto( É a parada mais sinistra de todas. Só tem maluco e lésbica. Também olha o nome)

Antônio Pedro( A Galera do IACS já é bem conhecida por lá. Toda hora tem nego caindo por lá)

 

Vocabulário( número 8 / Março 98)

Você não pode estar no IACS, sem saber o significado desas expressões. A toda hora, a todo momento, elas são pronunciadas. Para não ficar boiando, aprenda com a gente.

Fura-olho: É quem vacila, pisa na bola.        

Se cair eu bico: Expressão utilizada em bares, festas , churrascos e choppadas, que é direcionada para aquelas pessoas que estão abusando da bebida, correndo o risco de não aguentar o tranco e passar mal. Tomem muito cuidado. Ano passado tivemos vários casos em que neguinho passou das contas e foi parar no hospital.

Só Orgulho e Cabeça Forte: Essas daí vão para aquelas pessoas, cujas atitudes são consideradas de agrado por parte da galera.

Diminuta e Cabeça Fraca: o contrário do de cima.

Coréia: Mulher Feia

Gaspar: Homem pela-saco.

Mosca: O cara que fica pentelhando a mulherada.

Puxar: Beber.

Discaralhado: Bêbado.

Gato Preto: Um grupo de garotas do IACS ( não vamos revelar quem são porque é sacanagem) que, sempre que estão presentes, acontece alguma coisa ruim.

Diretoria: Grupo de notáveis, pertencentes à nossa galeria, que estão sempre dando o comando para o bar.

COMO  SER MULAMBO( POR QUEM ENTENDE) no 10/ Setembro 98

Eu sou mulambo. Muita gente do IACS também é. No entanto, mulambice não é pra qualquer um . Existem regras. Vamos ver se você se enquadra.

Mulambo mora mal. Seja lá no Cachambi, Nova Iguaçu, Belford Roxo, Cubango, Badú ou Grota do Surucucu.

- Mulambo se veste mal ( a lá Rodrigo). Nada de ser riponga ou alternativo.

- Mulambo cultiva uma barriguinha de cerva e não faz nada para se livrar dela.

- Mulambo é guerreiro. Faz noitadas fracassadas ( do tipo pagode da Telerj, Tulipão, praia à noite) e depois buzanga ou barca altas horas da madruga.

- Mulambo vai pro Trote Bar beber Itaipava só porque é um real.

- Mulambo enche a cara, passa mal e vai para o Antônio Pedro

- Mulambo fica procurando boca livre e não perde uma.

- Mulambo chega no Maracanã no 2o tempo só para não pagar.

- Mulambo com podrão, hamburguer da barca, filé miau e pão com mortadela

- Mulambo procura estágio no CIEE e Mudes.

- Mulambo trabalha oito horas por dia e ganha salário -mínimo

- Mulambo faz trabalho para passar com seis

- Mulambo escreve no Infame

MANIFESTO INFAME ( no 12/ Dezembro 98)

Após longa data, o INFAME resolveu mostrar sua cara ( Argh!)  e desempenhar sua função social. Tendo em vista seus leitores já antigos e a nova geração do IACS, lança-se a base de uma doutrina que já vem sendo  muito consolidada na prática. Com a posse do documento e aplicando esses preceitos, o aluno poderá ter certeza que vai sair( formado ou não) do Iacs sem ter se tronado um pela-saco.

. Jamais corra para a xerox logo após o professor indicar um texto. Vá adiando essa atitude até a última hora. Se possível, evite encher o bolso daquela rapaziada esperta.

. Gosto não se discute, mas evite gastar todos os seus trocados comendo petiscos da Cida. Não use o dinheiro da cerveja das crianças com comida que como já dizia o filósofo Vitelmus: "- Comida, só em casa. "

. Política é coisa séria. Se você é uma pessoa com vocação para o campo político, evite exercer esses talentos por aqui. Não dá futuro.

. Tenha sempre consciência que o relógio foi criado para facilitar a vida do homem. Não se torne um prisioneiro do horário. Tempo de aula não foi feito para ser cumprido. Não perca eventos como choppadas ,bocas  livres, festinhas, etc, para chegar cedo em casa.

. Evite ficar se chateando com problemas burocráticos. Se ficar excedente em alguam disciplina, for reprovado por faltas, sua nota não aparecer no histórico, fique tranquilo. Mantenha na sua cabeça que o mairo interessado em te ver formado e longe da Faculdade, é a própria instituição.

* Sem noção, sem noção ( No 13/ Janeiro/99)

A arte de pegar mulher tem os seus segredos( para quem não sabe , é óbvio) e algumas regras básicas que devem ser seguidas à risca, se o pela-saco pretende ter algum sucesso nesse campo da vida. Em primeiro lugar, é fundamental saber fazer uma abordagem decente, para não espantar a "vítima"ou ela rir na tua cara. Nem sempre quando a mulher ri quer dizer que está dando mole. Se provocar gargalhada n osexo feminino fosse eficaz, o Carequinha era casado com a Cindy Crawford. Portanto, aí vão algumas regrinhas que podem ajudar a quem quer ser tornar o novo Dom Juan ou o novo Barba Azul. Todos os exemplos que virão a seguir, são verídicos e aconteceram recentemente. É um pequeno manual de como não se deve chegar numa mulher. Preste atenção, Pedro Gaspar!!!

. Jiu-jitsu definitivamente não é a melhor maneira de convencer a garota a ficar contigo. Mata- leão é no tatame. Não é sacanagem, teve nego que já andou usando esse artifício.

. Fazer cabo de guerra com a mulher também não é recomendável. É patético presenciar pela-saco puxando ela de um lado e a amiga desesperada de outro.

. Enfiar a latinha de cerveja goela abaixo da menina que não bebe é chacota múltipla, assim como botar a perna para ela tropeçar e ser bicada.

. Chegar para a mulher vestida de branco no Reveillon e dizer: "Vem cá, minha Iemanjá " é tática de guerrilha. Paralisa a vítima de riso e dá o bote.

. Da mesma forma, chegar em baile defantasia para a menina vestida de Branca de Neve: "Não quero ser o seu anão, deixa eu ser o seu a- sim."

.Dar um show de criatividade ao abordar a mulher vestida de azul e comentar: "- Tudo azul, hein?"

1