BASSET HOUND

Padrão oficial da raça Basset Hound


FCI, 16/03/89

APARÊNCIA GERAL - O Basset hound possui acentuadas características que o habilitam a seguir uma trilha através de terrenos difíceis. É um cão de membros curtos, de ossatura mais pesada que qualquer outra raça, considerando-se o tamanho, e não é desajeitado ao movimentar-se. O temperamento é meigo, nunca agressivo ou tímido. É muito resistente e extremamente leal.

CABEÇA - É grande e bem proporcionada. O comprimento do occipital ao focinho é maior que a largura da testa. Na aparência geral a cabeça é de largura média. O crânio é bem abobadado com o occipital proeminente; quando achatado consiste em falta. O comprimento do nariz ao stop é aproximadamente igual ao comprimento do stop ao occipital. As faces são lisas, sem protuberâncias. Vistas de perfil, as linhas superiores do focinho e do crânio são retas e paralelas, com o stop moderadamente definido. A pele da cabeça é solta, caindo em pregas bem definidas sobre a testa quando a cabeça é abaixada. Uma cabeça seca, com pele esticada, é falta.

FOCINHO - Profundo, pesado e livre de afilamento. O nariz tem pigmentação escura, preferivelmente preta, com narinas grandes e bem abertas. Um nariz cor de fígado é permitido de acordo com a cor da cabeça, mas não é desejável.

DENTES - São grandes, sadios e regulares, com mordedura em tesoura ou torquês. Prognatismo ou retrognatismo são faltas graves.

LÁBIOS - São pendentes, com a pigmentação escura e quadrados na parte da frente. Mais para trás, pesados e pendentes. As barbelas são bastante pronunciadas. O pescoço é poderoso, de bom comprimento e bem arqueado.

OLHOS - São meigos, tristes e levemente afundados, com a terceira pálpebra aparecendo. São castanhos e quanto mais escuros melhor. Olhos mais claros são aceitáveis de acordo com a cor do cão, mas não são desejáveis. Muito claros ou saltados são falta.

ORELHAS - São extremamente compridas, inseridas baixas e, quando puxadas para frente, devem cobrir todo o nariz. Têm uma textura aveludada e pendem em pregas com as pontas curvando levemente para dentro. Inseridas bem atrás, na base do crânio, em repouso parecem estar inseridas no pescoço. Orelhas inseridas altas ou sem dobras são falta grave.

PARTE DIANTEIRA - O peito é profundo e cheio, com o esterno proeminente aparecendo claramente à frente dos membros, quando visto de perfil. Os ombros e cotovelos são bem juntos aos lados do peito. A distância do chão ao ponto mais profundo do peito deve ser adequada de modo a permitir uma movimentação livre quando trabalhando no campo, não sendo maior que um terço da altura total na cernelha de um basset adulto. Os ombros, bem inclinados e poderosos. Ombros, frente em forma de violino e cotovelos virados para fora são faltas graves.

MEMBROS DIANTEIROS - Curtos, poderosos, com a ossatura pesada e a pele enrugada. Dedos cedidos nas juntas é desqualificante. As patas são maciças e muito pesadas, com as almofadas pesadas e bem redondas, um pouco viradas para fora, equilibrando a largura dos ombros. Munhecas cedidas são falta grave. Os dedos não são nem unidos nem separados, com o peso da parte dianteira do corpo distribuído igualmente em cada um. Os quintos dedos podem ser removidos.

CORPO - A estrutura das costelas é comprida, plana e estende-se bem para atrás. As costelas são bem arqueadas, com capacidade para o coração e os pulmões. Costelas retas ou pontudas são falta. A linha dorsal é reta, horizontal e livre de qualquer tendência a ceder ou carpear, o que constitui falta.

PARTE TRASEIRA - A parte traseira é bem cheia e bem arredondada, aproximadamente igual aos ombros na largura. Não deve aparentar flacidez ou leveza em relação ao corpo. O cão fica firmemente apoiado nos membros traseiros, mostrando uma angulação de joelho bem inclinada, sem nenhuma tendência a ceder. Vistos de trás, os membros traseiros são paralelos, sem que os jarretes virem para dentro ou para fora. Jarretes de vaca ou membros posteriores arqueados são faltas graves. As patas apontam para a frente em linha reta. Traseira alta ou pouco angulada constitui falta grave. Os quintos dedos, se existirem, podem ser removidos.

CAUDA - Não é cortada. Inserida na continuação da coluna com uma leve curvatura é portada alegremente à maneira dos hounds. O pêlo no lado de baixo é áspero.

TAMANHO - A altura não deve exceder a 35,5 cm. Acima de 38 cm na cernelha é desqualificante.

MOVIMENTAÇÃO - O basset move-se de maneira suave, poderosa e sem esforço. Sendo um cão farejador com membros curtos, mantém seu nariz perto do chão. Sua movimentação é absolutamente precisa com coordenação perfeita entre os membros dianteiros e traseiros, movendo-se em linha reta com as patas de trás seguindo em linha com as patas da frente, e com os jarretes bem angulados, sem nenhuma rigidez na ação. Os membros dianteiros não remam, não ondulam e não se cruzam. Os cotovelos devem ser colados ao corpo. Visto de trás, os membros traseiros são paralelos.

PELAGEM - Dura, lisa e curta, com densidade suficiente para todos os tipos de clima. A pele é solta e elástica. Uma pelagem perceptivelmente longa é desqualificante.

COR - Qualquer cor reconhecida como de hound é aceitável, e a distribuição das cores e da marcação não é importante.

DESQUALIFICAÇÕES - Altura maior que 38 cm na cernelha, munheca flexionada para a frente, pêlo longo.

Aprovado em 14 de janeiro de 1964.



LINK PARA PÁGINA INICIAL


1