O CONSOLADOR
Informativo Espírita

 

 

Janeiro à Junho de 1.999
Nº 65, ano XV

Órgão de Divulgação da Sociedade Espírita "Dr. Bezerra de Menezes" - Jardinópolis (SP)


E assim surgiu esta Casa Espírita

A SOCIEDADE ESPÍRITA "DR. BEZERRA DE MENEZES", como associação civil, de caráter filantrópico e religioso, foi fundada, por iniciativa de um pequeno grupo de adeptos da Doutrina Espírita, na cidade de Jardinópolis, Estado de São Paulo - Brasil, aos 27 de MAIO de 1929 quando, reunidos em Assembléia Geral, tendo por local o prédio localizado à rua Américo Salles, nº 45-A, deliberaram em torno da constituição de seus Estatutos Sociais e formação de sua primeira diretoria, tendo a presidi-la Jerônymo Rosa e Silva e como presidente honorário, o Sr. Emiliano Cardoso de Moraes, de Ribeirão Preto (SP).

Figuram como seus fundadores: Jerônymo Rosa e Silva, Hilário Tavares, Oscar Sampaio, Antônio da Silveira Paes, João Marciano Siqueira, Léa Tavares Rosa e Silva e Dinah Tavares.

O Centro Espírita, sede da Sociedade, situado à rua Américo Salles, nº 45-A onde funciona até a presente data, foi inaugurado em 29 de Agosto de 1929.

Em data de 25 de janeiro de 1930, foi inaugurado o então ASYLO "ESPERANÇA"- DR. BEZERRA DE MENEZES, tendo por local a rua Américo Salles, s/nº, sob o patrocínio da Sociedade, e tendo como finalidade o recolhimento e assistência às crianças órfãs, da mesma cidade e região. Referido prédio, segundo consta da respectiva ata 20.01.1930, lançada às fls. 06, do livro nº 01, de registro de atas da Sociedade, e objeto de reformas e adaptações físicas apropriadas àquela finalidade assistencial, foi doado pela antiga e extinta Loja Maçônica "Estella do Rio Pardo", desta mesma cidade.

A Sociedade Espírita "Dr. Bezerra de Menezes", foi inscrita à Federação Espírita Brasileira (FEB), sediada na capital da República, em data de 12 de abril de 1930, como entidade espírita adesa.

Em 1930, foram construídos, por inicitativa dos seus diretores, 02 pavilhões para recolhimento de indigentes junto ao Asylo Esperança Dr. Bezerra de Menezes.

Referido Asylo Eperança Dr. Bezerra de Menezes, originariamente construído e posto em funcionamento, tendo por objetivo o atendimento de crianças órfãs, passou a recolher, posteriormente indigentes em geral, sendo que, atualmente, sob o nome de LAR ESPERANÇA, destina-se à assistência de idosos, de ambos os sexos.

Tendo por local a sede do LAR ESPERANÇA, a Sociedade ampliou a prestação de serviços sociais e atualmente vêm sendo desenvolvidas atividades assistenciais as mais diversificadas- doutrinária como social - , a par do regular funcionamento daquele estabelecimento, a saber: Ambulatório Médico-Odontológico, Departamento de Assistência à Gestante e ao Recém Nascido, Departamento de Assistência à Família com fornecimento de sopa às terças-feiras e aos sábados, Evangelização Infanto-Juvenil, Mocidade Espírita Seara do Bem, Departamento de Informática, Bazar Beneficente Permanente, e editado o jornal O Consolador, órgão periódico de divulgação espírita, bem como local de reunião dos grupos de estudos.

O prédio-sede da Sociedade, originariamente destinado à instalação e funcionamento do Centro Espírita, hoje denominado "Hilário Tavares", localizado à rua Américo Salles, nº 614, continua servindo àquele objetivo estatutário, com as reuniões doutrinárias, fluidoterápicas e mediúnicas.

Foram promovidas obras de construções de pavilhões para recolhimento de idosos, 05 salas de aula para a Evangelização Infanto-Juvenil, salão para realização de eventos doutrinários e assistenciais, sanitários masculinos e femininos, lavanderia e almoxarifado, barbearia, e consultório médico e odontológico, além da reforma ampla e total do prédio central, com ampliação de quartos femininos, refeitórios, cozinha, e sanitários, estando, assim, a formar um complexo físico dos mais expressivos.

A Sociedade , durante os 70 anos de fundação e 69 anos ininterruptos de construção e regular funcionamento do LAR ESPERANÇA, contou com recursos da comunidade jardinopolense e da região, desenvolvendo sempre atividades assistenciais e doutrinárias, figurando como entidade adesa à União Regional das Sociedades Espíritas de Ribeirão Preto (USE) e à União Estadual das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo (USE).

Encontra-se inscrita junto à Secretaria da Criança, Família e Bem-Estar Social, do governo estadual; à Secretaria do Bem-Estar do Município de Jardinópolis; ao Conselho Nacional de Assistência Social, do Ministério da Previdência, sendo portadora do Certificado de Entidade Filantrópica expedido por aquele Ministério Federal. De igual forma, é considerada como de Utilidade Pública pelo Governo Federal (Decreto nº 1985/63); pelo Governo Estadual ( Lei nº 6.128/62) e pelo Município de Jardinópolis ( Lei nº 382/60).

1