O CONSOLADOR
Informativo Espírita

 

 

Janeiro à Junho de 1.999
Nº 65, ano XV

Órgão de Divulgação da Sociedade Espírita "Dr. Bezerra de Menezes" - Jardinópolis (SP)


"Estímulo aos Médiuns"

(Joanna de Ângelis)

Graças à sua complexidade e causalidade paranormal, a Mediunidade e, por extensão, os Médiuns, permanecem desconhecidos e incompreendidos mesmo nos dias correntes.

Em decorrência de atavismos místicos, algumas criaturas caracterizam as faculdades medianímicas como sendo excelentes dons concedidos pela Divindade, e os medianeiros logo são ELEVADOS A POSIÇÕES INVEJÁVEIS de oráculos e santos, A QUEM TUDO SE EXIGE, SEM MARGEM DE EQUÍVOCO OU FRAGILIDADE HUMANA DE QUE SE CONSTITUEM.

Por outro lado, como efeito da sistemática descrença e da suspeição pertinaz, muitos indivíduos consideram as forças mediúnicas como patologias nervosas, e os sensitivos são tachados de PORTADORES DE VÍCIOS OCULTOS, decorrentes de suas desordens mentais, quando não são simplesmente desprezados, tidos na conta de MISTIFICADORES E IMBECIS.

Somente os estudiosos SENSATOS, QUE SE CLARIFICARAM COM AS LUZES DA DOUTRINA ESPÍRITA, possuem RECURSOS CULTURAIS PARA CONSIDERAR COM EQUILÍBRIO O QUE SEJA A MEDIUNIDADE E QUAL O COMPROMISSO DO MÉDIUM PERANTE A VIDA.

Ainda entre estes últimos, em razão das suas próprias realizações pessoais e evolução moral, repontam e aparecem no comportamento da análise do fenômeno mediúnico e da atuação do sensitivo, projeções, conscientes ou não, do que cada um é, assim os considerando através das lentes que usam para o conhecimento das SUAS REALIDADES.

Não obstante, lenta e seguramente, cada dia em maior expressão e nos meios sociais diferentes, a mediunidade espoca, surgindo medianeiros que se aprestam para as realizações que os chama em caráter de emergência.

A MEDIUNIDADE É SEMPRE NEUTRA EM SI MESMA, SEGUINDO A DIRETRIZ MORAL QUE O INTERMEDIÁRIO LHE APLICA.

A mediunidade, atendida pela metodologia espírita, no entanto, é instrumento para a edificação da vida EM ELEVADOS PADRÕES DE ÉTICA E BENEFICÊNCIA.

Não pensem, porém os MÉDIUNS, QUE OS LOUROS DA VITÓRIA LHES SEJAM COLOCADOS NA CABEÇA DURANTE O EXERCÍCIO DAS FUNÇÕES PARAPSÍQUICAS. NEM JESUS LOGROU ESSE TENTAME.

A Sua, foi a coroa de espinhos e o Seu trono foram duas traves grotescas que O ergueram em cruz.....

NÃO TE PERMITAS SOFRER, NA TUA FUNÇÃO DE MÉDIUM, ante as agressões dos QUE SORRIEM CONTIGO E TE FEREM PELA RETAGUARDA; TE ELOGIAM EM FRENTE E TE CRITICAM NA AUSÊNCIA.

AS CRIATURAS SÃO O QUE LOGRAM E NEM SEMPRE O QUE ALMEJARIAM.

COMPREENDE-AS TU.

Igualmente, NÃO TE ILUDAS COM OS APLAUSOS NEM COM OS MENTIROSOS OUROPÉIS QUE FICARÃO...

PERMANECE NO RITMO DO BEM QUE ELEGESTE E SEGUE INTIMORATO.

SE AMPLIADA A TUA TAREFA, AFADIGA-TE POR ATENDÊ-LA.

SE REDUZIDO O LABOR, ESFORÇA-TE POR EXECUTÁ-LO.

SÊ A TUA CONSCIÊNCIA, NO EXEMPLO DE TODO DIA, VENCENDO O TEMPO E DESAFIANDO AS CALÚNIAS E OS ENCÔMIOS, SEMPRE O MESMO, QUE TERMINARÁS POR ALCANÇAR A META EM CUJA DIREÇÃO AVANÇAS.

ISTO É O MAIS IMPORTANTE: O DEMAIS SÃO ACIDENTES DA MARCHA QUE TE NÃO PODEM IMPEDIR DE CHEGAR AO ALVO, QUE É O CUMPRIMENTO DO DEVER QUE ABRAÇAS COMO CRUZ DE REDENÇÃO EM NOME DO AMOR.

( mensagem extraída do livro: RESPONSABILIDADE - médium: Divaldo P. Franco )

1