- Antes de tudo, algumas observações:- Ok, eu também adoro outros filmes. Mas estes são os MEUS preferidos.- Não concorda comigo? Veja a lista "MEUS TOP 10" com sugestões dos amigos.
Casablanca ( Casablanca ) - Casablanca narra as tragédias pessoais, anônimas, que sempre acompanham as guerras: o heroísmo, a depressão, o patriotismo e os amores. Um elenco fantástico, diálogos memoráveis ( quem não se recorda de "Play it again Sam" ), uma trilha musical apaixonante onde desponta "As Time Goes By" cantada por Dooley Wilson. Em suma, é uma história inesquecível de bravura, coragem, romance, intriga, beleza e amor. Definitivamente um filme para ver e rever.
Um Estranho no Ninho (One Flew Over the Cuckoo's Nest) - Ganhador dos cinco principais Oscars (filme, diretor, ator, atriz e roteiro), Um Estranho no Ninho tem interpretações magistrais de Jack Nicholson (Randle P. McMurphy) e Louise Fletcher (Ratched). McMurphy cumpre pena em instituição psiquiatrica supervisionada pela enfermeira chefe Ratched. Revoltado com o tratamento dispensado ao doentes, McMurphy incita-os à rebeldia iniciando disputa com a enfermeira-chefe. Dirigido por Milos Forman, o filme tempera momentos divertidos e atemorizantes.
Pulp Fiction ( Pulp Fiction ) - Três histórias: dois matadores a serviço de um chefão do crime organizado, um boxeador que recebe proprina para entregar sua luta e a de dois assaltantes. As histórias se entrelaçam perfeitamente, com uma atuação vibrante do elenco e a direção precisa de Quentin Tarantino, fazendo de Pulp Fiction um dos melhores filmes de gangsters de todos os tempos. John Travolta e Samuel Jackson interpretam a dupla principal do filme e conectam as histórias do roteiro. Destaque também para a trilha sonora.
2001 - Uma Odisséia no Espaço ( 2001: a Space Odyssey ) - Obra prima de Stanley Kubrick baseada no livro de Arthur C. Clark. Muito mais do que um simples filme de ficção, 2001 lança questionamentos sobre nossa importância no universo, o mistério da existência, o futuro do homem e sua relação com o Criador. Inovador para seu tempo (1968 ), tem efeito especiais primorosos, excelentes fotografia e trilha sonora ( com destaque para No Belo Danúbio Azul de Johann Strauss e Assim Falou Zaratrusta de Richard Strauss ).
Ben-Hur ( Ben-Hur ) - Superprodução da Metro, Ben-Hur é o recordista em número de estatuetas do Oscar, venceu em onze categorias. Este filme, certamente um dos melhores épicos da história do cinema, narra a história do rico Judá Ben-Hur ( Charlton Heston ) e sua luta contra a dominação romana de Jerusalém na época. No seu script, destaca-se a magistral cena da corrida de bigas com excelentes tomadas de camera do diretor Willian Wyler.