História Real

Atualizada no dia 19/04/98

O início do sonho

A Saga de Titanic começou com a fundação da White Star Line (WSL) em 1870, uma compania inglesa nascida em Liverpool que queria entrar na guerra das grandes companhias de viagens. No início a compania só atuava no transporte de cargas mas em 1901 a WSL encomendou a construção de seu primeiro navio, o Celtic. Logo depois adquiriu outras embarcações como o Cedric(1903), o Baltic(1904) e o Adriatic(1907), conhecidos como os quatro grandes.
Em 1907 o mundo assistia a guerra entre as companhias alemãs e britânicas pelas viagens transoceânica, sendo que cada navio era construído com uma tonelagem superior. Entre as conpanhias britânicas eram a WSL e a Cunand Steam Ship company Ltd.


Image of logo_wsl.gif

Image of olympic.jpg
OLYMPIC - lançado ao mar em 20/10/1910

A Cunand Steam tinha em suau linhas os dois maiores navios da época: o Lusitânia e o Mauritânia. Ambos com31.000 toneladas. Além do tamanho, o luxo destes navios eram imcomparáveis.
Willim James e Joseph Bruse (Propietários da WSL), durante uma viagem a Belfast na Irlanda, encomendaram o planejamento e a construção do que seriam as maiores obras móveis já construídas até então.
Inicialmente foram encomendados três cascos sendo batizados de Olympic, Titanic e Gigantic.  

O Olympic era o navio de maior tonelagem já construído até então, superando seus adversários em quase 11.000 toneladas.
Em 31 de maio chegara o grande momento. O Titanic seria lançado ao mar em 31/05/1911 e a sua 1ª viagem foi marcada para 20/03/1912 . No dia 20/09/1911, em sua quinta viagem a New York, o Olympic se choca com um cruzador americano Halke, que estava aportado. Os danos não foram muito sérios, mas o Olympic teve que ser levado para o Estaleiro de Belfast. O Titanic teve que ser tirado da doca para ceder lugar ao seu irmão. Isso acarretou o adiamento da viagem inaugural do Titanic. No dia 01/04/1912 o Titanic é rebocado através do canal, até a saída para o mar. No dia seguinte o colossal navio fazia o seu primeiro e único teste de mar...  
Image of fototit2.jpg

O Inafundável Titanic

Era assim que se referiam ao grande navio. Não era só essa característica que o navio chamava a atenção. O requinte com o qual foi decorado e equipado fazia inveja a qualquer outro navio construído em sua época.
Tinha 269m de comprimento, e uma altura de um prédio de 11 andares, 30m.
O que o fazia "inafundável" era o seu casco com duplo fundo sistema de comportas estanque que funcionariam até mesmo com a falta de energia. Contudo uma falha no projeto seria crucial para os acontecimentos futuros. Além de ser o maior, mais luxuoso, mais "seguro", o Titanic era o mais veloz transatlântico da época, atingindo uma velocidade de 22 nós (cerca de 41 Km/h).

O dia 10 de abril de 1912

No dia da partida para viagem inaugural, o cais do porto de Southamptom estava super lotado o que seria natural em todas os embarques, ainda mais numa ocasião tão especial como essa.
Toda a imprensa estava presente para a primeira viagem do maior e mais luxuoso navio da época e principalmente porque "Nem Deus poderia afundar o Titanic". O toque do apito anunciava a partida para a sua primeira escala: Cherburgo, na França.
Tudo ocorreu bem na partida  do Titanic em Cherburgo. Quando Chegou em Queenstown, o navio não pode atracar no porto e um rebocador levou os passageiros  e a correspondência até o navio. Neste ponto desceu um padre que levara as útimas fotografias do Titanic, pois na noite seguinte o mundo não mais veria o gigantesco palácio flutuante.

Image of casco5.jpg
Olympic e Titanic na doca molhada em Belfast

Image of fotoin11.jpg
Comportas - devido a um erro no projeto não funcionaram como se esperava.




http://www.gosplash.com/
1