O Espírito dos Anos 70 - Parte 3



A década também redescobriu o corpo e Deus, praticamente ao mesmo tempo e com igual intensidade. Houve uma proliferação praticamente incalculável de seitas ao redor do mundo.

O decênio ainda conheceu três papas, coisa rara na história da Igreja. E transformou em ídolo o terceiro deles, o primeiro não italiano em muitos séculos e o único vindo de país comunista a chegar a esse posto: João Paulo II. Tornou-se uma estrela instantânea.

Por outro lado, apesar de os anos 70 terem sido, positivamente, uma das épocas mais cafonas da história em termos visuais (o look era futurista/kitsch ou black/psicodélico, tudo muito mal combinado e espalhafatoso), a década também foi o berço do cinema catástrofe. Foi naquele tempo que apareceram os filmes catastróficos (no bom e no mau sentido) como o precursor do gênero, o famigerado O Destino do Poseidon, além de Inferno Na Torre, Avalanche, e mais uma extensa lista de outros filmes incluindo desastres aéreos, como a série Aeroporto, que desencadeou uma lista de intermináveis imitações (isso só para citar os tops).

Bem, é natural que a "volta aos 70's" aconteça agora, já que isto se explica pelo amor que a juventude sempre sente pela juventude de duas décadas atrás; assim como os jovens dos anos 70 idolatravam a década de 50, a geração dos 90 idolatra a década de 70. E este fenômeno vem se insinuando em praticamente todos os setores da arte: na moda, no cinema, na música, na televisão, etc. Em 1978 o musical "Grease - Nos Tempos da Brilhantina", obteve estrondoso sucesso no cinema, também protagonizado por John Travolta e pela cantora Olivia Newton-John, na época despontando para o estrelato internacional. O filme mostrava de forma ingênua e divertida a juventude e os modismos típicos da década de 50, novamente comprovando a teoria da "paixão por duas décadas atrás"

Vimos em 1993 a volta do símbolo da década, as calças boca-de-sino; no mesmo ano teve início uma série de remakes de novelas da TV brasileira que abriu com Mulheres de Areia, passou por A Viagem, Éramos Seis, Os Ossos Do Barão, Anjo Mau e mais recentemente Pecado Capital. Surgiram até rumores de que uma nova versão de Dancin' Days seria feita, mas parece que o projeto não vingou. Não daria muito certo mesmo, uma vez que recriar o clima único da novela e daquele momento seria impossível. Mas a lista não deve parar por aí. Outros remakes já estão na lista de espera.

Ainda em 93 (parece que este foi o ano da [re]descoberta) o mundo da música viu o "renascimento" do conjunto ABBA
, com o lançamento de múltiplas coletâneas. Até o U2 entrou nessa (assim como vários outros grupos) e regravaram hits do quarteto, comemorando os 20 anos da discoteca. Os Bee Gees anunciaram sua turnê de volta, cantando basicamente seus hits disco, sem contar com Donna Summer, que lançou ano passado seu CD ao vivo (cujo título é a cópia de um de seus próprio LPs, lançado em 1978), Live And More: Encore. E até o cinema redescobriu o dono dos Embalos, John Travolta, que teve seu trabalho finalmente reconhecido depois de quase uma década afastado do telão. Recebeu até uma indicação para o Oscar de Melhor Ator em 1996 por Pulp Fiction, façanha que só conseguira em 78, com Os Embalos....

A pantera Farrah Fawcett

Pegando carona no cinema, a segunda metade dos anos 90 viu o reaparecimento dos filmes catástrofe, ou disaster movies, e alguns representantes de peso dessa safra dos 90 são Twister, Independence Day e Titanic, embora o último seja mais romance que catástrofe.

E mais: as TVs à cabo se encarregam de passar praticamente todas as séries dos anos 70: "Starsky & Hutch", "As Panteras", "Mary Tyler Moore", "Os Gatões", "Mulher Maravilha", "Taxi" etc... Vale até anos 70 "sob encomenda", como a divertida "That 70's Show", série nova que recria com muito humor o clima daquela época.

Louca, pacífica, violenta, devagar, egoísta, reflexiva, narcisista, fútil, profunda, erótica, colorida e religiosa. A década foi tudo isso. Mas terá sido suficiente? Para os que descobriram o mundo naqueles dez anos, sem dúvida. O que importa é que o fenômeno existe - mesmo que seja passageiro. Só resta, portanto, exclamar com a revista inglesa 'The Face': Oh, no! It's the seventies again!



Bibliografia principal:

Revista Manchete (12/01/80)

Folha de São Paulo (28/02/93)






Anos 70 no Brasil - Panorama geral
Clique aqui e dê uma olhada em 10 acontecimentos que marcaram a década de 70, ano a ano.
Os requisitos básicos para se viver nos anos 70.


Links para outros sites sobre os anos 70 (em inglês)

Super Seventies Rock Site
Stuck In The 70's
Dee T's 70's Page







This page hosted by Yahoo! GeoCities Get your own Free Home Page


1