O Naturismo

 

O Naturismo é um movimento relativamente novo em nosso país. Foi primeiramente introduzido, no final da década de 30 através de Dora Viváqua, , também conhecida por Luz del Fuego. Aliando a filosofia naturista que já existia principalmente na Europa ao auge da chamada helioterapia, Dora fundou a famosa e polêmica Ilha do Sol. A Ilha foi o primeiro recanto naturista publicamente conhecido, por conseqüência, atacado. Com a morte de Luz, o grupo que a seguia se dissipou, fazendo que o Naturismo ficasse restrito a algumas famílas que praticavam a nudez social em pontos isolados do país.

Entretanto, no início da década de 80, um grupo de naturistas estabelecido no Balneário Camboriú, liderado por Celso Rossi, novamente lutou pela manutenção do Naturismo de forma organizada no Brasil. Foi marco deste movimento a oficialização da Praia do Pinho como primeira praia naturista do país.

Hoje o Naturismo já está fundamentado sobre sólidas bases. Federativamente contamos com a Federação Brasileira de Naturismo (FBN), sem se falar nos vários núcleos estaduais. Existem várias opções para a prática do Naturismo, atendendo aos mais variados gostos. Ao contrário do que se poderia supor, estamos longe de ser um movimento fechado. Novos adeptos, dispostos a aderir ao estilo de vida em harmonia com a natureza, sempre são benvindos.

 

 

 

Retornar 

1