Homicide.gif (9512 bytes)

6a. TEMPORADA

Exibida nos EUA nos anos de 1997/98

 

78."Blood Ties (1)" (17/10/97) roteiro de Anya Epstein e dirigido por Alan Taylor.
gs: James Earl Jones ( Felix Wilson ), Lynne Thigpen ( Regina Wilson ), Mekhi Phifer (Junior Bunk ), Lenny Moore (Himself ), Ellen Bethea ( Thea Wilson ), Hazelle Goodman (Georgia Rae Mahoney ), (Hal Wilson ), Richard Pilcher (Sgt. Mark Deutch )

rc: Stivers, Jasper, Barnfather, Gaffney, Scheiner

O rodízio no departamento está acontecendo e Tim e Frank voltam para a unidade de homicídios. Eles encontram um Gee contente, pois a unidade está com o maior índice de casos fechados em cinco anos. Kellerman e Lewis estão voltando para a unidade. Howard continua no esquadrão de fugitivos. Há novas caras na Homicídios, incluindo a detetive Laura Ballard que veio da Homicídios de Seattle, o detetive Falsone e o detetive Gharty que tinham trabalhado já com a Homicídios de Baltimore no caso Felton (não é dito se o caso foi fechado, já que o nome de Felton está em vermelho abaixo do nome de Pembleton). Enquanto isso, Gee está em uma homenagem à Felix Wilson, um respeitado membro da comunidade; porque cresceu junto com a família da mulher de Wilson, ele se senta na mesa onde a família Wilson está. O hotel onde ocorre a cerimônia tem que ser fechado mais tarde porque encontram o corpo de uma mulher no banheiro masculino. Ela é identificada como a empregada de Felix Wilson. A maneira como Pembleton guia o caso frustra Ballard. Ela não acha que ele está indo na direção certa da maneira como interroga a família Wilson. Enquanto Lewis e Falsone estão dirigindo, alguém atira neles com uma arma calibre 50. E ainda, enquanto Stivers conversa com uma mulher, esta é atingida por uma bala calibre 50. Kellerman está chateado por Lewis não o querer mais como parceiro e vai trabalhar com Munch. As peças começam a se encaixar quando Kellerman é atingido no braço por uma bala de mesmo calibre que as demais. Sem mais coincidências, a peça que liga os três policiais é Luther Mahoney, de acordo com Falsone. Este quer saber o que realmente aconteceu na casa de Mahoney; porém Lewis e Kellerman nada falam. O departamento começa a pressionar os sócios de Mahoney e descobrem que é negócio de família. A irmã de Luther é presa e diz ter uma surpresa para Kellerman.

79."Blood Ties (2)" (24/10/97) roteiro de David Simon e dirigido por Nick Gomez.
gs: James Earl Jones ( Felix Wilson ), Lynne Thigpen ( Regina Wilson ), Ellen Bethea ( Thea Wilson ), Brian Tarantia ( Scott Russell ), Armando Benitez ( Himself ), Scott Erickson ( Himself ), Jeffrey Wright ( Hal Wilson ), Farid Arefzaden ( Boy With Beer ), Norman Aronovic ( Bob Jesburger ), Rusty Clauss ( Madame Bouchard ), Collins Harris ( Boy With Basketball ), Bob Moore ( Fred Shuster ), Mets Suber ( Samuel Bissainthe ), Christopher Walker ( Fã 2 ), Alan Wendl ( Fã 1 )

rc: Stivers, Naomi, Salerno

Enquanto Pembleton ainda está interessado no ex-namorado da empregada, Ballard ainda pensa que devem redobrar a atenção sob a família Wilson. Um corpo é achado no estádio Camden Yards durante um jogo entre os Orioles e os As. Falsone pergunta a Stivers sobre o tiroteio de Mahoney e isso faz com que ela comece a ficar nervosa. As tensões aumentam quando a imprensa começa a pressionar a unidade sobre o cas o Wilson. A segurança dos Orioles quer que o caso seja rapidamente resolvido. Munch e Kellerman têm apenas 48.000 possíveis suspeitos. Descobrem que a vítima é um fã dos Yankees. Tim pede a sua ex-professora de francês para ajudá-los a achar o ex-namorado da empregada. Ele está limpo, pois está preso em uma prisão do Haiti, o que deixa os homens da família Wilson como os mais prováveis suspeitos. Ballard suspeita que Gee e Pembleton protegem Felix Wilson porque ele é um empresário influente principalmente com a comunidade negra de Baltimore. Munch e Kellerman têm sorte em sua procura, mas o homem que acham quer antes ver o final do jogo e depois falar. Falsone continua a procurar detalhes sobre o tiroteio de Mahoney. Frank cede à pressão e traz Felix Wilson para a caixa onde consegue uma confissão de que ele estava tendo relações sexuais com a empregada, nada mais; ele concorda em dar uma amostra de sangue. Entretanto, seus advogados chegam depois com uma ordem judicial que impede a família Wilson de ser interrogada e fazer qualquer exame.

80."Blood Ties (3)" (31/10/97) roteiro de David Simon & Anya Epstein e dirigido por Mark Pellington.
gs: James Earl Jones ( Felix Wilson ), Lynne Thigpen ( Regina Wilson ), Ellen Bethea ( Thea Wilson ), Marc John Jeffries ( Jack Collins ), Jeffrey Wright ( Hal Wilson ), William Cote ( Keane ), Lance Lewman ( Castleman ), Robert Chew ( Wilkie Collins ), Dina Napoli (Repórter )

rc: Danvers, Stivers, Mary, Barnfather

Os Wilson vão à TV oferecer uma recompensa. Os jornais estão fazendo a unidade de Homicídios ser mal vista e Barnfather quer uma resolução rápida para o caso. O homem (e sua mulher) que entregou Junior Bunk são assassinados; Falsone e Lewis investigam. O único sobrevivente do tiroteio, o filhinho deles, é trazido para descobrir o que ele lembrar. Suas lembranças e uma mensagem na secretária eletrônica leva Stivers a acreditar que um membro da Narcóticos está envolvido. O oficial faz um acordo que implica Georgia Rae Mahoney, embora Giardello não queira prosseguir com isso ainda. As perguntas de Falsone sobre o tiroteio de Mahoney levam Cox a duvidar de suas ações na época da investigação. A evidência leva os detetives a Hal Wilson ser o principal suspeito. Frank vai falar com Felix e Hal Wilson, eles enfrentam algumas velhas desavenças. A confissão de Hal não pode ser usada na corte, os Wilson deixam Baltimore e o caso continua oficialmente em vermelho.

81."Birthday" (07/11/97) roteiro de Julie Martin e dirigido por Alison Maclean.
gs: Alison Folland ( Grace Rivera ), Hazelle Goodman ( Georgia Rae Mahoney ), Helen Carey ( Maggie Conroy ), Christopher James Fischer ( Matt Northrup ), Sean Whitesell ( Dr. Eli Devilbliss ), Susan Allenbach ( Dr. Porter ), Stephen Angus ( Alex Carew ), Rick Holloway ( Ted Ganz ), Billie Jackson ( Lt. Kate McClendon ), Katrina Owens ( Angela Tripp ), Charles Pendleton ( Manny Korman ), Holly Twyford ( Ivy Kiriakis ), H. Michael Walls ( Anders Corolli )

rc: Stivers, Mary, Westby

Uma jovem é brutalmente atacada. Falsone e Lewis são chamados para a cena porque a vítima dificilmente sobreviverá. Stivers está na Crime Sexuais e é a segunda a chegar na cena do crime; mas porque a Homicídios chegou primeiro, o caso é deles. O ataque é o terceiro em três meses e os chefes decidem que as unidades trabalharão nisso juntas. A esposa de Frank está atrasada no parto. Tim recomenda um restaurante cuja salada que é conhecida por ajudar mulheres grávidas a começar o trabalho de parto. Frank faz a tentativa. Georgia Rae encontra Kellerman e menciona a ele que ela possui uma fita de uma câmera de segurança do apartamento de Luther. Ela diz que ele está sendo observado. Kellerman vai atrás do equipamento de segurança do condomínio de Luther. Um possível suspeito do caso de estupro é achado, mas que não dá em nada, acham depois outro suspeito. A salada parece que fez efeito, pois Mary dá à luz, mas ocorre algumas complicações que Frank pensa que é o efeito de seu trabalho nas suas obrigações familiares. Kellerman encontra-se com Georgia Mahoney na sepultura de Luther e ela ainda não está certa do que fará com ele. A vítima de estupro morre por causa de seus ferimentos.

82. "Baby It's You (2)" (14/11/97) roteiro de Jorge Zamacona e dirigido por Ed Sherin.
gs: Maureen Anderman ( Gail Janaway ), Dan Hedaya ( Leslie Drake ), Sagan Lewis ( Judge Susan Aandahl ), Tom Tammi ( Dr. Steven Janaway ), Benjamin Bratt ( Det. Reynaldo "Rey" Curtis ), Carey Lowell ( ADA Jamie Ross ), Jerry Orbach ( Det. Lennie Briscoe ), Sam Waterston ( ADA Jack McCoy ), Thomas K. Brooks ( Law Clerk ), Angie Levrone ( Monica Mason ), Rachel Jane Sacrey ( Brittany Janaway ), Sam Valle ( Johnnie Ramirez ), Kathleen Scott ( Jodi Farrar (uncredited) )

rc: Danvers, Naomi

O rapaz que estava observando Britanny em Baltimore é entrevistado e relata que a viu ser atacando por alguém. Quando vão perguntar, os detetives de NY e Baltimore descobrem que os Janaways voltaram para Baltimore, o que os fazem viajar para esta cidade. Eles põe o pai na caixa e ele diz para eles provarem que ele fiz. Os promotores brigam pela jurisdição, mas o juíz decide em favor de Baltimore e as duas equipes de promotores tem que trabalhar juntos. Quando ele é posto na cena, dá um álibi, uma surpresa que faz com que detetives trabalhem por 48 horas para verificar o álibi, quando o checam, e;es trazem os dois pais para dizerem a verdade.

NOTA: este episódio é continuação de um episódio de Lei & Ordem (n° 163).

83."Saigon Rose" (21/11/97) roteiro de Eric Overmyer e dirigido por Nick Gomez.
gs: Camille McCurty Ali ( Officer Antoinette Perry ), Vanessa Brown ( Lucy Nguyen ), John Tran ( Tom Nguyen ), Dion Graham ( Curtis Lambright ), Russ Carter ( Officer Jones ), David Elias ( Dr. Esienberg ), Lisa Newman-Williams ( Jane Jones ), Susan Rollman ( Nurse ), Ellie Wang ( Mrs. Nguyen )

rc: Billie Lou

Duas testemunhas vietnamitas adolescentes do assassinato de seus pais de de alguns amigos. Um dos amigos era policial e um dos atiradores, segundo os dois disseram, era uma outra policial. Eles descobrem que essa policial havia falhado em sua avaliação psicológica, mas pode ter conseguido o trabalho devido a Ação Afirmativa, mas foi por que seu pai mexeu os pauzinhos para que ela entrasse na Força. Eles podem depois implicar a policial no tiroteio e como bônus eles descobrem o corpo do pai dela. Ballard sofre de uma reação alérgica a siris. Falsone descobre que o caso contra Georgia Rae Mahoney está indo pelo ralo por causa de falta de evidência. Ele suspeita que toda essa coisa sobre Mahoney está explodindo na cara do departamento, porque ele sabe que a maneira como se deu o tiroteio de Mahoney não ocorreu da maneira que Stives, Lewis e Kellerman relataram.

84."The Subway (a.k.a. The Accident)" (05/12/97) roteiro de James Yoshimura e dirigido por Gary Fleder.
gs: Vincent D'Onofrio ( John Lange (Injured Commuter) ), Bruce MacVittie ( Larry Biedron ), Wendee Pratt ( Joy Tolson ), Lisa Matthews ( Band Member ), Tom Teti ( Transit Supervisor ), O'Bryant Kenner ( Commuter ), Laura MacDonald ( Jogger (Sarah Flanagan) ), Charles Wellington Young ( Conductor ), Shari Elliker ( Woman ), John Lumia ( EMT #1 ), Russell Andrews ( EMT #2)

rc: Sally

Um homem cai entre os carros do metrô em drente de testemunhas horrorizadas e fica uma pergunta no ar: será que ele foi empurrado? Enquanto o homem permanece vivo, o prognóstico é que ele vá morrer no momento em que ele for tirado do lugar onde está, enfiado entre o metrô e a plataforma. A Homicídios é chamada por essa condição em que o homem se encontra e porque deve ser removido. Pembleton faz perguntas à vítima e Bayliss pergunta às testemunhas, especialmente um cara estranho chamado Larry Biedron. A vítima não tem parentes em Baltimore. Ele tem apenas uma namorada que supostamente está na área; Lewis e Falsone tentam encontrá-la e trazê-la à cena.

NOTA: essa história foi baseada em um fato ocorrido em NY.

85."All is Bright" (12/12/97) roteiro de Rafael Alvarez e dirigido por Matt Reeces.
gs: Kathryn Erbe ( Rita Hale ), Peter Maas ( Himself ), Carol Kane ( Gwen Munch ), Rahalen Nassri ( Elizabeth ), Joey Perillo ( Bernard Munch ), Rosemary Polen ( Margaret Longley ), Rhona Raher-Olefsky ( Cordelia ), Deena Lynn Rubinson ( Alisa ), Erika Lynn Rupli ( Audrey ), Rhea Seehorn ( Jenny )

rc: Billie Lou, Salerno

Ballard e Gharty investigam a morte de um homem em uma lavanderia. O Waterfront está sendo preparado para o Natal. A ex-mulher de Munch, Gwen, aparece. A mãe dela, uma crítica literária e autora, morreu. Tim vai às compras de Natal e encontra-se com Julianna, convida-a para a festa de Natal no Waterfront. Ballard e Gharty entrevistam a namorada da vítima, que estava no caderno de endereços. Cox conta a Ballard e Gharty que a vítima era HIV positiva. Ela convence Kellerman a falar com Lewis e Stivers sobre a fita de Mahoney. Munch leva o seu irmão a fazer os preparativos do funeral da mãe de Gwen. A mãe da vítima sabia que ele era aidético e sobre uma de suas namoradas e que ele não usou camisinha com ela, cujo nome não aparecia no livro de endereços. Ballard e Gharty acham essa mulher, que ela está em um estágio terminal de AIDS e a levam para interrogatório e conseguem uma confissão. O serviço funerário está pronto, mas ninguém aparece excet por uma choradeira contratada e o autor Peter Maas que queria ter certeza de que ela está morta. Kellerman conta a Lewis sobre a fita. Bayliss presenteia Julianna e eles se beijam.

86."Closet Cases" (02/01/98) roteiro de Christopher Kyle e dirigido por Leslier Libman & Larry Williams.
gs: Peter Gallagher ( Chris Rawls ), Hazelle Goodman ( Georgia Rae Mahoney ), Brian Van Holt ( Peter Fields ), Monica Trombetta ( Janine ), Bobby Brown ( Terry Brown ), Michael Chance ( Jake ), Paul Chioariu ( Derek ), William Cote ( Officer (Frank) Keane ), Richard Dallam ( Tony ), Beau James ( Det. Willard Higby ), Jon Orofino ( Officer (Harry) Hoskins ), Kirk Penberthy ( Sam Farrell)

rc: Stivers, Judy, Naomi

O corpo seminu de um homem é encontrado em uma lata de lixo do lado de fora de um restaurante. Bayliss devolve um par de brincos a Cox que ela deixou em sua casa na noite anterior. Chateada por ele ter feito isso em público e em uma cena de crime e ela diz para eles darem um tempo, eles decidem terminar. Os donos do restaurante pensam que esse assassinato poderia estar ligado a outro no qual Munch está trabalhando. Lewis confronta Kellerman sobre a fita de Mahoney e precisa fazer Stivers saber que ela também está no meio da coisa, ela quer encontrar-se com Kellerman. Falsone confronta a sua ex-mulher sobre ver seu filho mais freqüentemente, entretanto eles discutem e ele planeja brigar na justiça. Kellerman decide forçar a barra com Georgia Mahoney, já que ele nunca fez nada corrupto para ela. Kellerman diz que Georgia pode fazer o que ela quiser com a fita que ele não se importa. Bayliss decide por aceitar o convite de ir jantar com Chris. Georgia Rae manda uma fita para Kellerman, onde ela diz a ele que nunca houve uma fita de segurança, ela apenas o estava testando para saber se ele tinha assassinado a sangue frio o seu irmão e como ela agora sabe que sim, promete que a sua vida será um inferno.

87."Sins of the Father" (09/01/98) roteiro de Darryl Wharton e dirigido por Mary Harron.
gs: Stephanie Roth ( Pamela Ridenour ), Laurence Mason ( Dennis Rigby ), George Diggs ( William Rigby ), Leeanna Saunders ( Mazie Rigby ), Calen Camero Johnson ( Corner Kid ), James L. Bland ( Homeless Man ), Ginny Brown Graham ( Dorothy Nichols ), Susan Huey ( Jenny Torgerson ), Charles J. Musumeci ( Robert Morris ), Tara Nicholson ( Waitress ), Shelley Stokes ( Neighbor ), Jeorge Watson ( Tricky )

rc: Westby, Judy

Um homem branco é encontrado linchado numa parte histórica negra da cidade; Falsone e Lewis investigam. No dia após Tim ter jantado com o dono do restaurante no qual Tim estava decidido a experimentar uma nova maneira de vida, Frank fica perplexo ao ver Tim interessado em Laura Ballard. A autópsia revela que o homem arrebentado estava também açoitado. Gharty preocupa-se com Ballard se envolver com Bayliss (que parece jogar nos dois times). Lewis está convencido de que o linchamento está relacionado com o ancestral da vítima, "famoso" captor de escravos fugitivos e raptor de negros livres. Tim e Laura vão a uma exposição de arte.

88."Shaggy Dog, City Goat" (16/01/98) roteiro de Eric Overmyer e dirigido por Kyle Secor.
gs: Steve Allen ( Mr. Cochran), Jayne Meadows ( Mrs. Cochran ), Hazelle Goodman ( Georgia Rae Mahoney ), Katherine Kelly ( Donna McCord ), Jack Frost ( Dr. Jack Frost ), David Harscheid ( M.E. #1 ), Bob Lau ( Process Server ), Josh Pais ( M.E. #2 ), Doug Roberts ( Donald Tochterhagen )

rc: Stivers, Billie Lou

Julianna recebe um prêmio em reconhecimento de de seu trabalho. No jantar, ela e seus colegas contam histórias sobre como eles resolveram casos. Ela conta uma história que aconteceu há algumas semanas atrás, um suicídio que poderia ser um assassinato (Munch e Kellerman investigam), quando é determinado que a vítima levou o tiro no meio da queda. Um casal de idosos briguentos podem ser a chave do crime. Enquanto isso, Falsone investiga as possibilidades legais de conseguir a custódia do filho. Ballard e Gharty investigam a morte de um negociante de drogas, que os leva à parte rural de Maryland à procura de suspeitos. Georgia Rae Mahoney processa Stivers, Lewis, Kellerman, Giardello, Cox, o departamento e a cidade pela morte errônea de seu irmão, pela quantia de 60 milhões. Lewis confronte Georgia Rae e consegue uma suspensão pelo problema que consegui com isso.

89."Something Sacred (1)" (30/01/98) roteiro de Anya Epstein e dirigido por Uli Edel.
gs: Leslie Silva ( Sister Dyanne Attwood ), Monica Trombetta ( Janine ), Victor Anthony ( Pedro Velez ), Michael Anthony Pena ( Luis Carranza ), Avery Kidd Waddell ( "Rock Rock" Corner Kid ), Melvin L. Cauthen ( Commuter ), Earl F. Hilliard Jr. ( Officer Parker ), John Opladen ( Father Walcott ), Jonathan Orcutt ( Stephen Zaymore ), Joe Orofino ( Officer Hoskins ), Steven Pope ( Dealer ), Doug Roberts ( Donald Tochterhagen ), Timothy Scanlin ( Thug ), Rozwill Young ( Swami Prabhunanda ), Nick Olcott ( Father Klaske (uncredited) )

rc: Danvers, Stivers, Billie Lou, Barnfather, Salerno, Naomi

Kellerman está tentando encontrar Lewis, que sumiu desde a sua suspensão. Bayliss está de férias. Stivers, através do sistema de rotação, chega à Homicídios e Kellerman não fica feliz ao vê-la. Um padre é encontrado assassinado. Falsone comparece à audiência de custódia. Uma fita é entregue ao canal 11 que contanhem alguma informação de um Swami sobre as atividades do padre envolvendo garotos. Munch e Kellerman procuram dois garotos que estavam na cena do crime; enquanto os outros detetives procuram o Swami. Ambas procuras são bem-sucedidas, embora os garotos não dão nada de conclusivo; eles estão em custódia de proteção. Kellerman procura por Lewis. Enquanto isso, os membros da Igreja protestam na frente do esquadrão. Falsone pega seu filho por um fim-de-semana. Ballard e Gharty detém um garoto que pode ser identificado com um dos três garotos que brigaram com um padre. Infelizmente, esse padre, um monsenhor, não pode dar uma identidade positiva. Devido à pressão pública, os garotos são libertados e ficam sob custódia da irmã Attwood. Eles fogem de sua casa e depois o monsenhor é encontrado morto.

90."Something Sacred (2)" (30/01/98) roteiro de Davis Simon e dirigido por Uli Edel.
gs: Leslie Silva ( Sister Dyanne Attwood ), Victor Anthony ( Pedro Velez ), Michael Anthony Pena ( Luis Carranza ), Avery Kidd Waddell ( "Rock Rock" Corner Kid ), Melvin L. Cauthen ( Commuter ), Earl F. Hilliard Jr. ( Officer Parker ), Jonathan Orcutt ( Stephen Zaymore ), Joe Orofino ( Officer Hoskins ), Steven Pope ( Dealer ), Doug Roberts ( Donald Tochterhagen ), Timothy Scanlin ( Thug ), Terry Wills ( INS Agent ), Nick Olcott ( Father Klaske (uncredited) )

rc: Danvers, Stivers, Barnfather, Salerno, Naomi, Mahoney (special thanks to credit)

Com mais esse assassinato, a investigação continua com força total. Os detetives e Bayliss, que está de volta, tomam a posição de que os padres estão com intenção de fugir. Munch consegue dois jovens assassinos, mas eles provam não ser nada. Gee é chamado para cima, onde sua performance não pega bem para Barnfather. Lewis aparece e pede ajuda de Falsone. Pembleton recebe um telefonema que os dois garotos fugidos foram achados. Pembleton e Stivers vão pegá-los. Enquanto isso, Gharty e Ballard acham um dono de casa de penhores que comprou um cálice roubado. Cox e Bayliss impedem que um Kellerman bêbado dirigida para voltar para casa. Ballard e Gharty usam o falso endereço de quem vendeu o cálice para achar o garoto com quem antes tinham conversado. Eles o trazem para a caixa e Gharty perde o controle. O garoto é difícil de falar, mas Pembleton tem uma idéia involvendo o necrotério e uma vista ao mar. Enquanto vai para casa, Kellerman não vai com a cara de uma pessoa, então o prende e entrega aos policiais de uniforma que chegaram na cena. Falsone dá a Lewis as informações que ele queria. Kellerman vê Lewis no bar, mas este foge. A idéia de Pembleton dá certo e o garoto entrega os outros.

91."Lies and Other Truths" (06/03/98) roteiro de Noel Behn e dirigido por Nick Gomez.
gs: John Glover ( Nelson Broyles ), Alan Campbell ( Asst. Director of Health, Jesse Randolph ), Monica Trombetta ( Janine ), Julie Simone Robb ( Ava Dietz ), Brigid Cleary ( Delphine Akton ), Jay Harris ( Judge Ablow ), Ed Johnson ( Jerome Optner ), Jerry Lyden Sam Dunn ), Kevin Murray ( Frederick Mapes ), Jonathan Orcutt ( Stephen Zaymore ), Rhonda Overby ( Dawn Daniels ), Doug Roberts ( Donald Tochterhagen ), Sherman Roberts ( Millard Pruit ), Becky Woodley ( Lynn Judson)

rc: Rogers, Scheiner

Um homem que havia bebido um pouco está dirigindo com a esposa ao lado, ultrapassa rapidamente um caminhão do estado; o motorista do caminhão com raiva do homem bate no carro e os dois morrem e a esposa fica em um estado delicado. Kellerman e Munch investigam o caso. Falsone se prepara para a audiência final, dando um jeito no visual. Enquanto isso, os outros detetives investigam a morte de um homem que fez um telefonema do caixão onde estava quando foi enterrado vivo. O caixão foi enterrado no pátio de uma antiga escolde espiões. A vítima poderia ter saído viva se a tampa não estivesse sabotada para quebrar. No caso da batida, o chefe de Cox quer que ela verifique os resultados do exame de nível de álcool no sangue do motorista do caso para preservar o estado de um processo. Um velho amigo russo de Gee dá informação que leva os detetives a descobrirem um grupo de homens que não puderam er espiões - os Filhos Silenciosos. Cox pede conselhos a Gee sobre deixar vazar informações à imprensa. Falsone perde a batalha pela custódia. Cox é chamada para comparecer diante do diretor de Saúde & Serviços Humanos; como ele não aparece, a própria secretária dele dá o recado: Julianna Cox está dispensada de seus serviços como chefe do IML. O filho silencioso fugitivo aparece no esquadrão, vestido com dinamite. Bayliss fala com ele na caixa. Julianna pega a estrada.

92."Pit Bull Sessions" (13/03/98) roteiro de Sean Whitesell e dirigido por Barbara Kopple.
gs: Paul Giamatti ( Henry Tjarks ), Laurie Kennedy ( Felicity Weaver ), ( Tony ), Kevin Grantz ( Stanley Bradshaw ), Gwen Murray ( Clerk ), Wendell Neal Jr. ( Maurice ), Andy Rapoport ( Butchie Weeks )

rc: Stivers, Scheiner, Salerno, Westby, Naomi

Pembleton e Falsone investigam a morte de um senhor que pode ter sido morto por pit bulls pertencentes a seu neto. Os outros detetives estão no Waterfront e contam histórias sobre os crimes idiotas que eles resolveram. O juiz que está com o caso da morte de Mahoney decide que não há evidências suficientes e manda o caso para o júri. Kellerman suspeita que ele esteja sujo e tenta ir ver o juiz.

93."Mercy" (20/02/98) roteiro de Eric Overmyer e dirigido por Alan Taylor.
gs: Alfre Woodard ( Dr. Roxanne Turner ), Kathryn Kelley ( Donna McCord ), E. Dawn Samuel ( Alberta Wells ), Rick Warner ( Judge Gibbons ), Paula Gruskiewicz ( Pricilla Owens ), Christopher Kadish ( Lindsay Schell ), Bonnie Webster ( Siobhan Burns ), Geoff Wilner ( Dr. Henry Sutter )

rc: Stivers, Billie Lou, Dyer, Naomi

A Homicídios é chamada quando uma mulher suspeita que a Dr. Turner, ao ajudar seu irmão a não ter muita dor devido a seu câncer de cólon, injetou uma dose letal de morfina. Outros membros da família estão confortáveis com a maneira como ele morreu. Pembleton e Bayloss investigam se foi assassinato ou compaixão. Ballard e Gharty acham os seus caipiras num shopping da cidade, onde Gharty levou Ballard para ajudá-lo a comprar um presente. Stivers e Falsone pegam um caso onde uma colegial e o dono de uma pizzaria foram assassinados durante a inauguração da mesma. Kellerman confronta o juíz Gibbons e grava a sua conversa sobre o erro que cometeu ao passar para o júri. Ballard e Gharty vão atrás dos caipiras e depois confrontam a mãe deles. Gee conversa com Stivers e Falsone sobre o primeiro caso deles com a morte de uma criança. A investigação de Pembleton e Bayliss sobre as práticas da doutora Turner que um dos pacientes dela nem ao menos tem família para falar por ele. Kellerman toca a fita de sua conversa com o juíz para Lewis. Gharty dá um presente à Billie Lou, a "barman" do Waterfront. Bayliss quebra a cara quando Pembleton põe a doutora na caixa.

94."Abduction" (27/03/98) roteiro de Julie Martin & Anya Epstein e dirigido por Kenneth Fink.
gs: Robert John Burke ( Jeffrey Andrews ), Elizabeth Marvel ( Amy Marshall ), Bray Poor ( David Marshall ), Amelia Campbell ( Sandy Reynolds ), Monica Trombetta ( Janine ), Prudence Barry ( Amelia Owings ), Andrea Hatfield ( Connie Sebastian ), Lauren Hulsey ( Amber ), Eric Lucas ( Simon Harper ), Michael Ornstein ( Detective Bonaventura ), Ray Anthony Thomas ( Detective Johnson )

rc: Stivers, Jasper, Barnfather, Gaffney, Lausanne

Um menino de quatro anos é seqüestrado enquanto estava no carrossel em um parque de diversões sob a supervisão de sua mãe. A unidade de Homicídios, que trabalha nas investigações de seqüestros de crianças, é chamada e Falsone é o primário. O pai tem um álibi consistente e os detetives passam a procurar os pedófilos conhecidos da redondeza e depois eles recebem uma denúncia de um possível seqüestrador. Como isso não dá em nada, eles começam novamente. O apresentador de um programa de fama naciona, o This Weeks Wanted, opina que eles podem hipnotizar a garotinha que estava no cavalo perto daquele em que o menino estava. A hipnose revela parte do número da placa de carro onde o menino foi colocado. Ballard e Stivers discutem sobre maternidade e Falsone vai ver seu filhinho.

95."Full Court Press" (03/04/98) roteiro de Philip B. Epstein e dirigido por Clark Johnson
gs: Steve Burns ( David Tarnofski ), Reg E. Cathey ( Bernard Weeks ), Victor Bevine ( Officer Lester Sanders ), Stan Brown ( Rick Janka ), Gregory Michael Cooke ( FBI Agent Bauer ), Mary Ellen Nestor ( Claudia Owens ), Steve Watson ( Mark McCarron )

rc: Stivers, Barnfather, Westby, Dyer, Salerno

Munch e Gharty investigam a morte de um atleta do colegial que aparenta ter tudo a seu lado. Pembleton e Bayliss tem apenas uma pista do principal suspeito: o número de um pager; entretanto, Bayliss tem um plano que pode ajudar a capturar o suspeito. Kellerman e Ballard pegam a morte de um traficante e Kellerman não está muito entusiasmado para trabalhar nesse caso. A vítima é um dos homens de Georgia Rae e há mais quatro outros assassinatos sem solução nas últimas duas semanas nos quais as vítimas também eram membros da organização de Mahoney. Pembleton e Bayliss pegam o suspeito errado, mas este carregava 200 quilos de narcóticos e consegue uma recomendação deles. Enquanto isso, Lewis mantém alguns membros da organização sob vigilância, usando as informações obtidas com Falsone. Kellerman recebe boas notícias do FBI quando vai mostrar a fita que gravou da conversa com Gibbons, já que esta não será necessária (eles já tem um caso contra o juíz). Os corpos da organização de Mahoney já são em conta de 10 e Lewis está perto da cena deste crime.

96."Strangled, Not Stirred" (10/04/98) roteiro de Linda McGibney e dirigido por Jay Tobias.
gs: Francie Swift ( Helen Montgomery ), Jack Gwaltney ( Nick Montgomery ), Victor Bevine ( Officer Lester Sanders ), Dori Legg ( Lisa Elliot ), Mark Frost Bernier ( Ray Davis ), Kevin Donnelly ( Ben Elliot ), Rick Hammerly ( Boyd Sheppard ), Jon Orofino ( Officer (Harry) Hoskins ), Rhonda Overby ( Dawn Daniels ), Portia Thomas ( Jennifer Gerrick ), Alexis Patton ( Phoebe Ware )

rc: Stivers, Danvers, Dyer, Lausanne, Judy, Naomi

Ballard e Gharty investigam as mortes de duas mulheres solteiras que tomaram alguns drinks com um casal. As vítimas tinham levado choque e então estranguladas. Os outros recebem um informação detalhada que os ajuda a fechar os tiroteios da organização de Mahoney. Seu informante é Lewis, que tem uma audiência para voltar. Ballard e Gharty põe o suspeito na caixa e ele diz que foi quem deu o choque nas vítimas, mas sua mulher foi quem na verdade estrangulou. Ballard está cética quanto a participação da mulher, mas a evidência aponta para o casal.

97."Secrets" (17/04/98) roteiro de Yaphet Kotto e dirigido por Ed Bianchi
gs: Remak Ramsay ( Remington Hill ), Laurie Kennedy ( Felicity Weaver ), Chris Paulk ( Brenner Jones ), Rick Warner ( Judge Gibbons ), Helen Hedman ( Jessie Metzger ), Ava Lenet ( Alden ), James Slaughter ( Gregory Dalton ), Georgia Strauss ( Margaret Gurman ), Dave Trovato ( Officer Graul )

rc: Danvers, Stivers, Dyer, Gaffney, Westby, Jasper, Lausanne, Rogers, Scheiner

Ballard e Munch pegam um caso envolvendo a morte de um proeminente empresário. Pembleton e Bayliss pegam um caso similar. Ambas mortes aparentam ser suicídios, mas os detetives começam suas investigações e os fatos revelam algo diferente. Lewis comparece a sua audiência disciplinar e recebe sua punição, volta para o seu trabalho na Homicídios. Falsone e Lewis investigam outra morte da organização Mahoney. A situação dentro da organização Mahoney pode estar perdendo o controle quando começa o julgamento civil. O juíz dissolve a ação, como ele tinha dito a Kellerman que faria. Kellerman discute com ele depois da audiência sobre a investigação na frente de várais testemunhas. Bayliss janta com Ballard e revela alguns de seus segredos.

98. "Finnegan's Wake" (24/04/98) roteiro de David Mills e dirigido por Steve Buscemi.
gs: Charles Durning ( Thomas Finnegan ), Bronson Dudley ( William Devlin ), Robert Carlson ( Officer Byron Denys ), Terrence Currier ( Charles Devlin ), Ann Guilford-Grey ( Gloria Finnegan ), Charles Wilkinson ( Diving Captain )

rc: Stivers, Westby

Bayliss tem de novo um sonho sobre o caso de Adena Watson, um de seus casos que permanece sem solução. Um homen idoso vai a Homicídios confessar a Bayliss que seu pai cometeu assassinato 66 anos atrás. Falsone pega o caso, o único arquivo do caso está perdido e acham-no com um detetive da homicídios já aposentado, Thomas Finnegan. Gee deixa que Finnegan participe da investigação. Eles poderiam fechar o caso fazendo perguntas ao velhinho para recuperar a arma. Falsone, Finnegan Lewis e Kellerman comemoram a vitória quando Bayliss pensa no caso Adena Watson.

99. "Fallen Heroes (1)" (01/05/98) roteiro de Lois Johnson e dirigido por Kathryn Bigelow.
gs: Mekhi Phifer ( Junior Bunk ), Rick Warner ( Judge Gibbons ), Kevin Corrigan ( Carl Curtis ), Genia Morgan ( Nessa Jackson ), Jefferson A. Russell ( Eugene Richmond ), James Delaney Turner ( Walter McMillan ), Gregory Michael Cooke ( FBI Agent Bauer (uncredited) ## )

rc: Stivers, Billie Lou, Barnfather, Dyer, Naomi

O juíz Gibbons foi esfaqueado. No caminho para a cena, Bayliss e Pembleton falam sobre o livro que Bayliss está lendo, Pembleton imagina se alguém poderia algum dia escrever sobre a sua unidade de Homicídios. Um oficial que está em período de experiência em um tiroteio de uma perseguição. O FBI envolve-se na investigação da morte de Gibbons. O agente Bauer diz a Bayliss que a discussão de Kellerman com o juiz pode ter causado a morte deste. Ele quer Kellerman fora do caso. Uma impressão digital na cena do crime da morte de Gibbons aponta para o filho de Georgia Rae, Júnior Bunk. Falsone e Stivers pegam uma direção no caso do tiroteio do oficial. Quando Júnior Bunk é trazido para interrogatório, ele observa uma arma ser posta em uma gaveta. Pembleton e Bayliss põe Júnior na caixa e não conseguem mais intimidá-los. Enquanto esoeram que seja transfirido para a central, Kellerman, Lewis e Gharty importunam Júnior. Com uma das mãos libertas para fazer um telefonema, Júnior pega a arma da mesa e começa atirar. Gharty, Ballard e três policiais uniformizados são atingidos. Júnior é morto pelo fogo cruzado das armas de Gee, Bayliss, Pembleton, Lewis e Kellerman. Ballard e Gharty vão para a cirurgia enquanto uma guerra é declarada entre o Departamento de Polícia de Baltimore e a Organização de Mahoney.

100. "Fallen Heroes (2)" (08/05/98) roteiro de Joy Lusco e dirigido por Kathryn Bigelow.
gs: Jon Orofino ( Officer (Harry) Hoskins ), Dave Trovato ( Officer Graul ), Anthony Agnew ( Driver ), Jacqui Allen ( Susan Tobler ), Nat Benchley ( Bartender ), David Boykins ( Adrian Kenner ), Bruce Elliott ( Cyrus Sink ), Tony Hill ( Willard Fanning ), Karen Kirschenbauer ( Virginia Bayliss ), William J. McKeon III ( Man ), Rhonda Overby ( Dawn Daniels ), Bernard J. Tarver ( Marcus Wayland ), Mary Agnes Shearon ( Flora Gharty (uncredited) ## )

rc: Stivers, Barnfather, Judy, Mary

A procura por Georgia Rae e a guerra contra a sua organização começam. Stivers, incomodada com toda essa situação, conta a Gee sobre o tiroteio de Luther Mahoney. Ballard e Gharty começam a se recuperar. Uma pista sobre o paradeiro de Georgia Rae é descoberta. Durante a invasão ao prédio, é encontrado o corpo de Georgia Rae e Bayliss leva um tiro que acertaria Pembleton. Gee pede a Pembleton que descubra algo sobre o tiroteio de Mahoney, já que foi o que começou aquilo. Pembleton e Falsone começam com Lewis e depois mudam para Kellerman. A verdade do tiroteio é descoberta e Kellerman chama para si a responsabilidade, Pembleton pede a ele seu distintivo. Para proteger Lewis e Stivers de um processo, Kellerman pede demissão. Sentindo remorso pela hesitação que fez com que Bayliss levasse o tiro em seu lugar e com os planos de Gee de descobrir a verdade sobre o tiroteio de Luther, Pembleton decide que é hora de sair da Homicídios.

1