Homicide.gif (9512 bytes)

7a. TEMPORADA

Exibida nos EUA nos anos de 1998/99

 

101.La Famiglia" (25/09/98) roteiro de Tom Fontana e dirigido por Nick Gomez.
gs: Irma St. Paule ( Rosina Giardello ), Delaney Williams ( Joey Grimaldi ), Victor Bevine ( Officer Lester Sanders ), Donna Marrazzo ( Carol Aquino ), Barbara Samaras ( Diane Panepento ), Dawn Spinella ( Mary Lynn Roletta ), Mary Agnes Shearon ( Flora Gharty (uncredited) )

rc: Danvers, Billie Lou, Rogers, Naomi

Bayliss volta ao trabalho e descobre que os chefes renovaram a sala do esquadrão numa tentativa de fazer com que todos esqueçam a tragédia de maio. Gharty e Ballard também retornam e Ballard debate sobre se ela poderia pedir a Falsone que fosse com ela à festa do Alojamento. A nova detetive, Rene Sheppard, conta a ela para fazê-lo. Agarrando a oportunidade, Lewis pede a Sheppard que vá à festa com ele, o que dá entender que ele se separou da esposa. Enquanto isso, Falsone especula se ele pode pedir a Sheppard a ir com ele a festa. O primeiro caso que Bayliss pega, agora com Munch como parceiro, envolve um corpo esquartejado de Angelo Faltislo, um amigo do primo de Gee, Mario Giardello. O caso de Stivers e Falson é parecido: Leo Grimaldi, outro amigo de Mario, também é achado morto. quando Gee vai conversar com seu primo Mario, ele acha o corpo deste do mesmo jeito que os outros. O filho afastado de Gee, Mike Giardello, um agente do FBI no Arizona, volta para o funeral. Mike pede a Falsone se ele pode ajudar nas investigações. Mike descobre um velho segredo de família que é a chave para os assassinatos, uma das chaves acabou de sair da prisão. A vigilância de Mike sob a decendência da chave revela que eles estão envolvidos e presos. Entretanto, mesmo com a evidência, ninguém fala; Danvers pode apenas assegurar que dois dos três assassinatos podem ser fechados, o caso Giardello continua aberto. Mike e Gee tentam diminuir a distância de seu relacionamento e Mike decide pedir ao FBI uma transferência para ele poder voltar a Baltimore.

102."Brotherly Love" (16/10/98) roteiro de Julie Martin e dirigido por Peter Medak.
gs: Anthony Joseph "Joe" Perry ( Det. Joe Landrewsky ), Mitchell Lichtenstein ( Adam Ralston ), Zach Cregger ( Dean Stamper ), Phyllis Somerville ( Faye Ann Ralston ), Karen Carbone ( Angela Soames ), Colleen Delany ( Susan Dehen ), Amy McWilliams ( Lisa Shriver ), Phil Sawicki ( Paul Harris )

rc: Jasper, Gaffney, Lausanne

Sheppard e Lewis investigam a morte de um homem que tem um irmão gêmeo. Gharty fala sobre querer viver a sua vida; ele e Ballard vão ao hospital para investigar a morte de um adolescente. Bayliss fica interessado em Sheppard; depois ele recebe um conselho de Stivers que diz a ele para ficar na fila atrás de Lewis e Falsone. Lewis e Sheppard entrevistam o gêmeo que está vivo e a mãe; ela confirma a história dele e eles tentam implicar a namorada do gêmeo morto. Enquanto isso, o amigo do adolescente do cas ode Ballard e Gharty confessa que seu amigo não foi atingido em Baltimore e sim em DC; ele trouxe seu amigo de volta para Baltimore para que os pais dele não os matassem por comprar drogas em DC. Gee espera que o caso vá para DC. Mike Giardello solicita a sua tranferência do FBI, mas a única abertura que eles têm é através de ligações com o Departamento de Polícia. Ele tem um Gaffney, que está tão aberto a idéia, ele não vê a hora de contar a Al. Isso é algo que terá que esperar o momento certo para fazer. Ballard e Gharty não conseguem tranferir seu caso para DC; em lugar disso, um policial de DC, Landrewsky, junta-se a investigação deles - embora o amigo da vítima tenha dado pouco para eles continuarem. Lewis e Sheppard trabalham para que o gêmeo sobrevivente e a mãe tentem e fechem o caso. Mike e seu pai discutem o seu novo relacionamento profissional. Ballars, Gharty Landrewsky e sua testemunha dirigem por DC, esperando trazer a memória da testemunha de volta, sem sucesso. Gharty menciona que ele perdeu Flora. Mike se muda para seu novo local de trabalho.

103."Just an Old Fashioned Love Song" (23/10/98) roteiro de Eric Overmyer e dirigido por Leslie Libman & Larry Williams.
gs: O.L. Duke ( Alvin Taylor ), Maria Broom ( Suzanne Taylor ), Carlos Juan Gonzalez ( Max Silva ), Paul Morella ( Lee Morganstern ), Amen Ra ( Lemonhead Boggs ), Nick Sanzo ( Roger ), Wendy Grantham ( Carrie Coleman (uncredited) ), Susan Rollman ( Gina Tindeco (uncredited) ), Shawn Woodyard ( Lon Whitecastle (uncredited) )

rc: Danvers, Billie Lou, Rogers (uncredited), Naomi

Mike e Ballard investigam um tiroteio na casa de um proeminete médico esportivo e sua mulher, uma demartologista. O médico(que fora ferido) não acreditava que a finada fosse sua cunhada (supostamente uma ladra). Munch compete com o IRS; seus sócios de Waterfront querem que ele tenha certeza de que seu primo, o contador deles, pagou os impostos. O Waterfront precisa de um empréstimo para pagar algumas contas. Gharty tira seu dia de folga para cuidar de assuntos pessoais, como a sua recente separação de Flora. Munch tem sua audiência com o IRS; ele deve U$ 30.000 em impostos atrasados. Bayliss e Sheppard discutem sobre a sexualidade dele e a possibilidade de um encontro. Falsone leva Mike e Ballard para encontrarem um velho lutador que conheceia o doutor. Ballard fica excitada enquanto vê Falsone treinar boxe no ringue. Mike e a investigação os levam de volta para a casa do médico, onde sua mulher pode ser culpada de conspiração para cometer homicídio. Gharty para no Waterfront para saber se Billie Lou está disponível.

104."The Twenty Percent Solution" (30/10/98) roteiro de David Simon e dirigido por Clark Johnson.
gs: Patti D'Arbanville ( Darlene Everett ), Tom Atkins ( Grenville Rawlins ), Joseph Urla ( Jake Benedek ), Carla Bianchi ( Claudette ), Kevin Jeffrey Cameron ( Tony Barger ), Patricia Coleman ( Jury Forewoman ), Dan Delafield ( Trooper Groves ), Helen Mitchell ( Juror Six )

rc: Griscom, Barnfather, Danvers, Russom

Uma mulher leva à Homicídios uma fita de vídeo com uma declaração de seu marido escritor de mistério que seu agente literário é responsável pelo seu assassinato. Ballard e Gharty pegam o caso, só que não há corpo ou cena do crime. Enquanto isso, Bayliss e Munch investigam a morte de uma senhora de idade que ocorreu durante um ... Munch preferiria partir para seu fim de semana de rendezvous com Billie Lou. A investigação de Ballard e Gharty torna-se uma realidade quando eles encontram evidência no escritório do escritor de que um crime foi cometido. Um mandado de prisão para o agente literário e seu cúmplice é expedido, embora Danvers não possa garantir uma condenação. Falsone pergunta a Ballard se ela gostaria de sair no sábado à noite; bem na hora em que o júri volta. Um jurado assegura que a justiça está feita.

105."Red, Red Wine" (06/11/98) roteiro de Sara B. Charno e dirigido por Ed Bianchi.
gs: Pat Hingle ( Wally Flynn ), Charlie Deppish ( Gerald Alberto ), Olivia Birkelund ( FBI Special Agent Myra Seeling ), Rhonda Overby ( Dawn Daniels ), Juliet Vacirca Brown ( Evelyn Richardson ), Gary Wheeler ( Dr. Brian Harbison ), Greg Wood ( FBI Special Agent Gary Thomas )

rc: Griscom, Billie Lou, Lasaunne, Naomi

Ballard fica aborrecida quando ela descobre que o encontro dela com Falsone é ao redor da sala do esquadrão. Munch tem uma consulta com o médico sobre o qual ele não quer falar. Dr. Griscom liga para a Homicídios quando ele vê um certo número de mortes causadas por um veneno chamado fosfosina. O FBI entra no caso dos envenenamentos e eles põe Mike de serviço; eles consideram isso um ato de terrorismo doméstico. Uma das vítimas era um padre; os outros dois eram seus párocos. Gharty suspeita do vinho da comunhão. Seguindo essa idéia, as garrafas de vinho são coletadas das igrejas da cidade. Um buraco de agulha é encontrado em uma das rolhas. Uma solicitação da cidade a todos os lugares que o vinho pode ser comprado é expedida. Gee discorda com o FBI de não divulgar a informação ao público. Através de um vazamento interno, a mídia está alerta e avisa o públoco, espalhando o caos. Mike suspeita que quem contou à mídia foi seu pai e Gee não desmente. Invesitgações posteriores levam a uma entrega de fosfosina em uma das garrafas era pretensamente perigoso e descartado, o motorista da entrega (Bayliss e Sheppard encontraram-no) é preso.

106."Wanted Dead or Alive (1)" (13/11/98) roteiro de James Yoshimura e dirigido por Robert Harmon
gs: Chris Meloni ( Dennis Knoll ), Suzanne Grover ( Angie Scales ), Kris Arnold ( P.J. Johnson ), Vic Noto ( Jerry Litche ), Michaeleen O'Neil ( Bobbi Bridger (uncredited) ), Marilyn Bennett ( Ceily Errico (uncredited) ), Conrad Karlson ( Charles Bassett (uncredited) ), Rico Rosetti ( Joe Errico (uncredited) ), David Simon ( Suspect (cameo) )

rc: Griscom, Gaffney, Danvers, Salerno, Scheiner, Judy

Caçadores de recompensa atiram, matando o homem errado, quando entram em um prédio onde o fugitivo deles - um homem chamado Joe Errico - levou um tiro deles e depois fugiu. Gharty tem vagas lembranças de ter bebido na noite anterior. Falsone e Stivers pegam o caso dos caçadores de recompensa. Sheppard, enquanto nos seus dias na unidade de Fugitivos, fez acordo com o chefe dos caçadores. Gaffney para Gee e Mike em seu caminho, Baltimo magazine quer fazer uma reportagem de pai e filho, usando o caso do vinho como foco principal. Gee não está interessado, ainda mais com o uso do caso do vinho. Gharty esforça-se por tentar reconstruir os eventos da noite anterior. Munch está aborrecido por causa das histórias de Gharty sobre o Vietnã e começa a aparecer uma competição etre os dois por causa de Billie Lou. O caçador P.J Johnson, que é identificado como quem atirou, é acusado e algemado. Em uma hora a sua fiança é estipulada. Ironicamente, no dia seguinte ele paga a fiança. Os outros caçadores de recompensa juntam-se aos detetives de homicídios na sua tentativa de localizar o alvo original, Joe Errico, suspeitam que PJ ainda está indo atrás. Quando Mike e Lewis e o caçador Lichte estão perseguindo os suspeitos, eles colidem com um velho casal. PJ pára sua perseguição para oferecer ajuda quando Errico foge. Lewis aparenta estar muito ferido.

107."Wanted Dead or Alive (2)" (20/11/98) roteiro de Anya Epstein e dirigido por Robert Harmon.
gs: Chris Meloni ( Dennis Knoll ), Steve Ryan ( Unknown ), Kris Arnold ( P.J. Johnson ), Marilyn Bennett ( Ceily Errico ), Conrad Karlson ( Charles Bassett ), Rico Rosetti ( Joe Errico )

rc: Gaffney, Danvers, Naomi

Lewis é levado para o hospital conforme o passageiro do carro em que Mike bateu. Gharty está divagando sobre mulheres e finanças porque ele, Flora e seus advogados estão trabalhando nos detalhes financeiros do divórcio. Gee e Mike não estão interessados na cooperação dos caçadores de recompensa, mas Knoll é o único que pode conseguir informações de onde está Errico na casa da mãe de Errico. Ela prometeu a ele avisar quando seu filho ligar. Joe Errico está no sul de Miami. Knoll oferece pagar as despesas dos detetives para irem a Miani e trabalharem com ele, mas Gee não aceita e manda seus detetives separadamente. Em Miami, Bayliss e Mike trabalham com Knoll para capturar Errico. Knoll oferece de dividir a recompensa dos caçadores com os detetives e estes recusam. Mike decide que o melhor uso para a recompensa é poderia ser para o homem cuja mulher morreu dos ferimentos do acidente de carro.

108."Kellerman, P.I. (1)" (04/12/98) roteiro de Joy Lusco e dirigido por Kenneth Fink.
gs: Jena Malone ( Debbie Straub ), Chris Gunn ( Craig Halpern ), Kristen Nicole Brennan ( Leanne Kirby ), Yvonne Erickson ( Gina Straub ), Quinn Hanchette ( Manager ), Timothy Hayes Lynch ( Sam Straub ), Kimberley Perfetto ( Shannon Parker ), Richard Pilcher ( Sgt. Mark Deutch ), Kerri Rambow ( Vanessa Warren ), Kimberly Schraf ( Charlotte Halpern ), Lynn Schrichte ( Judge Andrea Andrews (uncredited) )

rc: Griscom, Danvers, Kellerman, Judy

A nova profissão de Mike Kellerman é de detetive particular, onde a maior parte do trabalho envolve pegar cônjuges que traem. Falsone e Stivers pegam um caso em que um neném recém-nascido é encontrado sepultado atrás de um motel. Um jovem casal registrou-se no quarto onde o neném nasceu. O quarto foi pago pelo cartão de crédito da garota. Quando eles localizam a garota na casa de seus pais, ela desfalece e é levada ao hospital. O garoto, Craig, também é localizado. Os dois dizem que o bebê nasceu morto; entretanto, a autópsia revela que o bebê respirou depois de nascer, então trata'se de um homicídio. Falsone nota que dos dois apenas o garoto parece ter compaixão do bebê. Kellerman encontra Sheppard para uma bebida e tenta perguntar a ela sobre o caso de Falsone, depois ele pergunta perto do esquadrão. Kellerman é contratado para fazer a sua própria investigação pelos advogados de defesa da garota. Gee ordena que Falsone e Stivers encontrem evidência antes que Kellerman encontre alguma coisa. Kellerman aconselha seus clientes que sua filha tem que fazer um acordo que entregue seu namorado. Eles sabem que ela não o fará, então pedem a ele que tente assustá-la para fazerem o acordo. Os garotos permanecem fiéis a sua história. Danvers quer acusar de homicídio casual. Enquanto o júri está fora, Kellerman recomenda a seus cliente a não pagar a fiança, deixá-la sentir o gostinho da prisão e talvez ela faça um acordo. O grande júri permite a ausação e a fiança não é paga, o garoto e a garota vão para a cadeia. Pouco tempo depois de ser posta na cela, a garota chama os pais pedindo que saia dali e dizendo que o namorado foi o único a matar aquilo.

109."Kellerman, P.I. (2)" (11/12/98) roteiro de Sean Whitesell e dirigido por Jay Tobias.
gs: Jena Malone ( Debbie Straub ), Chris Gunn ( Craig Halpern ), Sarita Choudhury ( Dr. Kalyani (ME) ), Monica Trombetta ( Janine ), Marilyn Hausfeld ( Deborah Strauss ), Kerri Rambow ( Vanessa Warren ), Kimberly Schraf ( Charlotte Halpern ), Alex Webb ( Glenn Nellis )

rc: Kellerman, Danvers, Naomi

Debbie Straub assina o pedido de acordo, apontando Craig como o assassino do bebê. Falsone quer mais tempo para trabalhar no caso. Danvers lembra a Kellerman que houve tempo em que a verdade valia mais que o seu cheque de pagamento. Gharty sai quando Sheppard e Mike fazem muitas perguntas sobre a saída de Kellerman da Homicídios. Kellerman aparenta estar fazendo a coisa certa, mas não passa nada para ninguém que poderia fazer alguma coisa com isso. Craig acredita que Debbie não o trairá e ele não tem planos para provar a sua inocência. Ballard procura por alguém que jante com ela quando Falsone deixa um bilhete que não poderá ir com ela. Quando ela o vê no Waterfront depois, ela o deixa saber como se sente sobre seu método de comunicação. O caso vai a julgamento, Debbie testemunha que Craig matou o bebê; com nenhuma evidência do contrário, o júri condena Craig. Falsone fala com Craig sobre o que realmente aconteceu; entretanto, isso não servirá porque quando chega a manhã, Craig enforca-se. Depois, Falsone recebe uma fita "anônima" com mensagens de Debbie para Craig; infelizmente, Danvers diz que a informação não poderá ser usada para nada favorável a eles do jeito que o caso está. Kellerman e Falsone fazem as pazes entre os dois.

110."Shades of Gray" (08/01/99) roteiro de T. J. English e dirigido por Adam Bernstein
gs: Corey Parker Robinson ( Unknown ), Marco St. John ( Bus Driver ), Sean Whitesell ( Dr. Eli Devilbliss ), Sheila Hennessey ( Arlene McCusker ), Chuck Jeffreys ( Desmond Clements ), Jeff Mandon ( Officer Fred Hellriegel ), Sandra Reeves-Phillips ( Eunetta Bryce ), Jaki Terry ( Marletta Manley )

rc: Jasper, Barnfather

Um motorista branco de ônibus atropela uma mulher negra, começando uma confusão. O motorista é morto e um pouco mais adiante da confusão outro corpo é achado. Mike e Gharty cuidam da morte do motorista enquanto Lewis e Sheppard cuidam do outro corpo. Lewis encontra uma pista na cena, um botão que caiu de um uniforme de polícia. Gharty e Mike discutem se a raça motivou a surra que matou o motorista; Mike suspeita que o incidente não foi motivado por questões raciais. Os passageiros do ônibus são entrevistados para descobrirem o que sabem. Lewis e Sheppard aproximam-se de uma casa procurando por testemunhas. Para seu problema, Sheppard apanha o seu suspeito, mas perde a sua arma e bate muito nela. Ballard é chamada novamente de suas férias. Lewis dá ordens aos moradores da "Pequena Jamaica"; ele quer que a arma de Sheppard volte naquela noite. A testemunha de Sheppard identifica Hellrieger como o assassino e o homem que bateu no motorista até a morte também é identificado. A arma retorna.

111."Bones of Contention" (15/01/99) roteiro de Jason Yoshimura e dirigido por Brad Anderson
gs: Skip Sudduth ( Mancini ), Rocco Sisto ( Sykes ), Denise Diggs ( Lynda Lusko ), Kara Jackson ( Tina Reeves ), Beau James ( Detective Higby ), Richard Lanham ( Himself ), Megan Morgan ( Carla Reeves )

rc: Griscom, Dyer, Billie Lou, Danvers

Um corpo enterrado há uns 6-20 anos é descoberto em um canteiro de obra. Munch e Lewis começam a trabalhar para resolver esse velho crime. O relacionamento de Falsone e Ballard esquenta e esse fato começa a aparecer para seus parceiros. Sheppard volta ao trabalho, mas fica chateada quando Gee a manda trabalhar na parte administrativa. Gharty conta a Billie Lou que irá assistir ao seu conceto de baixo. Munch e Lewis com ajuda do legista e de Mike identifica o corpo e eles começam a montar o que aconteceu a ela. Gee dá ordens à Ballard e Falsone: eles têm que esquecer isso para continuarem trabalhar no mesmo turno; eles concordam.

112."The Same Coin" (29/01/99) roteiro de Sharon Guskin e dirigido por Lisa Cholodenko.
gs: Sarita Choudhury ( Dr. Kalyani (ME) ), Margo Martindale ( Unknown ), James A. Howard ( Walt Drummond (uncredited) ), Justin David Fair ( Petey Rapallo ), Bridget Gethins ( Mother ), Michael Thornton ( Sergeant Nagel )

rc: Griscom, Billie Lou, Salerno, Judy

Gharty tem um flashback do Vietnã. Sheppard é colocada novamente em rodízio. Lewis pede a Falsone para fechar caso, pois Lewis ainda está inseguro sobre a habilidade de Sheppard em voltar às ruas na parte da cidade de onde veio a chamada. Munch e Mike trabalham em um caso onde a vítima foi atropelada. Um dos pertences da vítima é uma faca que tem algum significado para Gharty, que mais tarde reconhece a tatuagem encontrada na vítima. Sheppard discorda de Lewis sobre o fechamento do caso. Ela e Stivers conversam. Depois Stivers trabalhando com Falsone, ve quando ele agride uma testemunha potencial. Munch e Mike encontram o veículo do acidente, SUV alugado, cujo locador alega que nada sabe sobre o incidente e diz ter preenchido uma queixa de roubo do veículo. Munch puxa a ficha da vítima que está relacionada com a de Gharty. Munch começa a expôr suas dúvidas aos outros detetives sobre a experiência de Gharty no Vietnã porque a ficha diz-lhe que Gharty não teve uma dispensa honrosa. Um rapaz, que tinha roubado o SUV chega com sua mãe pedindo desculpas pelo acidente. Quando Ballard pergunta a Gharty sobre o Vietnã e menciona o nome de Munch, Gharty vai ao Waterfront para discutir com Munch.

113."Homicide.com" (05/02/99) roteiro de Sara B. Charno e dirigido por Jay Tobias.
gs: Michael Ornstein ( Det. Tony Bonaventura ), Murphy Guyer ( Det. 'LZ' Austin ), Rhonda Overby ( Dawn Daniels ), Benjamin Busch ( Luke "Lemmy Caution" Ryland ), William Cote ( Officer Keane ), Sandra Gwynn ( Andrea Ronsall ), David Laundra ( Myron Banks ), Colynne Manning ( Melissa Chambers )

rc: Griscom, Barnfather, Daniels

A Internet é o palco para um assassinato ritual, que foi representado. O corpo é encontrado na manhã seguinte e Sheppard atende a chamada, seu primeiro caso desde a surra. Como Lewis não consegue ser achado, ela trabalha com Bayliss. Os detetives Bonaventura e Austin do segundo turno tomam conhecimento do caso do turno da manhã. Parece que a vítima no caso de Sheppard era uma testemunha que eles tinham entrevistado no dia anterior sobre um susposto assassinato virtual. Os detetives são informados sobre outro assasinato cuja hora da morte é meia-noite. Os detetives tenatam juntas as pistas, mas nada surge e eles têm que esperar até que o elenco virtual comece antes deles poderem seguir a pista do assassino. Eles têm sucesso, mas quando chegam à cena, o assassino tinha deixado uma mensagem no computador : "Ha! Ha! Seus idiotas". Barnfather quer que Bayliss seja o primário do caso se nada mudar logo. Sheppard conecta-se para achar o assassino. Ele avisa outro assassinato para ir ao www.inplainsite.com, no que se torna uma corrida virtual para Bayliss. A peça virtual começa, rastreiam o sinal do telefone celular do assassino e ele é preso.

114."A Case of Do or Die" (12/02/99) roteiro de Anya Epstein e dirigido por Tim Van Patten
gs: Dan Futterman ( Marcus Hume ), Sarita Choudhury ( Dr. Kalyani (ME) ), Amy Ryan ( Erika Cullen ), David Wiater ( Charlie Eichhorn ), Wallace Shawn ( Frank Hopper ), Michael Blowen ( Himself ), Matthew Boylan ( Keith McCain ), Robert Carlson ( Officer Byron Denys ), Leo Marks ( Jesse Schotter ), Jon Orofino ( Officer (Harry) Hoskins )

rc: Dyer

Ballard e Bayliss são chamados para a cena da misteriosa morte de uma mulher, cujo corpo é encontrado no fundo de um penhasco de quarenta pés. Essa vítima casaria na manhã seguinte. Os dois detetives trabalham para determinar se a morte foi acidental ou intenciona (assassinato ou suicídio). Enquanto Sheppard e Mike começam a investigar a morte de um patrocinador de cinema, cujo corpo foi descoberto depois que o show terminou e o cinema estava vazio. Mike menciona para Sheppard que sua irmã em breve vai ter um bebê, o que significa Gee em breve será um avô. Sua investigação revela que o patrocinador costumava ser grosseiro e agressivo, o que é mal para os negócios. Quando uma overdose de sedativos é encontrada em seu exame de sangue, os detetives perguntam ao dono do cinema, que estava em litígio com a vítma. Infelizmente, o caso fica irresoluto.

115."Sideshow (2)" (19/02/99) roteiro de David Simon e dirigido por Ed Shernin.
gs: George Hearn ( William Dell ), Julie Nathanson ( Katherine Rainer ), Charles Malik Whitfield ( Walter Boyce ), Jimmy Ray Weeks ( Theodore Dawkins ), Tammy Christine Arnold ( Carla Bernardi ), Adam Grupper ( Ned Burks ), Marcus Giamatti ( Bernard Abrams ), Benjamin Bratt ( Det. Reynaldo "Rey" Curtis ), Jerry Orbach ( Det. Lennie Briscoe ), Sam Waterston ( ADA Jack McCoy )

rc: Barnfather, Danvers

Danvers traz notícias de sua indicação para fazer parte da corte distrital que a investigação de uma oficial do governo chamada Janine McBride continua em Nova Iorque. Seu princial suspeito, Chesley Purcell, está morto e seu atirador, Ned Burks, está nas mãos dos federais. Gee expressa sua raiva com Mike por o FBI saber o que está acontecendo. Burks está querendo imunidade por seu testemunho a Dell (Conselho Independente), mas McCoy e Danvers conseguem uma ordem de que eles têm que estar presentes no interrogatório, mas nem eles nem o Conselho Independete nem eles conseguem nada que possam usar. Enquanto isso, os detetives de Baltimore vão ao lugar de Chesley Purcell e descobrem o nome de um homem na prisão que parece ainda estar comandando a sua organização. Como não há mais vazamento, Mike pede para sair da investigação. Munch e Sheppard fazem perguntas a Walter Boyce, o prisioneiro que ordenou o ataque a McBride. Lewis ainda está preocupado com a capacidade de Sheppard para ir às ruas e Stivers ainda tenta entender as ações de Sheppard durante o incidente em que foi surrada. Boyce é recompensado por alguém com conecção com a Casa Branca. Danvers apela para o juiz fazer a coisa certa e nega a audiência de soltura de Boyce. Walter Dawkins, que está na Casa Branca, nega ter conhecimento de Boyce. Mike descobre informação sobre que McBride, a vítima original do caso, iria ser testemunha no caso de Dell. Quando os fatos se juntam, Danvers e McCoy acreditam que poderão ter Dell para testemunhar no caso. O Conselho Independente tem informação sobre o passado de Danvers e este apela para que Gee e a polícia o ajudem. Para Danvers, isso significa que ele pode perder seu cargo de juíz. Todo o trabalho que os detetives de NY e Baltimore tiveram serviu apenas apra que Dell tivesse a sua testemunha de quem preceissava para continuar a caçar a Administração.

NOTA: esse episódio é continuação do episódio 195 de Lei & Ordem.

116."Truth Will Out" (26/03/99) roteiro de Anya Epstein e dirigido por Keith Samples.
gs: Elizabeth Ashley (Madeleine Pitt ), Brooke Smith ( Josephine Pitt ), Richard Barlow ( Detective Pilsner ), Michael Ford ( Sergeant Roger Fisk ), Seymour Horowitz ( Dr. Mark Harlow )

rc: Griscom, Naomi

Uma mulher procura por Falsone, sabendo que ele solucionou um velho caso, quer que ele procure para ela um caso de 1972. Seus parentes contaram a ela que ela foi responsável pela morte do seu irmão caçula. Apesar de terem passado três anos, a mulher ainda tem dúvidas sobre a história de seus pais. Então Falsone e Stivers reabrem esse caso, que foi fechado por Gee quando ele era um detetive novo. A reabertura do caso faz com que Gee pense que ele pode não ter dado toda a atenção para o caso na época. A investigação deles revela que a mãe usou a filha como bode-expiatório para o seu crime. O caso de Bayliss e Ballard envolve um corpo que levou tiros, mas que na verdade a causa da morte foi overdose de drogas. O sargento (homem) na cena do crime chama a atenção de Bayliss, eles saem para uns drinques. O relacionamento não anda porque Bayliss é o dono do site "In Plain Site". Bayliss começa a sentir a pressão sobre ser diferente e considera o celibato. Ballard pode também fazer a mesma opção quando seu relacionamento com Falsone começa a ficar difícil de manter em segredo.

117."Zen and the Art of Murder" (02/04/99) roteiro de Lloyd e dirigido por Miguel Arteta.
gs: John Benjamin Hickey ( Dennis Kohler ), Terry Alexander ( Homeless Man ), Jon Orofino ( Officer (Harry) Hoskins ), Gil Deeble ( Rupert Dawson ), Cynthia Evans ( Gwyneth Wright ), Nina Hoddruk ( Tina Jeffries ), Chris Leonard ( Bartender ), Scott Longnecker ( Jacko Bragg ), Taunya Martin ( Sasha Williams ), Brian McCarthy ( Brian Bailey ), Willette Thompson ( Coretta Williams )

rc: Griscom, Westby, Danvers

Lewis e Munch começam a investigar a morte de um monge budista que foi surrado até a morte. Lewis não está interessado em trabalhar no caso com Bayliss, quem ele sente poder dicar envolvido emocionalmente. O caso de Ballard e Gharty envolve um homem que levou um tiro na rua; as três que viram o o atirador todos tiveram uma idéia de sua aparência. Como resultado, seu principal suspeito não pode ser achado. Gee pede a ajuda de Bayliss no assassinato do budista e para desânimo de Lewis, Munch abdica sua posição na investigação para Bayliss. Lewis e Bayliss tomam direções diferentes na investigação. A direção de Bayliss leva-o para o homem que cometeu o crime, mas apertando o suspeito, leva-o a uma tiroteio e Bayliss acerta um tiro fatal. Depois Bayliss tenta reconciliar o tiroteio com seus próprios sentimentos sobre ser um budista e ser um policial.

118."Self Defense" (09/04/99) roteiro de Yaphet Kotto e dirigido por Barbara Kopple
gs: Haviland Morris ( Eleanor Burke ), Paul Butler ( Clifford Ramsey ), William G.J. Aylward ( Ezra Greenfield ), Nat Benchley ( Bartender ), Kathleen Goldpaugh ( Cleaning Lady ), Travis Jacobs ( Teenager ), Michael Noel ( Tony )

rc: Griscom, Barnfather, Billie Lou, Salerno, Danvers

No caso de Stivers e Falsone, um homem é encontrado morto por tiros em sua cama, como nenhum sinal de luta. Gee influi Barnfather a achar um caminho para dá-los algum controle acima do FBI, então Falsone e Stivers têm os mesmo problemas que tiveram com o caso de Janine McBride. Barnfather deixa Gee saber que há vagas para o posto de Capitão e que ele pode conseguir o posto. Lewis deixa Ballard acompanhá-lo a um bar, onde ela o acusa de ter medo de trabalhar com mulheres desde o incidente com Sheppard. Enquanto ela o ajuda no início da investigação, Lewis conduz o resto do trabalho para que ele trabalhe sozinho no caso, sem que ela saiba dos detalhes. Enquanto isso, Gharty passa o dia no Waterfront, bebendo e pedindo a mão de Billie Lou. Stivers e Falsone descobrem que a sua vítima teve um mau rompimento com sua ex-mulher Eleanor Burke e ela admite que cometeu o crime; entretanto, como uma assistente da promotoria federal, ela planeja usar a síndrome da esposa espancada como sua defesa que a levará a alegar que foi legítima defesa. Ironicamente, a vítima não apresentou sinal de luta. Falsone segue Ballard, quando ele descobre que ela juntou-se ao time de boliche do IML. O juíz no caso do assassinato sente que ninguém está falando pela vítima. Já que Danvers está fazendo pouco pela acusação, então ele designa uma alta fiança. Danvers pede a Gee que fale com o juiz, pois sabe que o juíz é um velho amigo deles, para ver se ele não o faz mudar de jogada. Gee sabe de onde o juíz é e faz uma parada por lá o que Barnfather pensa não ser politicamente correto para promoção de Gee. Mike revela evidência que estava em sua posse que implica Burke no crime dela, que ele trouxe de volta por causa das pressões que recebia por causa da possível promoção do pai. O caso passa a ser assassinato em segundo grau.

119."Identity Crisis" (30/04/99) roteiro de Willie Reale e dirigido por Joe Berlinger.
gs: Sarita Choudhury ( Dr. Kalyani (ME) ), Edoardo Ballerini ( Selwyn Weatherby ), Rebecca Boyd ( Gail Ingram ), Melanie Vesey ( Patricia Weatherby ), Lonnie Burr ( Strip Club Manager ), Aaron Hearn ( Aaron ), Rodney Holland ( Clayton Mark ), Robert M. Kelly ( Agent Stickly )

rc: Griscom, Billie Lou, Dyer, Lasaunne, Scheiner, Naomi

Falsone e Lewis investigam o assassinato de um homem em seu próprio quintal. O nariz da vítima foi removido de seu corpo. Ballard e Gharty investigam assassinato de um bartender em um clupe de srtip-tease. Averiguando todos os vizinhos, Falsone sente que uma das vizinhas não é o que aparenta ser. Mais tarde, eles entrevistam seu marido, ele tem a mesma sensação. Os médicos legistas batem um recorde de autópsias completas em um dia, mas se encontram com um corpo extra sem identificação. Munch e Bayliss atendem um chamado, mas insiste que eles ainda não podem ir a cena do crime, o problema não é deles. Griscom encontra a cena do crime no freezer do necrotério. Ballard comenta com Gharty que ele poderia considerar parar de beber. A teoria de Falsone sobre os vizinhos da vítima prova ser verdade quando Mike checa o programa de Proteção às Testemunhas. O telefonema de Mike faz a roda girar para fazer com que a família se mude. Falsone e Lewis chegam a tempo de pôr seu suspeito sob custódia e longe dos federais. O suspeito no caso de Ballard e Gharty é um prostituto travesti que não é muito esperto. Gharty decide seguir a sugestão de Ballard de parar de beber por um mês. Mike se sente traído pelo Bureau e a única escolha é a demissão.

120."Lines of Fire" (07/05/99) roteiro de James Yoshimura e dirigido por Kathryn Bigelow.
gs: Ron Eldard ( Emmet Carey ), James McCauley ( Lt. Wennington ), Marianne Hagan ( Lucy Carey ), Jon Garcia ( Uniform ), Matthew Bernard Nuti ( Zack Carey ), Dave Trovato ( Officer Graul ), Shannon Parks ( Maureen Feeney ), Sarah Stusek ( Zoey Carey)

rc: Jasper

Emmet Carey mantém seus dois filhos como reféns na casa da irmã de sua esposa. Ele vê Mike na televisão e decide que vai dalar só com ele e, ocasionalmente, com Gharty que também estava na cena. A esposa também aparece na cena e é parada pela segurança. Seu berro é escutado por Emmet que dá dois tiros para fora da janela que acerta a sua esposa que morre. Mike tem que esconder essa informação deles para que possam continuar a negociar. A crise acaba quando Emmet liberta a enteada, mas faz uma escolha mortal para ele e seu filho.

121."The Why Chromosome" (14/05/99) roteiro de Anya Epstein e dirigido por Kyle Secor.
gs: J.D. Williams ( Casper ), Sarita Choudhury ( Dr. Kalyani (ME) ), Samatha Brown ( Crystal ), Bree Benton ( Lizzie Solek ), Richard Pilcher ( Sgt. Mark Deutch ), Cloie Wyatt Taylor ( Denice "Neecee" Rayburn ), Angel M. Wainwright ( Shy K. ), Starr Walker ( Janice Keib )

rc: Billie Lou, Danvers

Quando os homens não são encontrados, Sheppard e Ballard juntam-se para investigar a morte de uma jovem, que era membro de uma gangue adolescente. Faltando uma semana para o casamento, Billie Lou pede ajuda a Munch com o violento namorado de sua vizinha. Depois de Munch aproximar-se dele violentamente, o namorado vinga-se indo ao Waterfront e bate a cabeça de Billie Lou no balcão. Munch diz que ele pegou pesado com o cara porque sua testosterona mudou seu comportamento, por causa do celibato que Billie Lou impôs a ele para fazer a noite de núpcias mais especial. Billie Lou quer adiar o casamento até que ela possa tirar o curativo da cabeça em torno de 3 semanas. Depois de Sheppard e Ballard resolvem o caso, Sheppard lembra a Lewis que seu problema com ela não a está deixando fazer o trabalho dela.

122."Forgive Us Our Trespasses" (21/05/99) roteiro de Tom Fontana e dirigido por Alan Taylor.
gs: Jessica Hecht ( Mary Catherine Foster ), Audra McDonald ( Teresa ), Sagan Lewis ( Judge Susan Aandahl ), John P. Whitesell ( Judge Devilbiss ), Benjamin Busch ( Luke Ryland ), Robert Carlson ( Officer Denys ), Dan Morgan ( Deputy Watson ), Ruth Lawson Walsh ( Janice McQueen (uncredited) )

rc: Billie Lou, Danvers, Russom, Naomi

Sheppard e Bayliss esperam pelo julgamento de Luke Ryland, o assassino da Internet. Vários atrasos impedem o depoimento, na última vez ele não acontece por que Danvers está atuando em outro julgamento. Por causa das minúcias da lei, Ryland é posto em liberdade. Bayliss fica ultrajado e termina por empurra Danvers, que mais tarde ameaça acusar Bayliss. A filha de Gee, Teresa, chega para ajudar na comemoração da promoção de seu pai. Gee pede que Bayliss se desculpe com Danvers e Bayliss não se nega. Lewis e Falsone investigam a morte de uma viciada cujo marido parece ser o suspeito mais provável. A sogra da vítima não é muito cooperativa e sua irmã é uma freira que pensa que seu cunhado é um arquiteto. Gee está preocupado se ele vai ou não estar preparado para a sua nova função de Capitão, mais tarde ele recusa a promoção. Bayliss e Lewis conversam sovre o modo que eles tem suas lembranças do passado. Munch e Billie Lou se casam, com Gee e Ballard como testemunhas; entretanto, as seis semanas de celibato de Munch resultam em um final prematuro para a noite de núpcias. O marido da drogada é encontrado, interrogado e acusado; a freira pede para ver seu cunhado para que ela possa perdoá-lo e às suas ações. Leris reconsidera sua posição quanto a Sheppard, quando seu comentário sobre a habilidade da irmã de perdoar e a resposta de Falsone o faz pensar. Bayliss avisa a Luke Ryland que ele o observará. Ryland diz que está deixando a cidade, mas Bayliss o pode achar na Internet. Bayliss fala com Munch sobre Gordon Pratt (o homem que atirou em Bolander, Howard e Felton) e confessa a Munch que ele apenas suspeitou que Munch poderia ser o único que matou Pratt. Bayliss vai visitar Danvers e pedir desculpas. Lewis pede para que Sheppard seja a sua parceira em um caso. Bayliss pega as suas coisas e deixa a Homicídios de fininho. O corpo encontrado é de Luke Ryland.

NOTA: Esse é o último episódio da série. Mas claro que alguns comentários sobre ela ou seus personagens irão aparecer em Lei & Ordem ou Lei & Ordem SVU, já que Richard Belzer e seu querido personagem John Munch agora trabalham nesta nova série (Munch foi transferido para a Big Apple para trabalhar em crimes sexuais). Meldrick Lewis apareceu num dos primeiros capítulos do novo seriado da NBC e Clark Johnson foi o diretor de alguns capítulos do mesmo. Kyle Secor trabalhou em alguns episódios do seriado Party Of Five como participação especial. No segundo semestre de 2000, Kyle estará trabalhando no drama City of Angels.

Desejo aos atores e a todas as pessoas que trabalharam no seriado e fizeram dele um dos melhores que já vi, que esteja muito bem. Foi uma luta conseguir resumos e informações dos 122 episódios e traduzir tudo isso. Foi um trabalho árduo, durou uma semana e espero que esteja de maneira que vocês gostem.

1