OUTRAS REPORTAGENS: 1o. de Abril - conheça as menitras contadas nesse dia |
Estudos científicos mostram que as seitas, partidos e igrejas de hoje usam uma forma mais forte de controle do pensamento que aquelas que existiam há 50 anos atrás. O advento de novas experiênicas psicológicas na década de 60 e 70 produziram os métodos modernos de controle da mente, que são muito mais sofisticados que as TÉCNICAS DE MODIFICAÇÃO DO COMPORTAMENTO e a REFORMA DO PENSAMENTO, desenvolvidas pelos chineses. Para compreender o controle da mente, você precisa de um conhecimento básico das técnicas de modificação do comportamento.
____________________________________________________________________
>>> O QUE É A MODIFICAÇÃO DE COMPORTAMENTO? <<<
Para descrever de maneira simples, é uma associação de recompensa/punição por ações que uma pessoa toma. Para imaginar o que seja, basta lembrar das ameaças que você recebia quando criança quando estava prestes a fazer alguma peraltagem.
Leon Festinger é um psicólogo que estudou grupos que prediziam o fim do mundo. Ele descobriu que a maioria dos membros tornou-se mais forte quando a profecia não concretizou-se. A sua investigação revelou que os membros tiveram de encontrar um modo de lidar psicologicamente com a falha da profecia. Eles precisavam manter a ordem e significado das suas vidas. Eles precisavam pensar que estavam agindo de acordo com sua auto-imagem e valores. Fastinger descreveu esta contradição que eles tinham de superar com a assim conhecida "Teoria da Dissonância Cognitiva". Os componentes são:
>>> CONTROLE DO COMPORTAMENTO
O controle da realidade física de um indivíduo
Este pode incluir o controle de onde o indivíduo vive, o que ele come, o que ele veste, controle sobre o sono, emprego, rituais... Este é o motivo porque a maioria das seitas têm uma agenda vasta para seus membros cumprir. Sempre existe algo para fazer nas seitas destrutivas. Cada culto tem seu conjunto caracteristíco de comportamentos, que fazem com que os membros se mantenham unidos. Este controle é tão poderoso que as vítimas podem chegar a punir a si mesmas, e acreditar que são culpadas de algo! Ninguém pode comandar os pensamentos de uma pessoa, MAS SE VOCÊ CONSEGUIR O CONTROLE DE COMPORTAMENTO, ENTÃO OS CORAÇÕES E MENTES ABREM-SE PARA O CONTROLE.
>>> CONTROLE DO PENSAMENTO
O controle do processo de pensamento de um indivíduo.
A doutrinação é tão forte que, geralmente, ELES MESMOS, AS VÍTIMAS, VÃO MANIPULAR SEUS PROCESSOS DE PENSAMENTO,E NEM MESMO TERÃO CONSCIÊNCIA DE QUE ALTERARAM ALGO! A ideologia então torna-se "A VERDADE". A informação é filtrada pelas crenças, crenças essas que regulam também o modo de pensar sobre as informações filtradas.
As seitas e partidos têm cada uma sua própria linguagem, que regulam como uma pessoa pensa. ISSO COLOCA UMA GRANDE BARREIRA ENTRE OS MEMBROS DO PARTIDO/SEITA E OS QUE SÃO "DE FORA".
Outra forma de controle são as técnicas para parar de pensar. Esta pode tomar muitas formas: cânticos, meditação, oração concentrada etc. O uso destas técnicas coloca em verdadeiro curto-circuito a habilidade que a pessoa tem para julgar a realidade. A pessoa pode somente ter pensamentos positivos sobre o grupo.Se houver um problema, o membro assume a responsabilidade e trabalha ainda mais duro para sanar o problema (por exemplo, é um problema se ele começar a achar que está sendo enganado).
>>> CONTROLE EMOCIONAL
O controle sobre a vida emocional do indivíduo.
Esta técnica manipula a gama de sentimentos de uma pessoa. A culpa e o medo são usados para manter o controle. Os membros da seita/igreja/partido não conseguem enxergar o controle imposto sob o sentimento de culpa, e como outras vítimas de abuso, são condicionadas a culpar a si mesmas quando as coisas não dão certo, e sentem-se mesmo gratas quando o líder aponta suas transgressões.
O medo é usado para manipular, de duas maneiras. A primeira é criando um inimigo externo (nós versus eles) que está perseguindo os membros do grupo. A segunda maneira é o medo de ser punido pelo líder, se "você não for bom o suficiente". Ser bom o suficiente, neste caso, significa seguir a ideologia perfeitamente. O mais poderoso controle emocional é a doutrinação pelo medo. Ela pode fazer com que a pessoa entre em pânico, na mínima possibilidade de ser expulsa do grupo. Para ela, torna-se impossível que haja vida fora do grupo. Não há nenhuma arma encostada na sua cabeça, mas a arma psicológica é igual, ou ainda mais poderosa.
>>> CONTROLE DA INFORMAÇÃO
O controle das fontes de informação às quais o indivíduo tem acesso.
Prive uma pessoa de informação necessária para fazer julgamentos, e ela ficará incapaz de julgar qualquer coisa por si mesma. As pessoas são arrastadas para seitas, partidos e igrejas porque são impedidas de acessar informações críticas de que precisam para tomar consciência da sua situação. As correntes psicológicas em suas mentes são tão fortes como se elas fossem separadas fisicamente de todo o resto da sociedade. Este processo psicológico é tão forte que o mecanismo interno de processamento de informação pára de funcionar e, ELAS TORNAM-SE INCAPAZES DE PROCESSAR QUALQUER INFORMAÇÃO CRÍTICA, MESMO COLOCADA EM FRENTE AOS SEUS OLHOS. OS OITO MARCOS DO CONTROLE DA MENTE TOTALISMO - TUDO OU NADA
O controle da mente é o PROCESSO de erradicar crenças anteriores que uma pessoa tenha e instituir novas crenças em seu lugar, através do uso de COERÇÃO. É um processo desenhado especialmente para destruir a independência e a individualidade de uma pessoa, colocando a ideologia no lugar disso.Os chineses chamam isso de "Reforma do Pensamento", que pode ser traduzido pura e simplesmente como lavagem cerebral
>>> LAVAGEM CEREBRAL
A lavagem cerebral é agora considerada um processo diferente de controlar o pensamento. Na lavagem cerebral, a vítima sabe quem é o inimigo. Um exemplo é Patty Hearst, que foi sequestrada por um grupo terrorista. Através de abusos físicos, ela finalmente tornou-se membro do grupo e participou de atividades terroristas e assaltos a bancos.
>>> CONTROLE DO PENSAMENTO
Usada pelos políticas neoliberais
O controle do pensamento é mais sutil. A vítima não sabe quem é o inimigo, pois o inimigo parece ser o seu melhor amigo e parece ter apenas as melhores intenções no coração.
As seitas, igrejas e políticos praticam uma forma mais refinada de controle do pensamento do que aquelas usadas pelos chineses. De acordo com a psicóloga Margaret Singer, eles usam essa técnica de maneira mais eficaz por ser mais fácil manipular as pessoas jogando com a sua ansiedade e culpa. Durante este processo o "recruta" é totalmente re-educado e abandonará as crenças que tinha para trocá-las pela "verdade" e "iluminação" oferecidas pelo grupo. Em algumas seitas, partidos e igrejas esse processo demora muito tempo; em outras, esse processo está completo depois de 48 HORAS! De qualquer maneira, ao fim do processo o resultado é o mesmo. O indivíduo passa por uma mudança total da personalidade e torna-se um desconhecido para a própria família.
____________________________________________________________________
Embora muitos destes pontos sejam óbvios, ao ler isso lembramos do totalitarismo ideológico que está muito em voga no Brasil.
MUITO CUIDADO. HÁ MUITOS GRUPOS POLÍTICOS, RELIGIOSOS E ECONÔMICOS USANDO DESSAS ESTRATÉGIAS PARA MANIPULAR VOCÊ! TOME AINDA MAIS CUIDADO SE VOCÊ FOR BRILHANTE, INTELIGENTE E IDEALISTA. A PESSOA MAIS FÁCIL DE SER MANIPULADA É AQUELA QUE DIZ:
"Isso nunca acontecerá comigo...sou inteligente demais para enganarem-me desse jeito".
____________________________________________________________________
Texto feito por Daniel Fernandes. O texto aqui está resumido, clique AQUI caso vc queira ler mais sobre o assunto.