Pontos Chaves
- Os estrógenos preparam o aparelho reprodutor feminino para o transporte eficiente dos espermatozóides até o local da fertilização.
- As trompas são o local de capacitação e fertilização e fornecem um ambiente favorável às primeiras fases do blastocisto.
- Sob o efeito dominante dos estrógenos as contrações da trompa propelem os espermatozóides em direção à ampola, terço proximal da trompa, local de fertilização.
- A ação ciliar e contrações musculares propelem o zigoto e mais tarde o blastocisto em direção ao útero.
- A implantação ocorre 5 dias após a ovulação e envolve a invasão do endométrio e a diferenciação da camada externa do blastocisto em placenta primitiva.
- A placenta é um órgão altamente vascularizado, especializado em transporte bidirecional de metabólitos e gases e síntese de hormônios.
- A secreção de gonadotrofina coriônica humana (HCG) pelo trofoblasto, mantém a produção de progesterona durante quase todo o primeiro trimestre da gestação.
- A somatomamotrofina coriônica humana (HCS) é secretada em grandes quantidades, particularmente no final da segunda metade da gravidez e tem função dupla, semelhante ao hormônio do crescimento e a prolactina.
- A placenta secreta grandes quantidades de progesterona a partir do colesterol retirado da circulação materna. A placenta não produz andrógenos porém utiliza os andrógenos formados na supra renal da mãe e do feto como precursores para a síntese dos estrógenos.
- A pituitária fetal comanda a produção placentária de estrógenos e progesterona por estimular a produção adrenal de andrógenos precursores para estrógenos, os quais por sua vez, aumentam a captação de colesterol necessário à síntese de progesterona.
- Estrógenos e progesterona promovem crescimento e ramificações do sistema de ductos mamários.
- Prolactina e somatomamotrofina em presença de estrógenos e progesterona durante a gravidez estimulam o crescimento do tecido alveolar mamário.
- Estimulação táctil dos mamilos ou, sensorial ou emocional da mãe liberam ocitocina.
- A ocitocina estimula as células mioepiteliais que rodeiam os alvéolos e ductos mamários a se contraírem e ejetar leite pressurizado nos ductos lactíferos.
Tópicos para Estudo
- Cite todos os hormonios da placenta e descreva as ações fisiológicas de cada um deles.
- Descreva as alterações hormonais que acompanham a gravidez e o trabalho de parto.
- Liste os principais estímulos e drogas que afetam a secreção de prolactina.
- Resuma os processos envolvidos no desenvolvimento das mamas, produção de leite, ejeção de leite e término da lactação.
Índice - Curso de Fisiologia
Voltar para Home Page
© 2000 Roberto Annovazzi