Introdução ao estudo dos hormônios |
1- Peptídios e hormônios protéicos são sintetizados e processados do mesmo modo que outras proteínas e são armazenados em vesículas ligadas à membrana e secretados por exocitose disparada por aumento do cálcio citoplasmático.
2- Hormônios esteróides são derivados do colesterol e geralmente não são armazenados, mas secretados assim que sintetizados
3- Após a secreção, os hormônios distribuem-se pelo LEC e são rapidamente retirados do sangue
4- Muitos hormônios circulam ligados à proteínas transportadoras. Estas proteínas protegem a molécula contra excreção renal, diminuem o ritmo de degradação por diminuir a captação celular e regulam a concentração do hormônio livre
5- Metabolismo hormonal: hormônios são rapidamente destruídos no fígado, rins e tecidos alvos.
6- Níveis hormonais plasmáticos não são estáticos mas amplamente variáveis de acordo com a demanda fisiológica
7- Medidas de hormônios, embora difíceis pelas baixas concentrações, são essenciais para os diagnósticos, terapia e pesquisa. Imunoensaios são testes altamente sensíveis e específicos.
8- A secreção hormonal pode ser episódica, pulsátil ou seguir um ritmo diário.
9- Modulação da resposta: hormônios regulam tanto a sensibilidade quanto a capacidade dos tecidos alvos. Sensibilidade é a melhora da habilidade da célula em reconhecer e responder a um sinal. Capacidade para responder depende da quantidade de células competentes e seus níveis de desenvolvimento.
10- Reforço: ações complementares dos hormônios reforçam outras e aumentam ambas, magnitude e rapidez da resposta global.
11- Mecanismo push-pull: mudanças rápidas em processos podem ser alcançadas por estimulação por um agente e simultaneamente aumento da inibição por outro.
Tópicos para estudo