Pontos Chaves
- Os testículos possuem a dupla função de produzir espermatozóides e hormônios. Os espermatozóides são produzidos nos túbulos seminíferos enquanto que o hormônio esteróide testosterona é produzido nas células intersticiais de Leydig.
- Ambos, LH e FSH são necessários para a espermatogênese. O LH afeta indiretamente a espermatogênese por estimular as células intersticiais de Leydig a secretar testosterona, a qual atua primariamente nas células de Sertoli e é necessária ao crescimento dos túbulos seminíferos e a iniciação da espermatogênese.
- A testosterona promove crescimento, diferenciação sexual e função dos órgãos sexuais acessórios no trato genital masculino e mantém suas funções normais. A testosterona promove desenvolvimento e manutenção dos aspectos não genitais do fenótipo masculino incluindo ações sobre os pelos corporais, crescimento ósseo e muscular e alterações nas cordas vocais, tornando a voz mais grave e profunda.
- As gônadas sexualmente indiferenciadas, diferenciam-se em testículos sob a influência da ativação do gene determinante do sexo (SRY) no cromossoma Y.
- O embrião desenvolve precocemente estruturas tubulares que podem se diferenciar em genitais internos masculinos (Ductos de Wolff) ou femininos (Ductos de Müller).
- O desenvolvimento do fenótipo masculino requer a produção e secreção de hormônios testiculares; na ausência destes, desenvolve-se o fenótipo feminino.
- Em adultos, a secreção de FSH e LH pela hipófise anterior é comandada pelo sistema nervoso central através da liberação pulsátil de GnRH (hormônio liberador de gonadotrofinas) pelo hipotálamo.
- A secreção de FSH e LH estão sob controle, por retroalimentação negativa, da secreção de hormônios testiculares.
- No período pré-puberal, há um menor estímulo positivo para a secreção de GnRH que em adultos e há também maior sensibilidade hipotalâmica à inibição por retroalimentação negativa.
Tópicos para Estudo
- Cite os mais importantes hormônios secretados pelas células de Leydig e células de Sertoli.
- Resuma o papel dos cromossomos, hormônios e fatores correlatos na determinação e desenvolvimento sexual.
- Sumarize as alterações hormonais e não hormonais que ocorrem na puberdade masculina
- Resuma os passos envolvidos na espermatogênese, das células germinativas primitivas aos espermatozóides móveis maduros.
- Conheça a estrutura geral da testosterona, e descreva sua biossíntese, transporte, metabolismo ações fisiológicas.
- Descreva os processos envolvidos na regulação da secreção da testosterona.
- Descreva as alterações fisiológicas que ocorrem na hipo e na hiper secreção da testosterona nas fases pré puberal e adulta nos indivíduos masculinos.
Índice - Curso de Fisiologia
Voltar para Home Page
© 2000 Roberto Annovazzi