Pontos Chaves
- A adrenal secreta 3 classes de hormônios esteróides: mineralocorticóides, glicocorticóides e andrógenos.
- Os hormônios corticoesteróides são derivados do colesterol. Pequenas diferenças nos grupos funcionais do núcleo esteróide afetam profundamente a atividade biológica.
- Os corticoesteróides circulam no sangue ligados a proteínas e são degradados principalmente no fígado.
- A principal função da aldosterona é manter o volume vascular por regular a reabsorção de sódio pelos rins. A aldosterona também regula a excreção de potássio pelos rins bem como de sódio e potássio pelo suor e saliva e absorção de sódio pelo cólon.
- Os rins respondem a uma diminuição do volume vascular secretando renina, a qual hidrolisa angiotensinogênio do plasma para liberar o decapeptídio angiotensina I, o qual é então convertido a angiotensina II, octapeptídio biologicamente ativo.
- O cortisol preserva as reservas de carboidratos por promover gliconeogênese no fígado e por degradar proteínas nos músculos e tecido linfóide e triglicérides no tecido adiposo para prover substrato à gliconeogênese. O cortisol também diminui a sensibilidade dos tecidos à insulina e diminui a síntese de triglicérides no tecido adiposo e o metabolismo da glicose nos músculos.
- Os glicocorticóides protegem contra as agressões aos tecidos.
- A secreção dos glicocorticóides é controlada pelo hormônio adrenocorticotrófico (ACTH) via retroalimentação negativa, na qual os glicocorticóides atuam em nível hipotalâmico e hipofisário para inibir a secreção de hormônio liberador de corticotrofina (CRH) e ACTH.
- A medular da supra renal é um gânglio simpático modificado, e como componente do sistema nervoso autônomo simpático participa da resposta de emergência caracterizada pela reações de "fright, fight or flight" (medo, luta ou vôo).
- Os principais hormônios da medular supra renal são a norepinefrina (noradrenalina) e epinefrina (adrenalina) os quais são derivados da tirosina.
Tópicos para estudo
- Cite as 3 catecolaminas secretadas pela medular da adrenal explique sua biossíntese, metabolismo e funções.
- Liste os principais estímulos que aumentam a secreção da medular da adrenal e descreva os modos pelos quais eles aumentam esta secreção
- Explique as diferenças entre os esteróides de 18, 19 e 21 carbonos e dê exemplos de cada um deles.
- Descreva os passos envolvidos na síntese dos esteróides da cortéx supra renal.
- Cite os nomes da proteínas plasmáticas que ligam os hormônios corticoesteróides e discuta o papel desempenhados por elas na fisiologia da glândula.
- Cite os principais locais de degradação e os principais metabólitos produzidos para os glicocorticódes, aldosterona e andrógenos.
- Descreva os mecanismos pelos quais os glico e mineralocorticóides produzem alterações na função celular.
- Liste e descreva suscintamente os efeitos fisiológicos e farmacológicos dos glicocorticóides.
- Compare os efeitos fisiológicos e patológicos dos andrógenos corticais.
- Descreva os mecanismos que regulam a secreção dos glicocorticóides e dos andrógenos.
- Liste as ações da aldosterona.
- Descreva os mecanismos que regulam a secreção de aldosterona.
- Descreva as principais características das doenças causadas por excesso ou deficiência de cada um dos hormônios da córtex supra renal.
Índice - Curso de Fisiologia
Voltar para Home Page
© 2000 Roberto Annovazzi