Tireóide


Pontos Chaves

  1. Os hormônios T3 e T4 são alfa-aminoácidos derivados da condensação de 2 tirosinas e contem 2 átomos de iodo no anel interno e 1 átomo (T3) ou 2 átomos de iodo (T4) no anel externo.
  2. A biossíntese inclui captação, peroxidação e incorporação do iodeto nos resíduos de tirosina que estão ligados peptidicamente a uma grande glicoproteína, a tiroglobulina, seguida por um acoplamento, catalisado pela peroxidase, das tirosinas iodadas próximas.
  3. Secreção envolve endocitose da tiroglobulina do lúmen folicular seguido por proteólise nos lisossomos para liberação do T3 e T4. Síntese e secreção são regulados pelo TSH hipofisário.
  4. Hormônios tireoidianos circulam ligados a proteínas plasmáticas e possuem longa vida média.
  5. T3 e T4 promovem grande crescimento interagindo com GH. Ambos são necessários para o desenvolvimento do SNC durante o período perinatal e ambos aumentam a sensibilidade à estimulação simpática.
  6. T3 e T4 aumentam o consumo de oxigênio, a taxa metabólica basal (TMB) e aceleram virtualmente todos os aspectos do metabolismo dos carboidratos, lipídios e proteínas.
  7. Na ausência de T3 e T4, uma deficiência na excreção do colesterol leva a uma hipercolesterolemia, e defeitos no metabolismo protéico acumulam mucoproteinas no espaço extracelular causando mixedema.
  8. Mecanismo de ação: os receptores de T3 são fatores de transcrição que estão ligados a elementos de resposta de vários genes mesmo sem a presença de T3, e podem agir como repressores da transcrição na ausência do hormônio.
  9. Secreção de T3 e T4 é estimulada por TSH, o qual é e liberado da adenohipófise em resposta ao hormônio liberador de tireotrofina (TRH) secretado pelo hipotálamo.
  10. T3 e T4 inibem a secreção de TSH em um arranjo negativo típico. T3 e T4 diminuem a sensibilidade das células tireotrópicas da hipófise ao TRH por diminuírem o número de receptores de TRH nelas (regulação para baixo – down regulation).

Tópicos para estudo

  1. Descreva a anatomia macroscópica e microscópica da tireóide.
  2. Sumarize as principais características do metabolismo do iodêto.
  3. Compare as estruturas químicas do T4, T3 e R T3.
  4. Enumere os passos envolvidos na biossíntese, seu armazenamento no colóide, e a transferência dos hormônios da tireóide (HT) do colóide para a corrente sangüínea.
  5. Nomeie as proteínas que ligam os HT no plasma, descreva o relacionamento entre as frações livre e ligadas e resuma os mecanismos que regulam a ligação dos hormônios às proteínas.
  6. Descreva as principais vias por onde são metabolisados os HT.
  7. Liste as principais ações fisiológicas dos hormônios tireoidianos.
  8. Descreva os mecanismos de ação do T3 e T4.
  9. Descreva os processos envolvidos na regulação da secreção dos HT.
  10. Liste as principais drogas que afetam a função da tireóide e descreva os mecanismos pelos quais ela exercem seus efeitos.
  11. Liste as maiores doenças da tireóide e seus principais sintomas e sinais.

Índice - Curso de Fisiologia
Voltar para Home Page
© 2000 Roberto Annovazzi 1