Prêmios Ig Nobel 1996
A cerimônia de premiação do Ig Nobel 96 aconteceu em 03 de outubro último no Teatro Sanders da Universidade de Harvard.
O evento premia pessoas cujas descobertas "não podem ou não devem ser reproduzidas", e é apresentada pela revista "The Annals of Improbable Research", a qual é descrita como "a revista MAD da ciência".
Os Vencedores:
- BIOLOGIA Anders Baerheim and Hogne Sandvik da Universidade de Bergen, Noruega, por seu saboroso trabalho "Efeitos do alho, cerveja e creme azedo no apetite das sanguessugas", publicado no "British Medical Journal," vol. 309, Dec 24-31, 1994, p. 1689.
- MEDICINA James Johnston da R.J. Reynolds, Joseph Taddeo da U.S. Tabaco, Andrew Tisch da Lorillard, William Campbell da Philip Morris e Thomas E. Sandefur, Jr., presidente da Brown e Williamson Tabaco Co. por sua descoberta, comprovada pelo Congresso Americano, que a nicotina não vicia.
- FÍSICA Robert Matthews da Aston University, Inglaterra, por seus estudos sobre a Lei de Murphy e especialmente pela demonstração que o pão sempre cai com a manteiga para baixo, no trabalho "Torradas caidas, Lei de Murphy e constantes fundamentais", publicada no "European Journal of Physics," vol.16, no.4, July 18, 1995, p. 172-6.
- PAZ Jacques Chirac, Presidente da França por comemorar o 50º aniversário de Hiroshima com os testes atômicos no Oceano Pacífico.
- SAÚDE PÚBLICA Ellen Kleist de Nuuk, Groenlandia e Harald Moi de Oslo, Noruega, por seu preventivo trabalho médico "Transmissão da gonorréia através de bonecas infláveis", publicado em "Genitourinary Medicine," vol. 69, no. 4, Aug. 1993, p. 322.
- QUÍMICA George Goble da Purdue University, por seu recorde mundial no tempo de acendimento de churrasqueiras, 3 segundos, usando carvão e oxigênio líquido
- BIODIVERSIDADE Chonosuke Okamura do Okamura Fossil Laboratory em Nagoya, Japão, pela descoberta de fósseis de dinossauros, cavalos, princesas e mais de 1000 outras "mini-espécies" extintas as quais são menores que 1/100 de polegada de tamanho. Para maiores detalhes veja a série "Reports of the Okamura Fossil Laboratory," publicado pelo Okamura Fossil Laboratory em Nagoya, Japão entre 1970 e 1980.
- ECONOMIA Dr. Robert J. Genco da Universidade de Buffalo pela sua descoberta que "a tensão financeira é um indicador de risco para a doença destrutiva periodontal".
- ARTES Don Featherstone de Fitchburg, Massachusetts, por sua invenção ornamental revolucionária, o flamingo de plástico rosa.
- LITERATURA Os editores do jornal "Social Text" por sua ansiosa publicação de pesquisa que não puderam compreender, em que o autor disse que estava sem sentido e afirmou que a realidade não existe. O artigo era "Transgressing the Boundaries: Toward a Transformative Hermeneutics of Quantum Gravity," Alan Sokal, "Social Text," Spring/Summer 1996, pp. 217-252.
A cerimônia contou também com vários tributos ao conceito da "Biodiversidade". A garota Kate Eppers, de 13 anos, porta voz do Comitê dos Direitos das Bactérias disse:
"Nós vivemos em uma sociedade diversificada. Nosso maior grupo étnico não são os asiáticos ou os africanos ou os caucasianos. Nosso maior grupo étnico são as bactérias. Eu lavava minhas mãos todos os dias. Minha mãe ensinou-me. Mas então eu aprendi sobre a limpeza étnica. Cada vez que eu lavava minhas mãos eu exterminava bilhões e bilhões de bactérias. Isto não é bonito. Bactérias tem direitos também. Assim deixem-nas crescer. Quando sua mãe pedir para voce lavar suas mãos, diga Não!"
Voltar para Home Page
© 2000 Roberto Annovazzi
Modificada em 08/OUT/96