Distonia - Síndrome caracterizada por contrações musculares prolongadas, causando movimentos repetitivos ou de torção, ou posturas anormais.
Neurotransmissores - Substâncias químicas que atuam na comunicação entre células nervosas. Exemplos de neurotransmissores incluem: dopamina, acetilcolina, serotonina, noradrenalina e ácido gama-aminobutírico.
Núcleos da Base - Grupo de estruturas nervosas situadas na base do encéfalo relacionadas a aspectos importantes do controle motor do corpo. As principais estruturas que constituem os núcleos da base são: corpo estriado (striatum e globo pálido), substância negra e núcleo subtalâmico. Alterações em várias partes das conexões formadas por essas estruturas dão origem a patologias como a doença de Parkinson, coréia de Huntington e Distonias, entre outras.
Tálamo - Importante núcleo situado na profundidade do encéfalo. Recebe informações originadas dos núcleos da base e as projeta para o córtex cerebral. Pequenas lesões cirúrgicas realizadas no cérebro chamadas talamotomias são capazes de aliviar alguns sintomas decorrentes de disfunções dos núcleos da base.
Toxina Botulínica - Neurotoxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Constitui excelente exemplo de como uma substância com propriedades tóxicas pode funcionar como agente terapêutico quando administrada em pequenas doses. Graças à sua ação bloqueadora da contração muscular, tem sido utilizada com bons resultados em várias doenças dominadas por contração muscular exagerada. Dentre essas doenças incluem-se, além das Distonias, algumas formas de tremores e a espasticidade decorrente da Esclerose Múltipla e dos Acidentes Vasculares Cerebrais.
© 2002