Observação inicial:
As receitas abaixo são as mais básicas possível. No entanto, suprem todas as necessidades de um bebê, inclusive quanto ao sabor. Queremos lembrar que desaconselha-se o uso de mel, para adoçar qualquer preparação para crianças menores que um ano, pois a fermentação deste, e das bactérias nele contidas, no intestino da criança pode levar a quadros de botulismo. Os utensílios utilizados para preparar as papinhas devem ser bem limpos. Atenção especial para a limpeza de mixer, liquidificador e peneiras.
Papa de frutas:
As frutas com pouca celulose (banana, mamão, maçã, pera) são ricas em frutose e fontes de vitamina, principalmente as do complexo B. Sua polpa quando bem homogeneizada é facilmente deglutida e digerida, preparando a criança para ingestão de futuros alimentos.
preparo:
Escolher duas frutas acima (por exemplo um oitavo de maçã sem a casca e um quarto de banana), amassa-las com o garfo até ficarem com consistência pastosa. Está pronta a papinha.
Lembre-se que as papas de fruta não podem ser guardadas pois oxidam. Permaneça com uma mesma escolha de duas frutas por pelo menos três dias, depois varie uma delas mantendo a outra, por mais tres dias, aí você pode substituir a que ficou seis dias. Essa é uma técnica de educar o paladar da criança sem sobrecarregá-la com estímulos.
O suco de frutas:
Usa-se normalmente frutas ricas em vitamina C que não sejam muito ácidas. Isto varia regionalmente. Alguns exemplos são: laranja-lima, cajú, tomate e limão.Deve ser bem diluído em água fervida e não deve ser adoçado.
Papa de cereais
Elas fornecem hidratos de carbono de cadeia longa , lipídios essenciais, proteinas, sais de ferro e viaminas do complexo B. Os cereais mais usados entre nós são o arroz, o milho, a aveia. Nos estados do sul se encontra também com mais facilidade, incorporado aos habitos alimentares, o centeio e a cevada.
preparo:
1 colher de sopa de um cereal.
150 g de agua (um copo)
Deixar o cereal de molho por 30 a 40 minutos. Levar tudo ao fogo brando e deixar cozinhar bem até formar uma papa espessa. Temperar com um pouquinho de sal ou com açucar. Experimente para verificar o sabor. Sabores básicos como o desta papa são importantes para educar o paladar do bebê. Não coloque muito açucar ou sal.
Papa de hortaliças
As hortaliças fornecem vitaminas, carbohidratos, sais minerais e fibras para a alimentação do bebê. A riqueza de sabores, consistências e de texturas, faz com que estes alimentos sejam uma fonte importante de estímulos sensoriais para a criança. As hortaliças podem ser escolhidas de acordo com os hábitos da família e as possibilidades da estação.
São exemplos: Abóbora, abobrinha, beringela, batata, beterraba, brócoli, cará, cebola, cenoura, couve-flor, chuchú, espinafre, escarola, mandioca, mandioquinha, nabo, repolho,etc..
Preparo:
50 a 100 g de carne de músculo ou fígado
2 colheres de chá de óleo
Salsa, rodelas de tomate, 2 hortaliças (300g juntas)
1 litro de água
refogar a carne ou o fígado, cortados em pedaços, com o óleo, salsa, tomate, e uma pitada de sal. Juntar as hortaliças à água e deixar cozinhar até a carne ficar bem macia e a água ter quase secado. Se preferir fazer na panela de pressão use meio litro de água somente. Retirar a carne ou o fígado e usar para outros pratos da casa.
A massa de hortaliças deverá ser passada por uma peneira fina no início e quando o bebê já estiver aceitando bém, por uma peneira mais grossa. Usar sempre duas hortaliças. Permaneça com uma mesma escolha de duas hortaliças por 3 dias, depois varie uma delas mantendo a outra, por mais três dias, aí você pode substituir a que ficou seis dias. Dessa forma a criança pode se habituar com um sabor, textura e consistência antes de ser confrontada com outros.
Papa de carne
Esta papa traz ferro e proteínas para a alimentação sólida do lactente. Pode-se utilizar frango ou outras aves, carne de vaca magra ou peixe
preparo:
o preparo da carne , que deverá ser cozida, segue os costumes da casa, mas deve-se levar em conta a quantidade de sal, que não deve passar mesmo de uma pitadinha mínima e a pimenta que não deve estar presente (ela encontra-se em temperos prontos e nem percebemos algumas vezes). Depois de bem macia deverá ser homogeneizada com um mixer ou passada em uma peneira. Pode-se usar a carne que se utilizou para fazer a papa de hortaliças. Se a carne escolhida for peixe, tomar os cuidados necessários para que não escape nenhuma espinha (desfiar com as mãos atentamente e usar peixes que têm espinhas grandes e fáceis de reconhecer). Umedeça a massa de carne com água fervida se for necessário, para que tenha consistência pastosa.
O caldo de feijão:
O feijão deve ser feito como é uso da casa estando atento para não haver excesso de sal. Depois de cozido deve se reetirar com uma concha os grãos e o caldo colocando-os num prato fundo. Com um garfo amassar os grãos contra o fundo. Passar esta mistura caldo e grãos amassados por uma peneira, tomando cuidado para que as cascas não passem. Este caldo mais grosso pode ser dado ao bebê duas vezes por semana em substituição à papa de cereais. Assim como o feijão, pode se usar também lentilhas.
Kraus de Camargo, L. (1997).Alimentação e Nutrição ( ParentsLove)
COPYRIGHT PERMISSION ACCESS
ParentsLove
E-MAIL:parentslove@yahoo.com
FORMAT AVAILABLE:: Available only on the Internet
DOCUMENT SIZE:
ENTRY DATE: January 1997
Se você tem alguma pergunta sobre alimentação escreva para nós. Nós responderemos.
.Se você quer fazer parte do time de ParentsLove, escreva para nós.
Palavras chave: Alimentação e nutrição, segurança, saúde, comportamento infantil, desenvolvimento infantil, valores familiares, família, family, health, parenting, education, values, security, development, behavior, pediatrics, nutrition, sports .
Documento Fonte:http://geocities.datacellar.net/HotSprings/3305/