O desenvolvimento social e emocional da criança é construído por camadas sucessivas de carinho, proteção, suporte, compreensão e comunicação, por um lado, e pelo fornecimento de limites claros e consistentes, por outro.
Para as crianças obedecerem é comum que pais tentem métodos como palmada, castigo, sermão ou chantagem emocional. No entanto, pesquisas sobre comportamento infantil (Webster-Stratton, 1990) mostram que essas técnicas são ineficazes a longo prazo. Criticar, discutir ou gritar com a criança constituem uma forma de dar atenção. Além disso, sabe-se que as crianças aprendem por modelos comportamentais e não através de sermões. De uma mensagem gritada ("Não pise no sofá!") a criança lembrará principalmente que é legítimo gritar e não quais os cuidados com um sofá.
A palmada/castigo etc. funcionam no momento mas trazem consigo vários problemas posteriores. A criança passa a aceitar que é lícito bater ou humilhar alguém quando se está com a razão. Crianças que apanham, apresentam, em geral, um bom comportamento quando os pais estão presentes e mal comportamento à distância. Além disso desenvolvem uma tendência a negar atitudes e fatos indesejados pelos pais (mentir) para evitar a punição. Isso leva também a uma queda acentuada da auto-estima.
A função dos pais deve ser prover uma forma ética de disciplina que ensine a criança quais são os comportamentos impróprios, e lhe transmita a expectativa positiva de que ela será capaz de se comportar melhor em uma próxima oportunidade e de que ela é profundamente bem querida.
Há várias formas de reagir a um comportamento indesejado da criança, dependendo da idade e das circunstâncias.
Suspensão
Esta técnica é usada para problemas que adquiriram grande intensidade como por exemplo:
Agressão, comportamento destrutivo ou um mal comportamento específico que se repete.
A técnica se baseia na remoção da criança por um curto período de todas as fontes de reforço, incluindo a atenção dos adultos.
A diferença da técnica descrita do tradicional "castigo" é que não se expõe a criança a qualquer humilhação, ao contrário, a suspensão permite que a criança se recomponha sozinha, longe do olhar de colegas ou irmãos, dando aos pais a oportunidade de, sem perda de controle, se centrarem internamente.
Escolha um local sem atrativos (e principalmente sem riscos), onde a criança ficará suspensa.A base:
_ Antes de aplicar a suspensão pela primeira vez, explique para a criança o que vai ocorrer no caso de desobediência. Esta explicação deve ser dada numa hora tranqüila e sem ressentimentos, tentando deixar claro que não se quer punir a criança, mas que o comportamento não será tolerado. _ Não ameace suspensão, a menos que você esteja preparado para cumprí-la
_ Esteja atento a seus sentimentos para evitar explodir de repente; dê avisos.
_ Dê cinco minutos de suspensão com os dois minutos finais de silêncio (a criança não deve estar chorando por 2 minutos). Nas primeiras vezes a suspensão pode se prolongar mais até a criança aprender que após cessar o choro logo poderá voltar.
_ Ignore a criança durante a suspensão.
_ Esteja preparado para ser testado. A criança vai procurar saber quais são os limites .
_ Dê suporte a sua/seu esposa/o quando este/a suspender a criança.
_Seja criterioso/a ao escolher os comportamentos que serão tratados com suspensão para limitar seu uso.
_ Não use somente suspensão para educar as crianças. Técnicas como ignorar um comportamento e perda de privilégios também podem ser empregadas.
_ Após a suspensão encontre rapidamente alguma razão para elogiar a criança. Pegue-a no pulo se comportando bem e a elogie por isso.
_Elogie sempre que possível a criança. Não fique esperando por uma ocasião especial. Isso constrói uma boa auto estima e a criança passa a se comportar melhor. Se você achar difícil elogiar, faça uma lista de boas qualidades do seu filho e olhe-a todo dia.
_Não seja sarcástico quando fizer um elogio. Por ex: "que bom que você limpou seu quarto, viu como quando você quer você faz?" ou "que bom que você guardou sua bicicleta e não deixou-a no jardim como você costuma"
_ O tempo de suspensão NÃO é proporcional ao que a criança fez. Na educação infantil não se usa o sistema penitenciário!! A suspensão não deverá ultrapassar 5 minutos.
_Esteja preparado para aplicar suspensão para um determinado comportamento indesejado por algumas semanas antes que surja efeito. O efeito é, no entanto cumulativo, e outros comportamentos futuros se extinguirão mais rápido.
Perda de Privilégios:
Avise a criança que se ela se comportar de maneira imprópria, ela perderá privilégios. A criança precisa saber exatamente o que vai acontecer e receber avisos, antes de receber a punição. Estas perdas devem ocorrer no mesmo dia e também não devem ser cumulativas, como p.ex. não assistir televisão a semana inteira etc.
Cuidado com o uso excessivo de perda de privilégios. A vida fica sem brilho quando se sai de uma proibição para outra e a auto-estima sofre com isso. Em geral ela deve ser usada quando a criança se nega a ir suspensa.
Sistema de pontuação:
Ele funciona para melhorar um comportamento e é um bom construtor de auto-estima.
Identifique para a criança uma atitude que você gostaria que ela tivesse. (P.ex. retirar a mesa) Combine com a criança que cada vez que ela se comportar daquela forma ela receberá um ponto (ou 2 pontos para quando a iniciativa parte dela, 1 ponto se tem que ser lembrada/solicitada uma vez e nenhum se ela não faz).
Antes de iniciar o programa combine um número de pontos a ser atingido (inicialmente o número precisa ser pequeno para que a criança ligue o resultado às suas ações) e que prêmio a criança receberá uma vez completado esse número.
Ajude-a a ganhar o prêmio. Elogie-a. Não faça comentários sarcásticos do tipo "viu, quando você quer você consegue!"
Educar com carinho e critério é uma meta que se persegue. Não é uma meta fácil, mas profundamente recompensante para pais e filhos.
Kraus de Camargo, L. (1997).Desenvolvimento Infantil ( ParentsLove)
COPYRIGHT PERMISSION ACCESS
ParentsLove
E-MAIL:parentslove@yahoo.com
FORMAT AVAILABLE:: Available only on the Internet
DOCUMENT SIZE: 12 K
ENTRY DATE: January 1997
Se você tem alguma pergunta sobre Desenvolvimento Infantil escreva para nossa equipe. Nós responderemos.
.
Documento Fonte:http://geocities.datacellar.net/HotSprings/3305/