A criança deve praticar uma atividade física o mais cedo possível.
Se a atividade esportiva que a interessa fôr de nível competitivo, a idade escolar é o período certo para iniciar um programa regular de treinamento.
São recomendados os esportes chamados básicos como o atletismo, a ginástica, o futebol. Nestas disciplinas a criança aprende diferentes formas de movimento (correr, saltar, arremessar, lançar).
A prática do esporte coletivo desde cedo é benéfica e deve ser preconizada mas é importante manter o caráter espontâneo e infantil do jogo esportivo(Le Boulch, 1980).
Praticado nas condições devidas, isto é, tendo em conta as necessidades e possibilidades fisiológicas, o esporte contribui para o desenvolvimento harmonioso da criança e favorece a interação das funções essenciais do organismo, assegurando sua adaptação gradual ao esforço.
Ao praticar esportes a criança adquire destrezas psicomotoras e psíquicas de primeira ordem, desperta confiança em si mesma e para com os outros. Surgem amizades que neutralizam ou canalizam sua tendência à instabilidade e à agressividade (Sanches, Jorge; Rapela, M.R.; 1968).
Uma atividade esportiva bem dirigida cuida de um equilíbrio do treinamento corporal total e não coloca a competição em primeiro plano.
As atividades esportivas, nas quais uma determinada parte do corpo é sobrecarregada, não são recomendadas para crianças em idade pre-escolar. Caso estas atividades sejam praticadas deve ser desenvolvido um treinamento compensatório.
Quanto mais variada for a oferta de movimento no começo da "carreira esportiva" mais fácil será reconhecer mais tarde com maior certeza, qual a atividade é de maior interesse da criança e quais são as suas habilidades motoras (Rost,R.1966).
Antes de ser encaminhada para uma determinada atividade esportiva alguns aspectos da criança devem ser considerados:
1. faixa etária
2. desenvolvimento motor
3. interesse por determinada atividade física
4. ter em mente que a atividade física tem por objetivo: propiciar o desenvolvimento motor e psicossocial .
Aonde buscar informações sobre atividades físicas dirigidas a criança:
l. Conversar com o professor de Educação Física da escola;
2. As Faculdades de Educação Física oferecem programas de atendimento à comunidade (por ex. em São Paulo: Faculdade de Educação da USP).
3. Secretarias Municipais de Esportes (por ex. em São Paulo: Centros Educacionais e Esportivos)
4. Secretarias Estaduais de Esportes
5. Departamentos Esportivos dos clubes (por ex. em São Paulo: Escolinha de Esportes do Clube Pinheiros). Muitos clubes mantém escolas de ginástica que podem ser frequentadas por crianças que não são sócias
CARACTERÍSTICAS MOTORAS NAS DIVERSAS FAIXAS ETÁRIAS
Idade pre-escolar: 3 a 5 anos
A criança de 3 anos
Esta mais segura sobre seus pés e sente-se mais ágil, domina a essência da marcha, corre, para e gira, pode contornar obstáculos, remove-los de seu caminho.
A atividade motora neste período tem uma importância extraordinária. Pode esperar a sua vez, pode cooperar no jogo com outras crianças.
A criança de 4 anos
Tem uma intensa atividade motora, corre, salta, trepa cobrindo maiores extensões. Sobe e desce escadas correndo, maneja o seu triciclo na velocidade máxima, gosta das atividades que requerem equilíbrio
A criança de 5 anos
Sua economia de movimento é notável no contraste com a expansividade dos quatro anos. Possui equilíbrio e controle, trepa com segurança de um objeto para outro. Parece mais contido e menos ativo porque pode manter uma posição por um período mais longo.
O funcionamento dos olhos e mãos parecem tão completos como no adulto, embora na realidade tenham ainda que desenvolver as estruturas mais finas. Dá preferencia às atividades motoras grossas. Maneja o seu triciclo com velocidade, destreza e maior liberdade. Trepa, salta de uma altura, talvez dedique-se a subir em árvores ou saltar corda.
Há maior facilidade e domínio da atividade corporal geral. Começa a usar as mãos mais do que os braços para receber uma bola pequena. A organização do espaço visual com suas três dimensões: altura, largura e profundidade estão intimamente ligados. Seu espaço de locomoção aumenta por causa do número de relações espaciais dependentes de seu próprio corpo e de percepção de si mesmo, desta maneira conhece: em cima, embaixo, atrás, próximo, perto e distante, distingue o que está à sua frente e às suas costas frente de atrás de si.
A criança na idade escolar: 6 a l2 anos
A criança aos 6 anos:
Neste momento de crescimento a superioridade do menino sobre a menina é importante no que se relaciona a capacidade vital e a força muscular. Outra característica diferencial na tonicidade neuromuscular é a mobilidade muito maior no menino do que na menina. Estes fatores fisiológicos combinados com os fatores sociais resultam os comportamentos típicos dos meninos e das meninas.
A criança aos 7 anos:
Encontra-se fundamentalmente um uma etapa de absorção e assimilação na qual desenvolve um equilíbrio ativo entre suas inclinações interiores e as exigências externas.
Repete incansavelmente uma atividade ate dominá-la. Pode ter períodos em que dedica-se a um só tipo de atividade, para logo abandona-la repentinamente por outro. Tem vergonha dos seus erros e dos seus medos.
A criança aos 8 anos
Voltam a uma idade expansiva, mas com um nível superior de maturidade. A dinâmica de sua conduta caracteriza-se pela: velocidade, expansividade. Seu ritmo psicomotor está aprimorado. Os movimentos corporais tem fluidez, graça e equilíbrio.
Caminha com liberdade, tem consciência de sua própria postura e recorda, em ocasiões, que deve sentar-se ereta. Está em continua atividade, faz prova de acrobacia, corre, salta, luta, persegue outra criança. Valor e atrevimento são suas características.
Trepando em árvores, equilibra-se, aumenta e prova a sua força. Mostra uma maior disposição para o aprendizado de novas técnicas. Há um aumento da velocidade e fluidez nas operações motrizes finas. Embora seja uma ativa fazedora de coisas, começa a ser também observadora
Pode tomar parte em uma atividade e ao mesmo tempo observar o desempenho de outras crianças. A ação é a nota das suas brincadeiras. Possui um novo sentido da totalidade, um sentido do jogo mútuo, da relação ativa e do seu uso prático.
Meninos e meninas participam como iguais nas atividades escolares e recreativas, compartem inúmeros interesses, mas também adquirem uma consciência das distinções que os separam.
O interesse pelas regras do jogo, idealizados e seguidos coletivamente, cresce e visivelmente fomenta o sentimento de justiça e de "fair play".
A criança aos 9 e 10 anos:
Sua atividade motora se equilibra com o desejo de aprender, pois este é um período de importante desenvolvimento intelectual. Tem, um maior interesse pelo processo e pela atividade. São capazes de analisar seus movimentos tanto antes como durante a ação. São mais persistentes no exercício de suas habilidades; um interesse e uma perseverança baseados na maturidade de seu sistema neuromotor. Trabalham e jogam muito, são mais hábeis em seu comportamento motor e gostam de ostentar suas habilidades, demonstram um grande interesse por jogos competitivos.
Olhos e mãos estão agora bem diferenciados. Aumenta a resistência e a fatigabilidade é menor. Aumenta a velocidade continua , e aos doze anos é só dez por cento menos veloz que na fase adulta. A força cresce rapidamente pelo desenvolvimento paralelo do tecido muscular. Aperfeiçoa a coordenação nos grandes e pequenos movimentos.
A criança aos 11 e 12 anos:
Nesta idade a diferença entre os meninos e meninas são pronunciadas. Neste período de crescimento os meninos estão mais interessados em ações com objetivo preciso tais como saltar um obstáculo, acertar em um alvo,etc..., pois está altamente interessado no problema do rendimento, de seu rendimento e o cultivo da força muscular.
As meninas estão mais absorvidas pela forma e o estilo do movimento, estão interessadas na beleza plástica que pode comover a sua sensibilidade. Nesta idade, as meninas ,um pouco antes dos meninos, entram no período pre-puberal anunciado por mudanças nas proporções corporais, no metabolismo e nas secreções endócrinas.
ATIVIDADES FÍSICAS RECOMENDADAS :
Faixa etária: 3 a 5 anos
- Ginástica com ou sem elementos
- Jogos com pouca organização e grande atividade física
- Atividades rítmicas
- Natação: Adaptação ao meio líquido
Faixa etária: 6 a 8 anos:
- Ginástica Olímpica
- Ginástica Rítmica
- Atletismo
- Futebol
- Lutas asiáticas: Judo, Taekwondo, Karate
Faixa etária: 8 a 10 anos:
- Ginástica Olímpica
- Ginástica Rítmica
- Handball
- Basquetebol
- Voleibol
- Futebol
- Natação: Aprendizagem das varias técnicas para nadar
- Lutas asiáticas: Judo, Taekwondo, Karate, Aikido, Jiu-jitse
Faixa etária: 10 a 12 anos:
- Ginástica Olímpica
- Ginástica Rítmica
- Atletismo
- Futebol
- Handball
- Basquetebol
- Voleibol
- Natação: Aperfeiçoamento das diversas técnicas
- Polo aquático
- Saltos ornamentais
- Ballet aquático
Texto de Vera Luzia do Nascimento-Fritz
Professora de Educação Física
Copyright ParentsLove 1997
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
1. LE BOULCH, J. - A educação pelo movimento: a psicocinética na idade escolar.Porto Alegre, Artes Medicas, l983, 260p.
2. ROST, R. - Ab wann können Kinder in den Sportverein? Eltern, C 6060 E: 5, Jun, 1996.
3. SANCHEZ, J.A.; RAPELLA, M.C.R.; DALLO, A.; GONZALEZ, L.E.; RARIS, C.C.; de HOLZE, H.E.; Robles,A.; SANTUCCI; H.; DRUMEL,I.; CABRERA,L. - Educacao Fisica Infantil. Buenos Aires, Direccion Nacional de Educacion Fisica, Deportes y Recreacion de la Republica Argentina, 1968, 7 -19 p.
4. WILKE, K. - Anfängerschwimmen : Training, Technik, Tatik. Hamburg, Rowohlt Taschenbuch Verlag GmbH, 1979, 111-117p. 1983
.
Documento Fonte:http://geocities.datacellar.net/HotSprings/3305/