Sarampo é uma doença viral, exantemática e contagiosa que tem em média um período de incubação de 11 dias . Os doentes começam apresentando sintomas semelhantes aos de uma gripe (febre, em geral alta, congestão nasal, tosse, conjuntivite), surgem pequenas lesões na mucosa oral e, finalmente apresentam o exantema que se caracteriza por pequenas manchas avermelhadas e elevadas (máculo-papular). Este se inicia, na maioria das vezes, 4 dias após o início da febre, na linha do cabelo, atras das orelhas e região superior do pescoço, se espalha pela face e pescoço e então para o tronco e membros. O exantema desaparece também seguindo essa ordem após 4 a 6 dias. As lesões são descamantes, exceto nas palmas das mãos e plantas dos pés. O paciente é contagiante desde dois dias antes do início dos sintomas até quatro dias após o desaparecimento do exantema.
Complicações:
Bronquite espasmódica (crupe), otite com perfuração do tímpano, pneumonia e encefalite.
Prevenção:
Vacinação
Sugestões:
O paciente deve permanecer em repouso e, se não houver outras complicações, só deverá voltar à escola, ou outras atividades em grupo uma semana após o término do exantema.
Rubéola:
É uma doença viral, exantemática e contagiosa. Tem um período de incubação de 14 a 23 dias. Pode passar assintomática em alguns casos. Na maioria das vezes se inicia com aumento dos gânglios cervicais (do pescoço), mal estar geral que se mantém até o desaparecimento do exantema, o qual aparece 3 a 7 dias após os sinais gerais. Iniciando-se na face e pescoço, se espalhando pelo corpo e membros. Suas características são finos pontos levemente elevados e avermelhados, bem próximos porém não confluentes. Junto com o exantema pode surgir febre, conjuntivite, coriza e em adolescentes e adultos freqüentemente artrite. O exantema em geral dura de 3 a 5 dias. Seu contágio se dá desde 7 dias antes do exantema até 8 dias após este começar a desaparecer.
Complicações:
Raramente ocorre encefalite. A maior complicação da rubéola ocorre quando uma mulher grávida, que não teve a doença anteriormente é contaminada. As malformações do embrião são em geral graves principalmente se a infecção se dá no primeiro trimestre da gestação e incluem malformações do coração, dos olhos, cérebro, ouvido e muitas vezes um retardo psicomotor grave.
Prevenção:
Vacinação. Checar os títulos de imunidade antes de uma gravidez planejada! Vacinar mulheres com título negativo pelo menos 3 meses antes da gravidez.
Sugestões:
Manter pacientes distantes de mulheres grávidas . Recém-nascidos com rubéola neonatal continuam contagiosos! Atenção principalmente enfermeiras grávidas!
Em caso de conjuntivite com fotofobia (irritação com luz) o desconforto pode ser diminuído mantendo-se o quarto escuro ou usando óculos escuros.
Varicela ou Catapora
Varicela ou catapora é uma doença viral exantemática altamente contagiosa sendo sua transmissão por microgotículas, ou seja, é suficiente a simples presença de alguém infectante no mesmo ambiente.
O exantema da Varicela aparece com pequenas pápulas rosadas que dentro de um dia se transformam em pequenas vesículas (bolhas) de 2 a 5 mm com conteúdo amarelo turvo. Estas vesículas secam formando uma crosta escura que em alguns dias caem. O exantema pode ser visível por mais de uma semana e podemos encontrar ao mesmo tempo lesões em todos os estágios (crostas, vesículas se iniciando, cicatrizes). As lesões cutâneas podem ser encontradas por todo o corpo, principalmente na face, na mucosa oral e genitais. Característica específica desta doença é o acometimento do couro cabeludo. As lesões são em geral muito pruriginosas (coçam muito)
O tempo de incubação varia de 11 a 21 dias sendo na média de 18 dias.
A Varicela é contagiosa desde dois dias antes do aparecimento do exantema (manifestações cutâneas) até a queda da última crosta. .
Complicaões:
Em recém-nascidos há o risco de desenvolver a chamada forma severa de infecção:
1. Recém-nascidos (RN) cuja mãe apresente Varicela 5 a 4 dias antes do parto até 2 a 4 dias após o parto.
2. RN prematuro, exposto a Varicela, com nascimento < 28 semanas de gestação ou peso < 1000g.
3. RN prematuro, exposto a Varicela, entre 28 e 37 semanas de gestação cuja mãe ainda não teve Varicela.
Nesses casos é indicada a profilaxia com imunoglobulina anti-varicela zoster (VZIG - Varicella-zoster immune globulin), que deve ser administrada até, no máximo, 96 horas após a exposição ao agente infectante.
Na dúvida se a mãe teve Varicela na infância pode ser feito um exame sorológico que poderá indicar se houve infecção anterior.
O recém-nascido, mesmo não sendo considerado de alto risco, deverá ser mantido longe do agente infectante até o término do período contagioso. Em caso de adoecer poderá ser discutida uma terapia anti-viral com o pediatra que acompanha a criança.
A forma severa de infecção pode acometer outros órgãos além da pele como o sistema nervoso central (encefalopatia), pulmões (pneumonia). Há risco de uma superinfecção bacteriana das lesões de pele.
Não usar anti-inflamatórios ou medicação para abaixar a febre sem que o médico tenha prescrito. Não se deve usar medicamentos a base de ácido acetilsalicílico.
Prevenção:
É feita com a vacina
Sugestões
Mantenha as unhas da criança bem cortadas e as mãos limpas. Banhos frios podem aliviar um pouco o prurido, mas a criança deve ser seca com cuidado, sem esfregar.
Kraus de Camargo, L. (1997).Saúde -Doenças Infecto-Contagiosas ( ParentsLove)
COPYRIGHT PERMISSION ACCESS
ParentsLove
E-MAIL:parentslove@yahoo.com
FORMAT AVAILABLE:: Available only on the Internet
DOCUMENT SIZE:
ENTRY DATE February 1997
Se você tem alguma pergunta sobre saúdeescreva para nossa equipe. Nós responderemos.
.
Documento Fonte:http://geocities.datacellar.net/HotSprings/3305/