ESCORPIÕES
William Henrique Stutz
Os escorpiões são aracnídeos, muitas pessoas os chamam de insetos, mas basta observar que este animal tem 4 (quatro) pares de patas ao invés de 3 (três) como os insetos.
A origem destes animais remota a mais de 400 milhões de anos, sobrevivendo a todos os grandes cataclismos que destruíram milhares de espécies vivas. Portanto o escorpião foi um observador privilegiado tanto do fim dos dinossauros assim como do surgimento do homem na face da terra.
Existem centenas de espécies de escorpiões, mas para nós em particular só interessam, por enquanto tres , são elas :
Tityus serrulatus o escorpião amarelo, responsável pelos acidentes mais graves
Tityus bahiensis o escorpião preto ,também pode causar acidentes graves
Bothriurus araguayae escorpião também preto,mas bem pequeno e brilhante , parecendo que foi “invernizado”.
Destes apenas os dois primeiros apresentam perigo para as pessoas, podendo causar acidentes graves e inclusive morte de seres humanos e animais.
O Bothriurus araguayae é um animal inofensivo não oferecendo perigo algum, por isto nós não controlamos este animal nos o preservamos.
Em Uberlândia a distribuição de escorpiões por bairro já é bem conhecida pelo CCZ, predominando o T.serrulatus ,seguido do inofensivo B.araguayae e em terceiro lugar o T.bahiensis.
Em relação aos bairros : Martins, Centro, Aparecida, Cazeca e Brasil registram o maior número de ocorrencias,principalmente de T.serrulatus.
Quase todos os bairros de Uberlândia apresentam ocorrência de escorpiões, podendo haver inclusive num mesmo bairro as três espécies. Um fato curioso é que onde o T.serrulatus entra, em pouco tempo as outras espécies desaparecem ficando apenas o escorpião amarelo.
Lixo,entulho e sujeira, somados a umidade criam um ambiente perfeito para a fixação de escorpiões. Estes aracnídeos se alimentam apenas de animais vivos ou seja eles tem que caçar a sua refeição, as baratas são um dos seus alimentos prediletos.
Ao contrário do que as pessoas acreditam o escorpião não suicida quando preso entre o fogo, o que realmente acontece é que ele desidrata e na agonia da morte dá a imprensão que se ferroa.
O período de vida destes animais gira em torno de 5 (cinco) anos,atingindo a maturidade sexual por volta de 1 ano e meio.
Na espécie Tityus Serrulatus existem apenas fêmeas, a reprodução se dá por PARTENOGÊNESE. Nas outras duas espécies que vivem em nossa cidade existem machos e fêmeas.
Desenho original de Biology of Scorpions - Gary A.Polis
Os escorpiões como já dissemos se alimentam principalmente de outros insetos , portanto um ambiente livre destes dificulta a sua presença.
Desenho original de Biology of Scorpions - Gary A.Polis
Neste desenho podemos observar o “ferrão”do escorpião assim como onde se alojam as glândulas que produzem veneno, e a abertura anal do Animal.
ACIDENTES COM ESCORPIÕES
Em Uberlândia ocorrem em média 5 a 6 acidentes notificados com escorpiões por mês,mas nossa experiência pessoal confirma que este número é bem maior do que as estatísticas oficiais.
Em um trabalho conjunto com o Hospital Escola da Universidade Federal de Uberlândia, somos informados sistemáticamente destes acidentes que são prontamente investigados por nossa equipe.
O grupo de maior risco em acidentes com estes aracnídeos são crianças, pessoas idosas e pessoas alérgicas.
O principal sintoma em acidentes escorpiônicos é a que pode ser localizada ou não.
O veneno atua principalmente a nível de sistema nervoso podendo ocorrer morte por insuficiência cardíaca e respiratória, náuseas, vômitos, sudorese e agitação podem estar presentes entre os sintomas.
Em casos de acidentes a pessoa agredida deve ser encaminhada imediatamente para o Pronto Socorro da UFU, pois só uma avaliação médica poderá determinar se existe necessidade de aplicação de soro anti-escorpiônico.
CONTROLE DE ESCORPIÕES
Como já colocamos a limpeza e a eliminação de insetos que servem de alimentos constituem a principal medida de controle de escorpiões.
Até o momento existe nenhum veneno comprovadamente eficaz contra este animal. O CCZ já testou e continua testando vários sem resultados satisfatórios.
O uso de venenos tem provocado até aumento de aparecimento de escorpiões pois estes os irritam e os desalojam.
Um fato curioso que observamos em nossa cidade é que perto 80% dos escorpiões entram nas casas pelas redes de esgoto; portanto vedamento de ralos, caixas de gordura, tanques são medidas obrigatórias para se evitar o aparecimento dos escorpiões.
Vedar soleiras de portas, evitar plantas próximas às paredes das casas, retirar todo o entulho,tijolos,telhas acumuladas em quintais , assim como rebocar paredes e pisos internos e externos também são medidas importantes de controle.
Nossa equipe também promove abertura de quarteirões e busca ativa de escorpiões tanto dentro quanto fora das casas,mas o número de animais capturados é reduzido pois, repetimos em Uberlândia as redes de esgoto são o principal abrigo destes perigosos aracnídeos.
Apresentamos abaixo as três principais espécies de escorpiões de Uberlândia
Tityus serrulatus
Tityus bahiensis
Bothriurus araguayae
© 1997 stutz@rapidanet.com.br