Controle de Escorpiões em Uberlândia, Minas Gerais, Brasil

(Controle de Escorpiões Sinantrópicos em Uberlândia, Minas Gerais, Brasil)


"É difícil lutar em favor da natureza, da ética universal do ser humano, como eu a chamo. Só que a história não se faz ao lado da sua vida, nem da minha. Às vezes nem em 100 anos, só em 200. Eu me vejo muito e faço questão de trabalhar numa dimensão histórica em que me perco como indivíduo".

Paulo Freire

Em breve estaremos colocando nossas experiências no controle de escorpiões sinantrópicos e na preservação de espécies não nocivas. Cordialmente

William Henrique Stutz
Médico Veterinário Sanitarista
Centro Regional de Controle de Zoonoses
Laboratório de Animais Peçonhentos

Atualmente estamos terminando avaliação de bioensaio com três moléculas, duas micro encapsuladas(deltamethrin e lambdacyalothrin)e outra pó molhável(bendiocarb)Os resultados do primeiro bioensaio podem ser vistos abaixo. O segundo teste com ajuste de dosagens já foi concluido, logo apresentaremos os resultados finais de laboratório. A metodologia desenvolvida será publicada em breve

Os bioensaios de laboratório já se foram concluidos. Em fevereiro serão iniciados os ensaios de campo. Esperamos que estes estejam concluidos em 6 (seis) meses.

TSER.GIF RESUMO DOS RESULTADOS DO BIOENSAIO

Recomendações Básicas para Controle de Escorpiões

Antes de entrarmos nas questões eminentemente técnicas a respeito de controle de escorpionídeos listaremos alguns procedimentos básicos para se evitar a presença destes animais:

Como já colocamos,não se deixe enganar. O uso de venenos só vai criar uma falsa sensação de segurança. Repetimos até o presente momento NENHUM veneno disponível no mercado nacional apresenta resultados positivos no controle de escorpiões.

As palavras chaves para se controlar estes animais, por enquanto, se resumem em algumas medidas relativamente simples mas que se seguidas amenizam significamente o problema.

Em primeiro lugar entre em contato com a Secretaria ou departamento de saúde de seu município para saber se existe um programa de controle. Lembre-se :

SAÚDE É UM DIREITO DE TODOS.

Caso o seu município não esteja estruturado para atender este tipo de ocorrência, a nível doméstico tome as seguintes providências:

Acondicione seu lixo de forma adequada e programe-se para entrega-lo ao serviço de coleta. Você é responsável pelo lixo que produz.

Jamais jogue lixo em terrenos baldios pois isto leva a proliferação de insetos que servirão de alimento para escorpiões(principalmente baratas).

Evite vegetação luxuriante próximo as paredes externas da casa,isto facilita a entrada destes animais.

Faça o vedamento de ralos de banheiros, cozinhas e áreas de serviço. Em nossa cidade 90% dos escorpiões adentram as casas pelas redes de esgoto.

Vede também soleiras de portas principalmente à noite(estes animais possuem hábitos noturnos).

Inspecione sistemáticamente roupas de cama e calçados antes de usa-los. Não permita que cortinados de berços e camas fiquem próximos ao chão.

Em caso de acidente com escorpiões procure imediatamente ajuda médica.

Qualquer duvida entre em contato conosco que teremos o maior prazer de, juntos, procurar um "norte"para cada situação que surgir.

ATÉ O PRESENTE MOMENTO NÃO RECOMENDAMOS O USO DE NENHUM VENENO NO CONTROLE DE ESCORPIÕES

CONTATO.GIF

GBOOK.GIF Por Favor REGISTRE sua passagem em nosso LIVRO de VISITAS


MEU.GIF

Titus serrulatus

É a espécie predominante em Uberlândia Sua presença se faz notar em quase todos os bairros da cidade porém nas áreas centrais e mais antigas da cidade é onde sua presença é mais marcante. Foto "capturada" na página do Instituto Butantan

TB.GIF

Tityus bahiensis

A denominação "escorpião preto",aqui é reservada básicamente para Tityus bahiensis( foto acima ) outra espécie que ocorre em nossa cidade.

Em nossa cidade a espécie mais comum de escorpião sem importância médico-sanitária é o Bothriurus araguayae, esta espécie é inofensiva e deve ser preservada. Sua ocorrencia se dá principalmente nas áreas periféricas e no cerrado.

Tityus matogrossensis tem sido encontrado em áreas rurais, estamos monitorando a dinâmica populacional destes animais e tentando preservar as áreas onde ocorrem.


Críticas, experiências pessoais, sugestões serão bem recebidas

caixapostal.gif© 1997 blstutz@ufu.br




PopMenu
1