N.1 March 1997





CT@L <
&NBSP;&NBSP; Progresso nos ultimos 40 anos em muito reduziu a   morbidez   e a mortalidade no sempre mutável campo da cirurgia torácica. Os procedimentos técnicos relativos a pneumonectomia, lobectomia, ressecções bronquicas e traqueais conservadoras estão bem estabelecidos.

O manuseio endoscópico de complicações traqueobrônquicas é um importante aspecto do tratamento em pacientes com obstrução benígna ou malígna das vías aéreas. Para a maioria destes pacientes, a dilatação endobrônquica, o debridamento de granulomas e a colocação de stents  pode oferecer importante paliação e melhorar a qualidade de vida.

No tratamento do cancer do pulmão, muito embora o comprometimento respiratório e cardíaco ainda limite a indicação cirúrgica, a extensão   do tumor não é mais uma contraindicação absoluta. Ressecção após os 70 anos de idade não é uma exceção. Cirurgia para o "carcinoma não-oat cell" do pulmão tem resultado em uma sobrevida aos 5 anos em cerca de 60-80% dos pacientes nos estágios I e II. No estágio III estudos recentes têm demonstrado a efetividade da quimioterapia  neoadjuvante pré-operatória que deveria logicamente ser proposta com ou sem radioterapia em pacientes com tumores ressecáveis.

A ressecção cirurgica de metástases pulmonares e de mesoteliomas tem também sofrido considerável progresso. Infelizmente, exceto por protocolos terapêuticos experimentais, a ressecção de carcinoma de pequenas células não propicia qualquer efeito benéfico e desta forma não deve ser proposto.

Indicações para cirurgia nos pacientes com enfisema  tem sido bem sucedidas e se extendem além das clássicas indicações de ressecção de bolhas compressivas. Em muitas situações pacientes com enfisema difuso podem se beneficiar da redução do volume pulmonar antes de um transplante.

Transplante  pulmonar unilateral está indicado para fibrose pulmonar doença pulmonar vascular e enfisema com uma sobrevida global de 50% aos 5 anos e 43% aos 6 anos. O sucesso do transplante bilateral para fibrose cística ainda deve ser determinado.

A  VATS &NBSP; Cirurgia Torácica Vídeo Assistida (Video Assisted Thoracic Surgery) é o mais recente progresso tecnológico aplicado à Cirurgia Torácica.







Antimicrobial prophylaxis in surgery.

Endobronchial Management of Benign and Malignant Airway Complications

Extended Operations for the Treatment of Lung Cancer

Lung Tumors Multidisciplinary Database

The History of Surgical Procedures for Emphysema
Joel D. Cooper

Organ Transplantation   U. MICHIGAN

VATS &NBSP;&NBSP; U.PITTSBURGH



http://geocities.datacellar.net/HotSprings/6746
1