Célia e Katia

Kátia Maria de Sousa Vasconcelos. Sou portadora de Osteogeneses Imperfecta.
Tenho 37 anos, ando de cadeira de rodas e quando criança eu fraturava muito.Mas assim mesmo eu ainda andei, quando as fraturas começaram a serem com mais freqüência aí deixei de andar.

Na minha família foram três irmãs , uma faleceu aos quatros anos, a outra foi morar Comigo no interior com minha tia, pois minha mãe tinha muitos filhos e não havia como cuidar de mim e minha irmã. Ai nós duas fomos criadas por esta tia em outra cidade,aqui no interior. A minha vida praticamente foi todo neste interior, uma cidade pequena, mas muito gostosa. Nossa infância foi cheia de sofrimento, pois fraturas foram inúmeras ela tinha grau de saúde mais complicado. Mais éramos felizes, brincávamos muito de boneca muitas vezes esquecíamos o tempo e quando tomávamos em conta era madrugada.

Quando fraturávamos pernas ou braços não íamos para médico pois não havia médico na cidade, e levar para Fortaleza seria impossivel.E assim ficávamos dias só deitadas e semanas até ficar boa. Nós ficávamos em uma cama que foi adaptadas para nós, esta cama era coberta com um pano que podia ser retirada ao sujar, logo nós não podíamos sair então tudo era feito ali naquela cama, tomávamos banho, a nossa vida muitas vezes nos servia de divertimento pois o dia que tomávamos banho era uma diversão gostávamos de ver aquele animação, pois tinha que ter uma pessoa ajudando e não era possível nós duas tomarmos banho no mesmo dia.

. Quanto aos estudos nós tivemos um breve aprendizado muito pouco mais serviu e logo nós sabíamos ler, ia um professora em casa. Com o tempo tudo mudou, a nossa vida foi ficando mais difícil pois minha irmã piorava, e não ficava mais sentada era só deitada. E para está ao lado dela eu tive que ficar também da mesma forma, assim não deixava triste, pois ela podia perceber que podia fazer coisas e ela não, então eu queria sempre está ao lado dela. Mas existia uma alegria muito grande da parte dela, gostava muito de cantar, brincar com nossas amigas, sempre estávamos cercadas de amigas.

Aos quinze anos de repente Deus chamou minha irmã, foi muito duro aceitar.Dias muitos difíceis foram surgindo até eu entender que esta separação ia acontecer mais cedo ou mais tarde. Mesmo que minhas outras irmãs tivessem sempre conosco a presença de minha mãe também sempre estávamos conosco, mas ela era a minha grande companheira.

Depois de vinte quatro anos que ela se foi mais eu ainda sinto sua falta, mais uma coisa eu tenho certeza ela está sempre comigo e vai está sempre.

Logo após sua partida eu comecei a ter outra vida, e buscar outras razões para viver. E fui a luta sai de um mundo que eu conhecia e fui para outro bem desconhecido. muitos obstáculos surgiram dificuldades, mais eu não desistia. Pessoas novas foram surgindo em minha vida, amigos. Daí comecei a estudar freqüentar colégio, amigos me levavam e traziam. Assim terminei o 2 grau. Comecei a sonhar em fazer a faculdade, mas não tinha transporte para ir pois era longe. Com o tempo as coisas foram mudando minha tia ficava cada vez mais debilitada, pois já estava velhinha, mas seu carinho e a sua dedicação era a mesma. E o tempo foi passando e aí minha tia também foi embora e a dor novamente estava ao meu lado mais uma perda, uma separação, e eu tinha que ir a luta. Foi quando eu tive mais outra mudança em minha vida, optei por ficar morando na mesma casa que eu morava com minha tia, nestas alturas minha mãe já morava na mesma cidade. Mas foi bom ficar morando na mesma casa, mesma que fosse sozinha Porque eu aprendí muita coisa, e na verdade eu tinha companhia de amigos, e de minhas irmãs. Ai comecei a sonhar em morar na capital, e as coisas começaram a dar certo , porque minha mãe também queria morar perto dos filhos pois papai também já não estava mais conosco. E aconteceu a vinda para capital estou aqui há oito anos, uma nova mudança outra vida tudo que era no interior aqui na cidade grande seria diferente, e para quem é deficiente principalmente. Fui cultivando novos amigos. Comecei a participar de movimentos na luta pela causa dos deficientes, muito embora quando morava no interior também participava não com tanta freqüência. Hoje estou na FCD, sou adjunta gosto demais eu faço as coisas de coração. Mesmo com as dificuldades de transportes para Podermos nos locomovermos para as reuniões. Mais estamos na luta e com muito amor..

Tenho feito diversos cursos profissionalizantes, para entrar no mercado de trabalho E sonho em um dia trabalhar, agora atualmente estou fazendo um curso de secretária Escolar é muito bom. E um dia chego lá. Também faço parte da Associação Brasileira de Osteogeneses Imperfecta.

E assim tenho minha vida feliz, gosto de estar na companhia de meus amigos, saio... Sempre quando posso, gosto de viajar. Participo de encontros de deficientes, estive agora por ultimo em Recife, foi maravilhoso.

"Deus abençoa aqueles que levam a cruz cantando, aqueles que tem a alma na luz os olhos no céu e coração na esperança" .

Aqui está um pouco de minha vida. Quem quiser escrever para mim eu vou adorar .Gosto muito de escrever e receber claro.
Meu endereço é este:
Rua: tabelião fabiao 190. Bairro: São gerardo.
Fortaleza -Ce
CEP: 60320 010
Telefone: 0xx 85 287 26 08.

Um grande beijo....

Kátia .

Email : vasconceloskatia@hotmail.com

Depoimentos..|

1