Eu sou deficiente auditivo de nascença, quero dizer, que nasci surdo e, automaticamente, seria mudo. A surdez foi descoberta aos 2 (dois) anos de idade pela escola. Meus pais ficaram apavorados e não sabiam o que seria a minha vida no futuro e até pensaram que ia viver pedindo esmola. Mesmo assim, eles aceitaram essa situação e quiseram sacrificar um pouco a fim de eu ouvir e falar melhor.

Meus pais tentaram me colocar numa escola normal do que numa escola especial para surdos, pois eles sabiam que a minha vida não iria progredir melhor nem mais rápido. Então levou algum tempo para uma das escolas me aceitarem, pare para pensar..., eu no lado do normal, terei que me esforçar para ouvir e falar melhor, senão... a vida seria uma tragédia para mim e para meus pais.

A educação de meus pais, foi terrível para mim, eu não sabia o que era certo ou errado nem sequer poderiam me explicar o correto. Mas houve um jeito de eu entender o certo e o errado. Mesmo assim, agradeço a Deus por tudo.

Vamos falar da deficiência auditiva, mas primeiro veja um pedaço da Carta feita por mim para meus pais de como eu sentia por eles. Por escrito é mais fácil de falar tudo do que oralmente, pois não consigo falar tudo direito.

A maioria dos surdos não tem capacidade de elaborar uma boa redação. Por quê?

Por que tem poucos vocabulários nem consegue expressar o português correto. Até eu tenho esse problemão, observe esta redação: palavras repetitivas, sem concordância nominal e verbal, e sem sentido mas dá para entender o que eu quero dizer. Vocês, jornalistas ou repórteres, são para isso, entender tudo o que são mal-entendidos.

Conheço uma pessoa que é surda, é ótima em redação e escreve bem em português, mas não fala direito, por quê?

Por que ele vive no lado dos surdos que ficam fazendo sinais nem consigo entender a comunicação deles. Eu parei de fazer tratamento e treinamento de comunicação e psicológico aos 12 (doze) anos de idade. Hoje, eu tenho 22 anos e falo quase a mesma coisa que vocês, sei que é difícil de acreditar! Acreditem se quiser!

Pelo meu ponto de vista, eu sou um dos poucos que desenvolveram tão rápido a comunicação e a maturidade, mas a audição eu só pego 20% em relação aos normais. Sou muito respeitado, tenho uma experiência boa em informática e tenho uma namorada normal há 4 anos! Eu trabalho em computação gráfica. Não trabalho somente em projeto gráfico e sim em programação de linguagem, criação de propaganda e em prestação de serviço de computação (cartão de visita, bloco, panfleto, folder e muitos outros). Já fui um jogador titular de volleyball na posição de ataque.

Aqui vão algumas Dicas que acho importante na educação de um deficiente auditivo !!!

Sérgio Afonso

Email - serxo@hotmail.com

Depoimentos..|

1