DICAS
Aqui vão algumas dicas que foram sendo coletadas em livros e sites da Internet, relativos à doença de Crohn e retocolite. Como cada pessoa tem um organismo diferente e portanto reage de maneira diferente, algumas dicas podem ser úteis para alguns e não fazer efeito para outros. O importante é você perceber as reações do seu corpo diante de diferentes comidas e situações. Espero que sejam úteis. NÃO DEIXE DE CONSULTAR O SEU MÉDICO é importante que ele seja informado de tudo o que acontece com você. Se você tem alguma dica, mande para mim, que eu a colocarei no ar e outros poderão aproveitar a sua descoberta.
1- Segundo a autora do livro Dieta Para Mudar Sua Vida, a FRUTA-DO-CONDE (pinha, ata) combate colite crônica, fortifica o estômago e o intestino.
2- O MISSÔ, pasta de soja, refaz a flora intestinal, pois possui muitos micróbios que produzem novos elementos nutrientes para os intestinos, colocando-os em ordem e afastando inflamações. Nunca deve ser fervido! (Dieta para mudar sua vida )
3- Em vários casos a dieta Macrobiótica ajuda. Saiba mais.
4- UNHA DE GATO- ( Uncaria Tomentosa ) - Esta planta, encontrada no Peru, está sendo alvo de estudos por pesquizadores do Peru, Austria, Alemanha, Inglaterra, Hungria e Italia desde 1970. Esses estudos sugerem que a erva pode beneficiar no tratamento de artrite, bursite, alergias, diabetes, lúpus, síndrome da fadiga crônica, cancer, herpes, depressão, menstruação irregular, desordens do ESTOMAGO E INTESTINO. É tida como desintoxicante do estômago e intestino. O alcaloide encontrado na unha de gato, ativa o sistema imunológico de modo geral. Aumenta a habilidade das células brancas do sangue a digerir microorganismos nocivos. As propriedades da erva foram testadas somente em tubos de ensaio e não no corpo humano. Quando isso acontecer é que se saberá a verdadeira eficácia da planta para doenças citadas acima.( tirado da Internet-Discussions about IBD-Diets - Natural Health and Longevity Resource Center )
5-LIVRO importante para doentes de Crohn e Retocolite.- Esse livro chama-se"Breaking the vicious Cycle" e foi escrito pela bioquimica Elaine Gottschall. Ela escreveu o livro depois que sua filha de 4 anos foi dianosticada como tendo Colite Ulcerativa. Ela está convencida de que uma dieta nutricional adequada é a melhor alternativa para evitar cirurgia e drogas pesadas, no controle tanto da Retocolite como da Doença de Crohn. No site da Internet, onde eu achei a dieta, várias pessoas já tentaram e se deram muito bem. Estou comprando o livro, que é baseado em matar de fome a bactéria que está causando dano aos intestinos, através de uma dieta de Carbohidratos.
5- As proteínas para serem digeridas precisam um ambiente ácido. Assim é melhor beber antes das refeições e não durante as mesmas. Os líquidos dissolvem o ácido gástrico, dificultando a digestão. Se voce tomar sopa de carne, coma primeiro a carne depois o resto.
6- Faça a sua refeição com muita tranquilidade. Coloque uma música relaxante e mantenha conversas amenas.
7- Você também pode começar a sua refeição primeiro pela carne, depois os vegetais, sem carboidratos, e depois os carboidratos. Isso pode ajudar na digestão.
8- Não faça tres grandes refeições por dia. O melhor é ingerir menores quantidades, mais vezes ao dia.
9- Eu li em várias dietas que a batata inglesa é prejudicial à saúde. Não sei se é verdade, mas não custa tira-la da sua alimentação!
10- Como os portadores de Crohn e retocolite normalmente não se dão bem com leite e seus derivados, devido a dificuldade em digerir a lactose, ao ingerir esses produtos, faça com que sejam acompanhados de comidas que contenham proteínas e gordura. O melhor talvez seja tirar da dieta esses produtos e procurar substitutos para o calcio. (sabia que a sardinha é rica em cálcio?). É somente uma sugestão.
DIETA DO ASTRONAUTA
A dieta do astronauta( Ensure, Sustacal e Peptamen) são líquidos ( tipo milk shake e de bom sabor) com todas as necessidades nutricionais que uma pessoa necessita no dia a dia. Ela é quase completamente absorvida pelo organismo. Como não requer muito esforço de digestão pelo intestino doente, frequentemente são melhor toleradas do que a comida em geral. Quando em crise, é uma boa alternativa. Tres latas por dia suprem as necessidades do organismo e pode ser encontrada em quase todas as farmácias.
ÓLEO DE PEIXE.
Existem evidências de que o óleo de peixe possue propriedades anti-inflamatórias que ajudam no tratamento das doenças do intestino e artrite reumática. O problema que pode ocorrer para alguns pacientes, é de má digestão e mau hálito. Também pode ocorrer uma incidência maior de diarréia e sangramento.
Existem vários preparados a venda nas farmácias e lojas de produtos naturais. Tres cápsulas ao dia de 1000 mg é uma dose normalmente bem aceita. Alternativamente, pode-se incluir mais peixe na dieta!!
Cultivada no norte da França, a endívia- variedade de chicória- é um legume de sabor levemente amargo, com efeitos "potentes" contra a anemia, já que é rica em vitamina B9. Contém fibras (2,2g em cada 100g), que ajudam o intestino a trabalhar melhor, potássio(380 mg), cálcio (44mg) e vitamina C (9mg). Para ter certeza de que a endívia está fresca, escolha as de folhas bem fechadas e brancas. Sirva em salada, cozida no vapor ou gratinada.
(Revista Mais Vida 31)
A melhor maneira para não se perder os nutrientes de legumes e verduras é cozinhar no vapor. Mas esse método de cozimento conserva as fibras dos alimentos, não sendo indicado para dieta para doença de Crohn. Dessa forma, o melhor é cozinhar com água mesmo, aproveitando a água do cozimento para ser ingerida em forma de caldo ou para fazer parte de outras preparações, pois ela é muito rica em vitaminas e minerais. Ou então cozinhe no vapor por bastante tempo, até que os vegetais fiquem bem moles, para que suas fibras sejam abrandadas.
Depois de comer alguma comida que contenha ferro deve-se tomar um suco de laranja.
Pode ser tanto o suco de laranja, como qualquer outro alimento rico em Vitamina C, como frutas cítricas, tomate, pimentão. Isso porque essa vitamina aumenta em ate 50% a absorção do ferro.