Dicas


DICAS

Aqui vão algumas dicas que foram sendo coletadas em livros e sites da Internet, relativos à doença de Crohn e retocolite. Como cada pessoa tem um organismo diferente e portanto reage de maneira diferente, algumas dicas podem ser úteis para alguns e não fazer efeito para outros. O importante é você perceber as reações do seu corpo diante de diferentes comidas e situações. Espero que sejam úteis. NÃO DEIXE DE CONSULTAR O SEU MÉDICO é importante que ele seja informado de tudo o que acontece com você. Se você tem alguma dica, mande para mim, que eu a colocarei no ar e outros poderão aproveitar a sua descoberta.


SUPLEMENTO NUTRICIONAL PROBIÓTICO TEM SIDO EFETIVO NO CONTROLE DAS INFLAMAÇÕES INTESTINAIS.

1- Segundo a autora do livro Dieta Para Mudar Sua Vida, a FRUTA-DO-CONDE (pinha, ata) combate colite crônica, fortifica o estômago e o intestino.


2- O MISSÔ, pasta de soja, refaz a flora intestinal, pois possui muitos micróbios que produzem novos elementos nutrientes para os intestinos, colocando-os em ordem e afastando inflamações. Nunca deve ser fervido! (Dieta para mudar sua vida )


3- Em vários casos a dieta Macrobiótica ajuda. Saiba mais.


4- UNHA DE GATO- ( Uncaria Tomentosa ) - Esta planta, encontrada no Peru, está sendo alvo de estudos por pesquizadores do Peru, Austria, Alemanha, Inglaterra, Hungria e Italia desde 1970. Esses estudos sugerem que a erva pode beneficiar no tratamento de artrite, bursite, alergias, diabetes, lúpus, síndrome da fadiga crônica, cancer, herpes, depressão, menstruação irregular, desordens do ESTOMAGO E INTESTINO. É tida como desintoxicante do estômago e intestino. O alcaloide encontrado na unha de gato, ativa o sistema imunológico de modo geral. Aumenta a habilidade das células brancas do sangue a digerir microorganismos nocivos. As propriedades da erva foram testadas somente em tubos de ensaio e não no corpo humano. Quando isso acontecer é que se saberá a verdadeira eficácia da planta para doenças citadas acima.( tirado da Internet-Discussions about IBD-Diets - Natural Health and Longevity Resource Center )

5-LIVRO importante para doentes de Crohn e Retocolite.- Esse livro chama-se"Breaking the vicious Cycle" e foi escrito pela bioquimica Elaine Gottschall. Ela escreveu o livro depois que sua filha de 4 anos foi dianosticada como tendo Colite Ulcerativa. Ela está convencida de que uma dieta nutricional adequada é a melhor alternativa para evitar cirurgia e drogas pesadas, no controle tanto da Retocolite como da Doença de Crohn. No site da Internet, onde eu achei a dieta, várias pessoas já tentaram e se deram muito bem. Estou comprando o livro, que é baseado em matar de fome a bactéria que está causando dano aos intestinos, através de uma dieta de Carbohidratos.

5- As proteínas para serem digeridas precisam um ambiente ácido. Assim é melhor beber antes das refeições e não durante as mesmas. Os líquidos dissolvem o ácido gástrico, dificultando a digestão. Se voce tomar sopa de carne, coma primeiro a carne depois o resto.

6- Faça a sua refeição com muita tranquilidade. Coloque uma música relaxante e mantenha conversas amenas.

7- Você também pode começar a sua refeição primeiro pela carne, depois os vegetais, sem carboidratos, e depois os carboidratos. Isso pode ajudar na digestão.

8- Não faça tres grandes refeições por dia. O melhor é ingerir menores quantidades, mais vezes ao dia.

9- Eu li em várias dietas que a batata inglesa é prejudicial à saúde. Não sei se é verdade, mas não custa tira-la da sua alimentação!

10- Como os portadores de Crohn e retocolite normalmente não se dão bem com leite e seus derivados, devido a dificuldade em digerir a lactose, ao ingerir esses produtos, faça com que sejam acompanhados de comidas que contenham proteínas e gordura. O melhor talvez seja tirar da dieta esses produtos e procurar substitutos para o calcio. (sabia que a sardinha é rica em cálcio?). É somente uma sugestão.

DIETA DO ASTRONAUTA

A dieta do astronauta( Ensure, Sustacal e Peptamen) são líquidos ( tipo milk shake e de bom sabor) com todas as necessidades nutricionais que uma pessoa necessita no dia a dia. Ela é quase completamente absorvida pelo organismo. Como não requer muito esforço de digestão pelo intestino doente, frequentemente são melhor toleradas do que a comida em geral. Quando em crise, é uma boa alternativa. Tres latas por dia suprem as necessidades do organismo e pode ser encontrada em quase todas as farmácias.

ÓLEO DE PEIXE.

Existem evidências de que o óleo de peixe possue propriedades anti-inflamatórias que ajudam no tratamento das doenças do intestino e artrite reumática. O problema que pode ocorrer para alguns pacientes, é de má digestão e mau hálito. Também pode ocorrer uma incidência maior de diarréia e sangramento.

Existem vários preparados a venda nas farmácias e lojas de produtos naturais. Tres cápsulas ao dia de 1000 mg é uma dose normalmente bem aceita. Alternativamente, pode-se incluir mais peixe na dieta!!

ALFACE FRANCESA

Cultivada no norte da França, a endívia- variedade de chicória- é um legume de sabor levemente amargo, com efeitos "potentes" contra a anemia, já que é rica em vitamina B9. Contém fibras (2,2g em cada 100g), que ajudam o intestino a trabalhar melhor, potássio(380 mg), cálcio (44mg) e vitamina C (9mg). Para ter certeza de que a endívia está fresca, escolha as de folhas bem fechadas e brancas. Sirva em salada, cozida no vapor ou gratinada.

(Revista Mais Vida 31)


Legumes e verduras.

A melhor maneira para não se perder os nutrientes de legumes e verduras é cozinhar no vapor. Mas esse método de cozimento conserva as fibras dos alimentos, não sendo indicado para dieta para doença de Crohn. Dessa forma, o melhor é cozinhar com água mesmo, aproveitando a água do cozimento para ser ingerida em forma de caldo ou para fazer parte de outras preparações, pois ela é muito rica em vitaminas e minerais. Ou então cozinhe no vapor por bastante tempo, até que os vegetais fiquem bem moles, para que suas fibras sejam abrandadas.

Dica contra anemia.

Depois de comer alguma comida que contenha ferro deve-se tomar um suco de laranja. Pode ser tanto o suco de laranja, como qualquer outro alimento rico em Vitamina C, como frutas cítricas, tomate, pimentão. Isso porque essa vitamina aumenta em ate 50% a absorção do ferro.



1