Saiba mais


Doenças Intestinais

Doença inflamatória intestinal é um termo geral para um grupo de doenças inflamatórias crônicas de causa desconhecida envolvendo o trato gastrointestinal. Pode ser dividida em dois grupos principais, a colite ulcerativa inespecífica e a doença de Crohn.

A doença de Crohn é uma inflamação granulomatosa transmural crônica do trato gastrintestinal, de origem desconhecida. Em 30% dos pacientes, o íleo está envolvido e, em 40%, a região ileocecal ou ileocolônica direita está envolvida.

A colite ulcerativa é uma doença inflamatória crônica do cólon. Quando a doença está ativa, a lâmina própria da mucosa torna-se maciçamente infiltrada por células inflamatórias de fases aguda e crônica.

Essas doenças são mais comuns em brancos que em negros e orientais, com uma incidência maior (três a seis vezes) em judeus em comparação a não judeus. Os dois sexos são igualmente afetados. Muitos acham que a incidência da doença de Crohn vêm aumentando cinco vezes mais rapidamente que as de colite ulcerativa. Embora o pico da ocorrência de ambas as doenças esteja entre os 15 e os 35 anos de idade, elas têm sido relatadas em todas as décadas de vida. Parece haver uma base hereditária provável para essas doenças, além de um forte componente ambiental. Não se sabe a causa dessas doenças, mas fatores familiares ou genéticos, infecciosos, imunológicos e psicológicos podem estar ligados ao surgimento dos sintomas.

Doença de Crohn


O que é

A doença de Crohn é uma patologia inflamatória crônica que pode afetar qualquer segmento do tubo digestivo desde a boca até o ânus. Compromete mais freqüentemente o intestino delgado em seu segmento terminal, denominado íleo. A doença evolui, caracteristicamente, com períodos imprevisíveis de crise e remissão.


Qual a causa


A causa da doença de Crohn ainda não é conhecida. Fatores ambientais, alimentares, genéticos, imunológicos,infecciosos e raciais tem sido exaustivamente investigados como possíveis causadores da patologia.


Quem é acometido


Em todo o mundo são descritos casos de doença de Crohn. Parece haver uma tendência ao aumento do número de casos, inclusive no Brasil. Em geral, ocorre com mais freqüência em indivíduos da raça branca e sua distribuição é semelhante em ambos os sexos. Com relação à idade, os indivíduos acometidos estão, geralmente, entre os 15 e 35 anos ou acima dos 50 anos.


Quais são os sintomas


Como qualquer segmento do tubo digestivo pode ser afetado, os sintomas são variados. Os sintomas mais comuns são diarréia por período de tempo prolongado ou recorrente, dor abdominal e perda de peso. Sintomas não relacionados com o aparelho digestivo, como dores em articulações e lesões de pele, também podem ocorrer. Lembre-se!!! Doenças diferentes podem apresentar sintomas semelhantes. Na presença destes sintomas um médico deve ser consultado.



Tratamento medicamentoso


O tratamento medicamentoso da doença de Crohn é feito basicamente com substâncias anti-inflamatórias. Cada paciente em cada situação necessita de medicamentos específicos, ou seja, o tratamento é individualizado e varia de acordo com o estado clínico em cada momento. Somente o médico pode indicar que tipo de medicamento deve ser tomado, assim como a dose necessária.


Medicamentos utilizados:


Sulfassalazina - é uma associação de sulfapiridina com o ácido 5-amino salicílico; pode ser obtido em farmácias de manipulação de fórmulas; tem ação anti-inflamatória.

Ácido 5-amino salicílico - pode ser encontrado na forma de enema (solução para aplicação via retal) ou supositório; tem ação anti-inflamatória.


Predinisona - é também um medicamento anti-inflamatório; sua ação, porém, envolve o metabolismo de hormônios.

Entocort

Azatioprina e 6-mercaptopurina (ou 6MP) - são medicamentos imunossupressores, ou seja, deprimem o sistema imunológico. Todos estes medicamentos podem apresentar efeitos colaterais que devem ser discutidos com o médico antes do início do tratamento. Na ocorrência de algum destes possíveis efeitos indesejados, o médico deve ser informado.



Tratamento cirúrgico

Algumas complicações, agudas ou crônicas, da doença de Crohn requerem tratamento cirúrgico. A cirurgia não cura a doença, apenas melhora as condições clínicas de indivíduos que apresentam certas complicações. É freqüentemente uma conduta difícil a ser tomada, necessitando de análise detalhada em cada caso.

(Informações do Prof.Dr. Maurício Rodrigues Loureiro e Silva)


Entocort CR 3mg




1