Se voce tem doença de Crohn ou colite ulcerativa, procure um medico que seja:
- gastroenterologista clinico especialista no tratamento dessas doenças e que tenha contato com um bom hospital.
1- Comece procurando dentro de uma pequena lista. Peça indicações a um médico de sua confiança, fale com amigos, procure em bons hospitais.
2- Procure saber mais sobre o médico escolhido. É ele um bom ouvinte? Ele dá boas sugestões? Você se sente a vontade de discutir seus problemas abertamente com ele?
3- Marque consultas com mais de um e faça sua apreciação. Veja com qual deles você se sente melhor.
4- Assim que você fizer a sua escolha, veja seu medico como um parceiro na luta contra a doença, faça tudo o que ele aconselhar, tome seus remédios sem descuido, só pare quando o médico autorizar, siga todos os procedimentos laboratoriais, e, fale aberta e honestamente com o médico escolhido. Ele é o seu maior aliado.
Quando procurar o seu médico
Os portadores de Crohn e retocolite normalmente vão precisar entrar em contato com seu médico para um conselho e este deve estar preparado para atender sempre aos seus telefonemas. No entanto, o seu médico possue outros pacientes . Assim, é aconselhável que você separe bem e avalie essas chamadas distinguindo-as em três categorias:
1- rotina
2- urgência
3- emergência
Rotina é quando você precisa saber ou passar resultados de exames de sangue ou testes de laboratório, falar sobre mudanças no sintomas e resposta da medicação. Nesse caso procure entrar em contato com o médico no horário em que ele se encontra no consultório.
Uma ligação urgente é uma coisa importante mas, não é na realidade uma emergência . O seu médico pode retornar a ligação no mesmo dia. Por exemplo, se surgir uma mancha na sua pele, isso pode indicar uma reação alérgica ao medicamento ou um novo sintoma da doença. Também pode ocorrer uma febre baixa mas persistente ou um pouco de sangue nas fezes. Seja bem preciso com a atendente explicando bem o problema. Você tem que perguntar quando vai haver o retorno da ligação para saber que foi bem entendido o problema e ter certeza que o seu médico vai dar o suporte necessário.
Quando a ligação é uma emergência ela é justificada por uma dramática mudança na sua doença , por exemplo:
- uma súbita febre alta, acompanhada por tremores;
- uma súbita e grande perda de peso em poucos dias;
- uma significante perda de sangue;
- qualquer forte dor abdominal que persista por mais de uma hora;
- vômito constante acompanhado de intestino preso;
- um caso grave de intestino preso onde há gases intestinais retidos.
Agindo dessa maneira você irá facilitar e melhorar sua relação com o seu médico.