NOVIDADES ! ! !
Cara Majô : depois de um longo tempo, volto a te escrever . Eu freqüentei bastante o seu site há algum tempo atrás, devido ao meu interesse nos pacientes portadores de doenças inflamatórias intestinais.
Há bastante tempo eu lido com estas doenças, e montamos um ambulatório especializado na Disciplina de Gastroenterologia da Faculdade de Medicina do ABC, da qual sou professor titular. Este ambulatório é aberto ao público , e tem recebido um número crescente de pacientes. Temos conseguido disponibilizar gratuitamente vários medicamentos ( sulfassalazina, mesalazina, azatioprina) a nossos pacientes, graças à recente portaria do Ministério da Saúde que autoriza este procedimento. Esperamos em breve poder dispor de avanços tais como o Remicade. O ambulatório funciona às quintas feiras, das 13 às 17 horas, na Faculdade de Medicina do ABC, à Av. Príncipe de Gales 821 , Santo André. Eventuais portadores que tenham interesse em tratar-se conosco podem nos procurar diretamente neste dia, no ambulatório de Gastroenterologia, no Anexo II da Faculdade.
Gostaria também que você disponibilizasse o endereço de nosso Centro de Estudos : www.centrogastroabc.com.br, onde temos um questionário sobre doenças inflamatórias intestinais para ser respondido por pacientes. Pretendemos , com estas informações oriundas do questionário, apenas enriquecer um pouco mais nosso conhecimento sobre a doença, trazendo elementos que de alguma forma resultem , na ponta final, em um melhor atendimento ao paciente.
Agradecemos sua atenção e colocamo-nos às ordens
Dr. Wilson Catapani
A mensagem que eu enviei, penso que tem algo de muito importante na
descoberta de mais medicamentos e quem sabe da cura. Não sei se já terá
conhecimento...
O artigo que passo a transcrever foi públicado ontem (dia 23/05/2001) num
jornal diário em Portugal "Correio da Manhã":
"IDENTIFICADO GENE DA DOENÇA DE CROHN
Duas equipas de cientistas, uma europeia ea outra norte-americana,
anunciaram ter identificado um gene que desempenha um papel preponderante no
aparecimento da Doença de Crohn, uma inflamação crónica do sistema
gastrointestinal que afecta uma em cada mil pessoas no mundo ocidental.
De acordo com ambos os estudos, publicados pela revista "Nature", uma
mutação no gene Nod-2, que pode ser encontrado no cromossoma 16, parece
estar associada aentre 15 e20 por cento dos casos de Doença de Crohn, oque
faz supor que este é um dos principais genes envolvidos no aparecimento da
doença, a qual provoca dores abdominais agudas, diarreia, febre e
hemorragias rectais.
A descoberta deste gene poderá levar, para já, ao desenvolvimento de novos
tratamentos, assim como à identificação de outros genes envolvidos."
In Correio da Manhã
Um grande abraço
Ventura Matos
Está sendo comercializado um suplemento nutricional probiótico, 100% natural, especialmente desenvolvido para prevenir distúrbios intestinais(prisão de ventre ou diarréia) e estabilizar a flora intestinal.
Comentário da Majô: A minha filha está tomando, 2 por dia e a inflamação cedeu consideravelmete... (maio de 2001)
INTERLEUKIN-10 - Esta é uma proteína que normalmente circula pelo corpo humano. Ainda não foram descobertas todas as suas funções. Sabe-se, no entanto, que a principal função parece ser controlar o sistema imunológico, diminuindo a quantidade de inflamação no corpo. Esta droga está sendo trabalhada para que os doentes de Crohn e Retocolite possam recebe-la, através de multiplas doses via intravenosa. ( Medline ) cA2(Centocor Inc.) é um novo tratamento (monoclonal anticorpo) que está sendo estudado para reduzir sinais e sintomas dos portadores da doença de Chron. O cA2 bloqueia a atividade de um agente inflamatório chamado TNF (tumor necrosis factor) e tem demonstrado que recupera a mucosa dos intestinos. Deverá ser comercializado com o nome de Avakine. A Centocor Inc. está planejando apresentar um pedido de aprovação da droga para o "Food and Drug Administration" ainda este ano. Dependendo dessa aprovação será colocado no mercado.
RIDOGREL A JANSSEN FARMACÊUTICA esta desenvolvendo um tratamento para Colite Ulcerativa. O remédio chama-se Ridogrel, está em fase de teste não podendo ser ainda comercializado.
Seminários Robert Happé
"O caminho para nossa verdadeira identidade", este é o tema dos seminários que serão realizados neste final de ano de 1997. Robert Happé nasceu em Amsterdã, Holanda. Estudou Vedanta, Budismo e Taoismo no Oriente e, durante 14 anos conviveu e trabalhou com os nativos de cada região onde esteve - India, Tibete, Líbano e Camboja. Em seu retorno à Europa, em meados de 70, sentiu necessidade de compartilhar o conhecimento adquirido, tendo começado a partir daí a ministrar seus ensinamentos em universidades e a grupos de pessoas interessadas em auto-conhecimento e desenvolvimento de seus próprios potenciais. Seus ensinamentos o tem levado a diversos países da Europa e também à África do Sul, Austrália, Estados Unidos, Argentina e Brasil. Seu trabalho é independente, estando desvinculado, sob todo e qualquer aspecto, de Organizações Religiosas, Seitas, Cultos ou quaisquer Grupos.
- O texto acima foi tirado de um folheto informativo sobre o seminário. Quem me enviou ( portador de Retocolite Ulcerativa ) já foi ao seminário e disse que foi muito bom e que ajudou bastante no controle da doença. O telefone para contacto é (011) 853-1053, ou Caixa Postal 57.085 CEP 04093-970 - São Paulo.