HomePage

PLANTAS MEDICINAIS

A fitoterapia é uma ciência complexa, repleta de detalhes que só chegam a ser conhecidos após estudos aprofundados sobre o assunto. O leitor deve sempre atentar para alguns pontos:

  • Não se deve misturar muitas ervas, seja na produção de chás ou compostos nas tinturas alcoólicas.
  • Recomenda-se não adoçar os remédios vegetais, com exceção dos xaropes e alguns preparados especiais, dando-se preferência no caso ao "mel de abelhas". Os chás devem ser tomados sem açúcar e de preferência quentes ou mornos.
  • Os casos mais graves devem ser tratados por um profissional gabaritado.

 

Veja abaixo:

 

 

A B C E G H L M O P Q R S T U V

 

Abacateiro

A infusão das folhas produz um chá diurético, digestivo, tônico cardíaco e antiflatulento. Tanto as folhas como os caroços são empregados também contra as diarréias, as disenterias e as doenças das vias urinárias. O óleo que se obtém da polpa do fruto é rico em vitaminas, e o fruto em si é considerado um afrodisíaco eficaz.

Açafrão

Tanto o óleo (empregado em massagens) como a tintura são úteis para combater a anemia, a fraqueza e a melancolia.

Agrião

É um vegetal estimulante, tônico, depurativo, carminativo, expectorante e diurético. Funciona como medicamento auxiliar nos casos de anemia, clorose, fraqueza geral, afecções da pele, fraqueza pulmonar, tosses rebeldes, bronquites, raquitismo, escrofulose, afecções do fígado, moléstias das vias urinárias. Seu suco é ótimo para combater os maus efeitos do fumo no organismo e também para debelar o escorbuto.

Alcachofra

É um forte diurético e eliminador do ácido úrico. Indicado nas perturbações digestivas e na má assimilação decorrente de distúrbios hepáticos provocados pelo alcoolismo e pelo impaludismo. Produz ótimos resultados nas nefrites e nos casos em que é necessário aumentar a secreção biliar.

Alecrim

O óleo das flores, em massagens leves, alivia as dores reumáticas. O chá das folhas é útil contra epilepsia, a lepra, a sífilis e as feridas em geral

Alface

Tem grande poder sedativo, por isso é muito usada nos casos de perturbações do sistema nervoso, nas vertigens, insônia, etc. Também é um ótimo digestivo e possui efeito carminativo leve.

Alho

Tem efeito estimulante, carminativo, expectorante. Indicado no tratamento de diversas moléstias, como gripe, coriza, resfriado, rouquidão, afecções catarrais agudas ou crônicas, tosses rebeldes. Atua com eficácia na prisão de ventre e é um ótimo estomáquico, aumentando a

Amendoeira

Seus frutos, tônicos e fortificantes, melhoram as inflamações e são indicados para os casos de bronquite

Angélica

O chá das folhas tonifica o estômago. O chá da raiz, aplicado externamente, ajuda nos casos de gangrena e nas mordeduras venenosas. O chá da planta inteira, tomado diariamente em jejum, é muito eficaz nas tosses crônicas.

Arnica

O sumo vegetal é muito bom para curar feridas, nas contusões e fraturas.

Arruda

É estimulante e emenagoga. Combate as verminoses, o reumatismo, a clorose( anemia peculiar à mulher), paralisias, nevralgias, incontinência urinária, gases intestinais.

Artemísia

Voltar

O chá é indicado contra a epilepsia e a coréia (distúrbio encefálico caracterizado por movimentos musculares anormais e espontâneos, que sugerem uma dança). Cozida em vinho e ingerida em pequenas doses freqüentes é um excelente anti-abortivo.

Babosa

 

 

Voltar

Em dose moderada, sua resina pode ser empregada na prisão de ventre e, as folhas são resolutivas( cura as inflamações), constituindo um bom emoliente nos casos de tumores e outras inflamações da mesma natureza. Combate também as inflamações do fígado, a icterícia, a dispepsia, afecções do estômago, fraqueza geral. Ultimamente discute-se muito o seu poder anti-cancerígeno.

Cajueiro

O cozimento das cascas é recomendado para o tratamento da astenia (fraqueza), da clorose, debilidade muscular, glicose na urina, e secreção exagerada de urina. Também é utilizada em gargarejos para combater inflamações da garganta e aftas.

Calêndula

O chá das folhas funciona como excitante e antiespasmódico, sendo usado também contra a icterícia, o escorbuto e as inflamações dos olhos. As folhas são empregadas como resolutivo, de uso externo, nas inflamações purulentas; de uso interno no artritismo e nas doenças nervosas. É um poderoso anti-séptico, que em pouco tempo extingue as infecções.

Camomila

Planta estimulante, tônica, sedativa e carminativa. O chá das folhas é muito usado contra cólicas, dispepsias, indigestão e falta de apetite. Serve ainda para combater febres, vermes intestinais e prisão de ventre.

Canela

Pela destilação prolongada de suas folhas obtém-se um óleo avermelhado que funciona como um tônico excelente, quando aplicado com massagens suaves

Capim-cheiroso

Normalmente usa-se em forma de chá, que é muito agradável ao paladar. Emprega-se contra a histeria e outras afecções nervosas, por ser calmante, e também nas perturbações das vias urinárias e para expelir gases intestinais.

Catuaba

Considerada um remédio poderoso contra a impotência sexual, a catuaba fortalece o sistema nervoso, combatendo a neurastenia, a hipocondria e a insônia de origem nervosa. É estimulante e afrodisíaca.

Cebola

Tem ação carminativa, digestiva, tônica e afrodisíaca. Usada como chá, é desobstruente das vias respiratórias, anti-séptica para a garganta, combate a gripe e funciona como expectorante. Ingerida crua por alguns dias, promove uma boa desintoxicação do organismo, combate o reumatismo, a artrite e elimina o acido úrico. O sumo da cebola crua é muito utilizado pela medicina natural com os mesmos propósitos.

Celidônia

É importante escolher aquelas que nascem em ruínas ou locais abandonados. A raiz macerada é um bom remédio para a garganta e para as inflamações graves.

Cevada

O chá das sementes ou as próprias sementes cozidas constituem um bom diurético e refrescante do sangue.

Couve

Serve para combater o escorbuto, os vermes intestinais, as afecções das vias respiratórias, a anemia, a paralisia e as doenças dos ouvidos.

Cravo da índia

Voltar

O chamado óleo de cravo é excitante, sendo utilizado nas dores de dente, nas afecções do aparelho digestivo e como afrodisíaco. Promove ou restabelece o fluxo menstrual e combate os gases intestinais.

Erva-Cidreira

Paracelso ensinava que o chá desta planta alivia as dores do parto e auxilia a expulsão da criança e da placenta. É excitante e antiespasmódica, além de um excelente tônico do sistema nervoso. A infusão das folhas tem grande utilidade nos casos de agitação nervosa, de histeria, na insônia, enxaqueca e dores de cabeça. Também é empregada nas digestões difíceis, na falta de apetite, indigestões, prisão de ventre e gases intestinais.

Erva de são João

Útil nas cólicas e nas diarréias dolorosas

Eucalipto

Voltar

A queima das folhas é utilizada em inalações e, o chá é empregado na bronquite, asma, tosse, gripe, febre, malária, úlcera, pneumonia, nefrite.

Gengibre

É excitante. Recomendado para combater as dispepsias, a inapetência e as cólicas produzidas pelo acúmulo de gases no estômago e nos intestinos. O chá é um remédio popular para debelar doenças das vias respiratórias, como tosses, bronquites, catarro crônico, asma, resfriados e rouquidão. Os cantores usam-no freqüentemente para deixar a voz mais clara e agradável.

Ginseng

Famoso em todo o Oriente por suas propriedades rejuvenescedoras, tônicas e estimulantes. Quanto mais velha a raiz - parte mais usada -, tanto maiores os efeitos. A palavra "ginseng" significa "forma de homem", e a raiz faz parte das chamadas sete ervas sagradas da medicina antiga chinesa.

Guaraná

 

 

Voltar

É um poderoso revigorante dos que sofrem de fraqueza orgânica. Combate as infecções microbianas que atacam o sistema gastrintestinal, cura as diarréias e a prisão de ventre e elimina os gases intestinais. Funciona ainda como preventivo dos males da velhice, combatendo a arteriosclerose. Seu uso deve ser moderado e com indicação médica.

Hamamélis

Ótimo remédio para os sangramentos, para as hemorragias venosas ou arteriais, hemorróidas, varizes e úlceras varicosas ou feridas abertas. Pode ser usado como chá, tintura alcoólica, pomada, solução aquosa ou supositório.

Hortelã

 

 

 

Voltar

Muito usada contra tosses rebeldes, asma e cólicas de origem nervosa. Sua ação é benéfica nos casos de perturbações das funções do estômago, excitando-o e fortificando-o. Por seu poder analgésico acalma as dores de cabeça, gastralgias, cólicas intestinais, hepáticas e nefrites. Também constitui um vermífugo brando e, usada externamente, em fricções, combate o reumatismo.

Laranjeira

A casca do fruto, em infusão, combate a hemorragia uterina. Como alimento, a fruta é benéfica para a garganta e os intestinos

Limeira

Possui um óleo de cheiro suave, indicado nas perturbações estomacais, como antiespasmódico e vermífugo. O fruto é refrescante e alimenta, constando nas dietas de doentes e convalescentes.

Limoeiro

O fruto é rico em vitamina C e ácido cítrico, sendo um antiescorbútico por excelência. Também é expectorante, carminativo, digestivo e febrífugo.

Lírio

O chá tem efeito calmante, é tônico nervoso e nutritivo.

Louro

Voltar

Tem efeito carminativo, estimulante e expectorante, como chá ou tempero corriqueiro.

Malva

Usado externamente, funciona como emoliente. O chá das folhas é sedativo.

Mamona

O óleo de rícino constitui um poderoso purgativo, indicado na prisão de ventre. Emprega-se também como vermífugo, na diarréia decorrente da dentição e nas queimaduras. A decocção das folhas é recomendada em banhos para tratamento das hemorróidas.

Manjericão

Tem ação excitante. Indicado para expelir os gases do estômago e do intestino. O manjericão de folhas de folhas largas é muito usado na culinária, e o de folhas miúdas é empregado nas digestões difíceis.

Maracujá

Existem diversos tipos:

  • Maracujá-açu - Excelente sedativo. Indicado nas dores de cabeça, neurastenia e insônia.
  • Maracujá-caatinga - As folhas são utilizadas em banhos, nas erisipelas e inflamações em geral.
  • Maracujá-mirim - A decocção das folhas é empregada como diurético e externamente nas hemorróidas.
  • Maracujá-peroba - A decocção das folhas é utilizada em clister, para as hemorróidas.
  • Maracujá-pintado - O cozimento das sementes é utilizado para combater os vermes intestinais.

Marapuama

O cozimento das cascas é empregado contra o reumatismo, nevralgias, paralisias, fraqueza do estômago e dos intestinos. Sua principal indicação, no entanto, é para doenças do sistema nervoso. Combate a ataxia locomotora e a impotência sexual e é considerado um remédio específico para a neurastenia sexual.

Maravilha

O uso da raiz, folhas e sementes como chá é recomendado nas erupções pustulosas, na leucorréia, hidropsias, diarréias, disenterias, cólicas abdominais e sífilis.

Em uso externo como cataplasma para traumatismos, pancadas, hematomas...

Mastruço

Voltar

Diurético e expectorante. O chá das folhas é empregado contra tosses, bronquites, doenças das vias urinárias e afecções do estômago. Folhas e caule batidos com leite e mel, é um excelente fortificante.

Orégano

Voltar

É comumente usado em banhos nos casos da necessidade de um estimulante. Também tem efeito antiespasmódico e carminativo.

Pau-pereira

É um bom tônico e poderoso remédio para debelar as febres intermitentes, usando para isso o cozimento das cascas. Indicado também para combater as digestões difíceis, inapetência, dores de estômago, tonturas e prisão de ventre.

Pimenta malagueta

Efeito abrasivo, estimulante, carminativo e hemostático. Muito útil nas hemorróidas do estômago(em forma de chá).

Pimentão

Muito usado como tempero. Nos alimentos ou como chá tem ação estimulante e carminativa.

Poejo

Voltar

O chá das folhas combate as tosses, rouquidão, gases intestinais e afecções gástricas. Também é usado nas dores de barrida das crianças recém-nascidas.

Quebra-pedra

É indicada para os males do aparelho urinário. O chá das folhas é empregado também nas dores dos quadris e das juntas, retenção de urina, corrimentos, albuminúria, catarros vesicais e cálculos do fígado, dos rins e da bexiga. Excelente eliminador do ácido úrico.

Quina

Voltar

A decocção das cascas é um poderoso tônico reconstituinte. Utilizada também para combater as febres palustres, afecções do estômago e a debilidade orgânica resultante de enfermidades graves e longas.

Rosa

O chá de suas pétalas é tônico nervoso, calmante e emenagogo.

Ruibarbo

Voltar

O rizoma possui ácido crisofânico e é empregado como purgativo.

Sabugueiro

A raiz fornece uma substância aquosa de efeito purgativo, usada no tratamento da hidropsia abdominal. As flores, que são sudoríficas, têm emprego nas gripes, tosses, bronquites, defluxos e em especial no tratamento do sarampo e da escarlatina.

Saião

O suco das folhas é usado no tratamento das frieiras, das queimaduras e para extirpar calos. Empregado também contra feridas úlceras comuns e úlceras produzidas pelo escorbuto.

Salsa

Indicada no tratamento da amenorréia, dismenorréia, hemorragia uterina, blenorragia, inflamação da uretra, dispepsia, afecções do estômago e priapismo.

Salsaparrilha

As diferentes espécies de salsaparrilha são depurativas do sangue e indicadas para os problemas do aparelho urinário e a sífilis.

Sálvia

Usada contra os corrimentos purulentos, escorbuto e afecções do estômago.

Sândalo

Famoso no Oriente como planta sagrada, com o óleo ou o pó das cascas, que é também cicatrizante e hemostático, são feitas massagens de efeito tônico, calmante e analgésico. Como chá, é febrífugo, diaforético e fortificante.

Sassafrás

Excelente depurativo do sangue, a decocção da casca tem aplicação nos casos de artritismo, reumatismo, úlceras e dermatoses. Deve-se usá-la no máximo por duas semanas consecutivas

Sensitiva

Voltar

Com as folhas prepara-se um cataplasma que serve para combater a escrufulose e debelar os abscessos. As folhas são purgativas e seu cozimento é indicado para os males do fígado, flatulência, dores de cabeça e erupções da pele.

Tabaco

A infusão das folhas serve para matar parasitos. É empregada com cautela nos casos de tétano e nas odontalgias.

Taiuiá

Tem resultados positivos no combate à dispepsia, sífilis, moléstias da pele e debilidade orgânica.

Tuia

Voltar

Os homeopatas a utilizam para combater as excrescências esponjosas, pólipos, verrugas, gonorréia, erupções cutâneas, espermatorréia, pielite, reumatismo provocado pela blenorragia, nevralgia facial, esclirite e piorréia alveolar.

Urtiga

Existem vários tipos:

  • Urtiga-branca - Recomendada nas hemorragias dos pulmões e dos brônquios, nas hemoptises e na leucorréia.
  • Urtiga-brava - O suco, retirado das folhas frescas, é eficaz no combate às hemorróidas. O cozimento é empregado nas tosses, bronquites e outras doenças do peito. A decocção das cascas é um bom medicamento para as afecções sifilíticas.
  • Urtiga-de-mamão - É famoso um remédio para a erisipela: inoculada, a planta solta uma substância leitosa que deve ser aplicada com algodão sobre a parte do corpo em que a doença se manifestou.
  • Urtiga-vermelha - Com esta espécie são preparados medicamentos contra as moléstias da pele, dores reumáticas, incontinência urinária, coceiras e queimaduras.

Todas as espécies devem ser usadas sob orientação médica.

Urucum

Voltar

O pó extraído das sementes pode ser ingerido, sob orientação médica, para combater doenças do coração, prisão de ventre, hemorragia, afecções do estômago e tosses. É utilizado também na fabricação de óleos bronzeadores.

Valeriana

Constitui um dos calmantes vegetais mais famosos. O chá tem também ação antiespasmódica e carminativa.

Vassourinha

Emoliente, combate as tosses, bronquites e outras afecções do aparelho respiratório. Em clisteres, o cozimento das folhas combate as hemorróidas. Valiosa também nas dores de ouvido.

Violeta

Emoliente e diaforética. O chá das flores é utilizado no tratamento do sarampo, de tosses, bronquites, dores de garganta, artritismo, conjuntivite e olhos lacrimejantes.

 

Pequeno Glossário Voltar

Extração do Princípio Ativo

Decocção

É a fervura da substância, para dissolvê-la pela ação prolongada da água e do calor

Infusão

A substância é colocada numa vasilha, que depois recebe água fervente. Após descansar por cerca de 10 a 15 minutos, coa-se a mistura.

Cataplasma

É um preparado composto do pó de substâncias diluído até formar uma pasta mole. Os cataplasmas devem ser aplicados externamente de duas maneiras:

  • Quentes, para um efeito revulsivo ou maturativo.
  • Mornos, de efeito calmante.

Contusão

A substância é socada até ser transformada em pó ou pasta.

Maceração

A substância vegetal é colocada imersa no líquido a ser usado ( água, álcool, eter, vinho ou vinagre), em temperatura ambiente. Embora lenta, a maceração é um método excelente para obter o princípio ativo em toda a sua integridade.

Tintura

É álcool impregnado do princípio ativo de uma ou mais substâncias.

 

Efeitos da Plantas Medicinais Voltar

Adsorvente

Elimina os gases acumulados

Antiespasmódico

Combate as cólicas e os espasmos (contrações musculares)

Antiflatulento

Elimina os gases intestinais.

Antitussígeno

Inibe a tosse.

Carminativo

Elimina os gases acumulados, favorece a digestão, diminuindo o inchaço abdominal, a flatulência e as dores.

Catártico

O mesmo que laxante ou purgativo.

Colagogo

Favorece a eliminação do conteúdo das vias biliares.

Colerético

Contrai a vesícula biliar para a eliminação de seu conteúdo.

Diaforético

Provoca suor.

Diurético

Faz urinar mais, auxilia a eliminação de líquidos pelos rins.

Emenagogo

Estimula a menstruação.

Emético

Provoca vômito.

Emoliente

Suaviza, amolece.

Estomacal

Ajuda a digestão no estômago.

Estomáquico

Favorece as funções digestivas; tonificante do estômago.

Expectorante

Elimina a mucosidade (ou catarro) do aparelho respiratório.

Febrifugo

Abaixa a febre.

Galactogogo

Aumenta a secreção do leite.

Hemostático

Estanca hemorragias.

Laxante

Solta os intestinos.

Mucolítico

Bloqueia a produção de muco; pode ser anticatarral.

Obstipante

Prende os intestinos.

Sudorífico

O mesmo que diaforético.

Voltar - HomePage

1