Consultas e Avaliações em Neuropsicologia

Dra Carla Teixeira Ferreira Tocquer, MD, PhD

Mestre e Doutora em Neuropsicologia pela Universidade Claude-Bernard (FRANÇA)

 

WB01432_.gif (3228 bytes)

"Sob o termo de Neuropsicologia, devemos delimitar um domínio particular da Neurologia, principalmente cortical, que interessa aos neurologistas clínicos, psiquiatras, psicólogos, psicofisiologistas e neurofisiologistas. Este domínio diz respeito às alterações da linguagem, do gesto e da percepção. Se algumas dessas desordens só podem ser estudadas no homem, a experimentação animal fornece elementos importantes à compreensão da patologia humana pelo esclarecimento dos mecanismos de base e precisando os modos de organização cerebral."

(prefácio da Revista "Neuropsychologia", publicada a partir de 1963)

A Neuropsicologia, sendo uma especialidade que se interessa ao funcionamento cognitivo normal e patológico,  aborda diversos problemas como:

  1. o estudo das diferentes etapas do desenvolvimento cognitivo normal e patológico do recém-nascido à idade adulta;

  2. o diagnóstico diferencial das modificações cognitivas e comportamentais secundárias ao envelhecimento normal, ao início dos diversos tipos de demência, e aos quadros depressivos;

  3. as seqüelas cognitivas decorrentes de uma lesão encefálica (de causas variadas: acidente vascular, traumatismo cranioencefálico, tumor, processos degenerativos como doença de Parkinson, intoxicação, meningoencefalite, esclerose em placas, etc...).

    Essas seqüelas podem se traduzir, do ponto de vista cognitivo-comportamental, por uma enorme variedade de quadros clínicos, tais como: alteração do afeto, da personalidade e do comportamento, deficiência (a) dos processos atencionais, (b) da capacidade de raciocínio, (c) da memória, (d) do reconhecimento de objetos e de fisionomias familiares, (e) do processamento da informação visual, (f) da compreensão e/ou da expressão da linguagem oral e escrita, (g) da capacidade de realização e/ou de reconhecimento de gestos simbólicos e/ou de utilização de objetos, (h) da capacidade de orientação topográfica, (i) da noção do esquema corporal, etc..

    Cabe à Neuropsicologia a realização do diagnóstico preciso do déficit cognitivo-comportamental, a realização da correlação funcional anátomoclínica, a previsão da evolução do quadro clínico, assim como, nos casos indicados, a realização de uma Reabilitação Cognitiva. Esta última obedece a um programa específico e individual, formulado para atender as necessidades e possibilidades cognitivas de cada paciente.

Inscrições para o VI Curso de Neuropsicologia : Bases Teóricas e Aplicações Clínicas

O número de vagas é limitado

WB01432_.gif (3228 bytes)

consultas.gif (5972 bytes) curso.gif (5801 bytes) publi.gif (5999 bytes)

emailtour.gif (15163 bytes)

Entre em contato

 

1