REFLEXÕES

O TEMPO

Para entender o valor de UM ANO, pergunte ao aluno que fracassou.
Para entender o valor de UM MÊS, pergunte à mãe de um bebê prematuro.
Para entender o valor de UMA SEMANA, pergunte ao editor de uma revista semanal.
Para entender o valor de UMA HORA, pergunte aos apaixonados que esperam encontrar-se.
Para entender o valor de UM MINUTO, a alguém que perdeu um avião.
Para entender o valor de UM SEGUNDO, àquele que escapou de um acidente.
Para entender o valor de UM MILÉSIMO DE SEGUNDO, ao ganhador de uma
medalha de prata numa corrida olímpica.

Valorize cada momento seu. O tempo é nosso maior bem. Cada respiração significa
uma a menos. Valorize cada momento seu, principalmente quando você o compartilha
com uma pessoa especial, que, por ser especial, vale a pena gastar seu tempo com ela.
Lembre-se: O TEMPO NÃO ESPERA POR NINGUÉM. O passado é lembrança.
O amanhã, mistério. O hoje, uma dádiva. E é por isso que se chama PRESENTE.

Pergunta: como você tem escolhido usar o seu tempo?



A RODA

O nome dele era Fleming e era um pobre fazendeiro escocês. Um dia, enquanto trabalhava para ganhar a vida e o sustento para sua família, ele ouviu um pedido desesperado de socorro vindo de um pântano nas proximidades. Largou suas ferramentas e correu para lá.

Lá chegando, sujo até a cintura de uma lama negra, encontrou um  menino gritando e tentando se safar da morte. O fazendeiro Fleming salvou o rapaz de uma morte lenta e terrível.

No dia seguinte, uma carruagem riquíssima chega à humilde casa do escocês. Um  nobre elegantemente vestido sai e se apresenta como o pai do menino que o fazendeiro Fleming tinha salvado.

" Eu quero recompensá-lo", disse o nobre. " Você salvou a vida do meu filho".
" Não, eu não posso aceitar pagamento para o que eu fiz", responde o fazendeiro escocês, recusando a oferta.

Naquele momento, o filho do fazendeiro veio à porta do casebre.

"É seu filho? " perguntou o nobre.
" Sim, " o fazendeiro respondeu orgulhosamente.
" Eu lhe farei uma proposta. Deixe-me levá-lo e dar-lhe uma boa educação. Se o rapaz for como seu pai, ele crescerá e será um homem do qual você terá muito orgulho".

E foi o que ele fez. Tempos depois, o filho do fazendeiro Fleming se formou no St.Mary's Hospital Medical School de Londres e ficou conhecido no mundo como o notável Sir Alexander Fleming, o descobridor da Penicilina.

Anos depois, o filho do nobre estava doente com pneumonia. O quê o salvou? Penicilina. O nome do nobre? Sir Randolph Churchill. O nome do filho dele? Sir Winston Churchill.

Alguém disse, uma vez, que a gente colhe o que a gente planta. Trabalhe como se você não precisasse do dinheiro. Ame como se você nunca tivesse tido uma decepção. Dance como se ninguém estivesse te assistindo.


PACIÊNCIA

Seja paciente com tudo que não esteja resolvido em seu coração. Tente amar as próprias perguntas. Não busque as respostas que não podem ser dadas porque não lhe seria possível vivê-las. E o importante é viver tudo. Viver as perguntas agora. Talvez, então, pouco a pouco, sem notar, em algum dia, distante, talvez você venha a viver as respostas.



VOCÊ É IMPORTANTE

Uma professora de Nova York decidiu homenagear seus alunos do último ano colegial,          dizendo a cada um deles a sua importância. Usando um processo desenvolvido por Alice Bridges, de Del Mar, Califórnia, ela chamou todos os alunos em frente à classe, um de cada vez. Primeiro, disse a eles como eram importantes para ela e para a classe. Então, presenteou cada um deles com um laço azul com  uma frase impressa em letras douradas: "Eu sou importante."

Depois, a professora resolveu desenvolver um trabalho com a classe para ver que tipo de impacto o reconhecimento teria sobre a comunidade. Deu a cada aluno mais três laços e os instruiu para que saíssem e disseminassem a cerimonia de reconhecimento. Em seguida, eles deveriam acompanhar os resultados, ver quem homenagearia quem, e relatar à classe dentro de  cerca de uma semana.

Um dos alunos foi até um executivo júnior de uma empresa próxima e o condecorou por       ajudá-lo no planejamento de sua carreira. Então, deu-lhe dois outros laços e disse:

- Estamos fazendo um trabalho para a escola sobre reconhecimento, e gostaríamos que você procurasse alguém para homenagear, que o presenteasse com um laço azul e que lhe desse         outro laço para ela homenagear uma terceira pessoa, disseminando esta cerimonia de           reconhecimento. Em seguida, por favor, procure-me novamente e conte-me o que aconteceu.

Mais tarde, naquele dia, o executivo júnior procurou seu chefe, que, por falar nisso, era tido até então como um cara rabugento. Pediu ao chefe que se sentasse e disse-lhe que o admirava         profundamente por ser um gênio criativo. O  chefe pareceu muito surpreso. O rapaz perguntou-lhe se aceitaria o laço azul como presente e se  permitia que ele o colocasse. Seu chefe, surpreso, disse:

-Bem, certamente.

O executivo júnior pegou o laço de fita azul e colocou-o no paletó do chefe, bem em cima do coração. Ao dar ao chefe o último laço disse:

-O senhor me faz um favor? Receberia este outro laço e o passaria adiante, homenageando outra  pessoa? O garoto que me deu o laço está  fazendo um trabalho para a escola e queremos  que esta cerimonia de reconhecimento prossiga, para descobrir como ela influencia as pessoas.

Naquela noite, ao chegar em casa, o chefe  procurou seu filho de quatorze anos e pediu que  se sentasse. Ele disse:

- Hoje me aconteceu uma coisa incrível. Estava em meu escritório e um dos executivos juniores entrou, disse que me admirava e me deu este laço azul por me considerar um gênio criativo.         Então, ele prendeu este laço que diz "Eu sou importante" no meu paletó, bem sobre meu        coração. Deu-me um outro laço e pediu-me que homenageasse uma outra pessoa. Esta noite, voltando para casa, comecei a pensar  quem homenagearia com este laço e pensei em você. Quero homenagear você. Meus dias são muitos tumultuados e, quando chego em casa, não lhe dou muita atenção. Algumas vezes, grito com você por não tirar boas notas na escola e por seu quarto estar uma bagunça, mas, de qualquer forma, esta noite eu gostaria apenas de me sentar aqui e dizer-lhe que você é importante para mim. Além de sua mãe, você é a pessoa mais importante em minha vida. Você é um grande garoto e eu amo você.

O sobressaltado garoto começou a soluçar, e não conseguia parar de chorar. Todo o seu corpo tremia. Ele olhou para o pai e disse, através de lágrimas:

- Papai, eu planejava cometer suicídio amanhã, porque achava que você não me amava. Agora, não preciso mais!

(Trecho extraído do livro CANJA DE GALINHA PARA A ALMA,
escrito e compilado por Jack Canfield & Mark Victor Hansen.)

VOCÊ É IMPORTANTE. Por isso, recebe sempre estas mensagens. Quem são as pessoas importantes para você? O que podemos fazer por elas? Elas precisam saber que nós nos importamos com elas. Elas precisam saber de nosso amor e de nossa amizade.

         Recebi esta mensagem e envio para você, que também é importante para mim.
Passe adiante e dê esta "fita azul" para os seus. Um abraço amigo a você e que Deus o abençoe.
Tenha um ótimo dia... uma ótima semana... um ótimo mês... uma ótima vida.



" O prazer e o amor surgem como resultado de uma integração
entre corpo, mente e espírito. O equilíbrio de nosso ecossistema
necessita muito mais do que controle e administração ambiental/
Necessita de mudanças radicais em cada um de nós, revendo
nosso papel pessoal e social nesse ecossistema.
Sem ecologia profunda, não há ecologia social
nem ecologia planetária."

Do livro "Corpo de Mente na Eduçação",
de Sandra Celano, Editora Vozes, 1999.



1