Informações sobre Hepatite A     

Descrição:

É uma suspensão estéril contendo o vírus da hepatite A inativado com formaldeído e adsorvido em hidróxido de alumínio, produzindo assim anticorpos humorais específicos contra o vírus da hepatite A nas pessoas que receberam duas doses da vacina.

Indicação:

É indicada para imunização ativa contra a infecção pelo vírus da Hepatite A. A vacina não protege contra infecções causadas pelos vírus das hepatites B, C e E e outros patógenos capazes de infectar o fígado. Nas áreas de média e baixa prevalência recomenda-se a vacina ao chamados "grupos de risco": viajantes para áreas de alta prevalência; profissionais da área de saúde, trabalhadores de bueiros, manipuladores de alimentos e outros; pessoas com risco aumentado pelas suas atividades sexuais; hemofílicos; consumidores ilícitos de drogas injetáveis; pacientes com doenças crônicas do fígado ou com risco de desenvolvimento da mesma.

Eficácia:

Nos estudos clínicos envolvendo adultos e crianças, foram detectados em todos, após 1 mês, níveis de anticorpos específicos contra o vírus da Hepatite A em cerca de 99% das pessoas vacinadas. Em indivíduos imunodeprimidos pode ser necessária mais doses para se obter a imunidade desejada.

Reações Adversas:

Locais - dor no local da aplicação (< 0,5% relatada como grave), vermelhidão leve e edema local (< 4%) que desapareceram espontaneamente.

Sistêmicas - Cefaléia, vômito, febre, naúsea e perda do apetite. Todos esse eventos foram de natureza leve, não se prolongaram por mais de 24h e desapareceram espontaneamente.

Contra-Indicações:

Não deve ser aplicada aos indivíduos com: doenças febris graves, alérgicos aos componentes da vacina. Deve ser administrada com cautela nas gestantes, pois seu efeito no desenvolvimento no feto não é conhecido. O mesmo se aplica às mães que estão amamentando, pois também não se conhece o efeito da vacina em lactentes (crianças menores de 1 ano).

Administração:

Deve ser administrada por Via Intramuscular na região Deltóide em adultos e crianças com mais de 2anos, e na região ântero-lateral da coxa em crianças menores.

Doses:

Tanto adultos como crianças devem receber duas doses da vacina, sendo que a segunda dose considerada como reforço, deverá ser aplicada 6 a 12 meses após a primeira dose. As doses diferem para adultos e crianças nas concentrações da vacina.

Fonte: Bulário Smithkline Beecham.

1