Informação Sobre a Vacina D.P.T. + HiB + Salk + Hepatite B    

Descrição:

Vacina combinada, contém toxóide diftérico, toxóide tetânico, três antígenos purificados de pertussis - acelular, o principal antígeno de superfície purificado (Hbsag) do vírus da hepatite B, o polissacarídeo capsular purificado de haemophilus tipo b e três tipos de poliovírus inativado contra a poliomielite.

Indicação:

A vacina está indicada para a imunização primária contra Difteria, Tétano, Pertussis (Coqueluche), Hepatite B, Poliomielite e Haemophilus do tipo b em bebês a partir de 6 semanas de idade e pode ser administrada em bebês que receberam uma primeira dose de vacina contra a Hepatite B ao nascer.

Eficácia:

·  Difteria e Tétano: um mês após o ciclo de vacinação primária de 3 doses, 98,5% a 100% dos bebês vacinados tinham títulos de anticorpos para tétano e difteria.

·  Hepatite B: após a administração de três doses, diferentes do ciclo primário de imunização ou em estudos em que o bebê recebeu uma primeira dose ao nascimento, a taxa de soroproteção foi de 98,5% a 100%.

·  Poliomielite: um mês após a vacinação primária, a taxa de soroproteção para cada um dos três sorotipos foi de 94,5% a 100%.

·  Haemophilus tipo b: um mês após o ciclo de vacinação primária de 3 doses, 96% a 100% dos bebês vacinados apresentam títulos de anticorpos eficazes para a prevenção das doenças invasivas causadas pelo haemophilus influenza do tipo b.

·  Pertussis (Coqueluche): em acompanhamento durante 4 anos o grupo de estudo apresentou uma imunidade eficaz de 84%.

Reações Adversas:

Os sintomas relatados a seguir foram os mais observados com a vacinação primária:

·   Locais: dor, vermelhidão e enduração.

·   Gerais: perda de apetite, febre, sonolência e irritabilidade.

·   Raramente: reações alérgicas - anafilaxia, convulsões no período de 2 a 3 dias após a vacina, estado de choque - colapso cardiovascular.

Contra-Indicações:

·   Hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da vacina ou em indivíduos que apresentaram reações após a administração prévia das vacinas, individualmente ou em outras associações.

·   Encefalopatias de origem desconhecida.

·   Deve ser adiada em indivíduos com doença febril aguda grave.

·   Deve ser administrada com cautela em indivíduos com trombocitopenia ou outros distúrbios de coagulação.

·   Não está indicada para uso em adultos e seu uso na gravidez ou lactação não estão disponíveis.

Administração:

A vacina deve ser administrada por via intramuscular profunda.

Doses:

O objetivo é administrar de acordo com o nosso esquema de vacinação, 2 4 e 6 meses, então o vacinado deve receber uma dose da vacina contra a hepatite B ao nascer. Os dados disponíveis indicam que a vacina pode ser administrada como uma quarta dose. No entanto, os dados são limitados e, portanto, nenhuma recomendação é feita para usar esta vacina combinada como uma quarta dose (isto é, reforço) durante o segundo ano de vida. Bebês devem receber vacinação de reforço com outras vacinas registradas, de acordo com as recomendações locais oficiais.

Fonte: bulário da Smithkline Beecham Biologicals

1