Informações Sobre as Vacinas Anti-Pneumocócicas 

Na atualidade dispomos de duas diferentes vacinas contra o Streptococcus pneumoniae. A seguir apresentaremos cada uma em separado, por terem características diferentes entre a idade e forma de aplicações.

 

PNEUMOVAX® 23

 

Descrição:

Consiste de uma mistura de polissacarídeos capsulares altamente purificados dos 23 tipos mais prevalentes ou invasivos de pneumococos de Streptococcus pneumuniae, incluindo os 6 sorotipos que, mais freqüentemente, causam infecções pneumocócicas invasivas.

Indicação:

É indicada para a vacinação contra a doença pneumocócica causada pelos tipos de pneumocócos incluídos na vacina. A vacinação é indicada a indivíduos selecionados como segue:

Indivíduos Imunocompetentes:

·  Vacinação de rotina para indivíduos de 50 anos ou mais;

·  Indivíduos com 2 ou mais anos de idade, com doença cardiovascular crônica, doença pulmonar crônica, ou diabetes mellitus;

·  Indivíduos com 2 ou mais anos de idade com alcoolismo, doença crônica do fígado ou vazamento de fluido cerebroespinhal;

·  Indivíduos com 2 ou mais anos de idade com asplênia anatômica (retirada do baço cirurgicamente) ou funcional.

·  Indivíduos com 2 ou mais anos de idade residindo em ambientes ou meios sociais especiais.

Indivíduos Imunocomprometidos:

·  Indivíduos com 2 ou mais anos de idade, incluindo aqueles com infecção por HIV, leucemia, linfoma, doença de Hodgkin, mieloma múltiplo, câncer generalizado, falha renal crônica ou síndrome nefrótica; pacientes recebendo quimioterapia imunossupressora; e indivíduos que receberam transplantes de órgãos ou medula óssea.

Eficácia:

A vacina polivalente 23 conta com pelo menos 90% dos tipos de pneumococos isolados do sangue e pelo menos 85% de todos os tipos de pneumococos isolados de locais que são geralmente esterilizados conforme determinado pelos dados atuais da Vigilância Sanitária dos Estados Unidos.

Reações Adversas:

As reações adversas mais relatadas foram: febre (< 38,5ºC), reações no local da vacina, consistindo de irritabilidade, eritema, calor, edema e enduração local.

Outras reações menos freqüentes:

·  Corpo como um todo: astenia, febre (>38,8ºC), irritabilidade.

·  Sistema hematológico e linfático; linfadenites, trombocitopenia em pacientes com trombocitopenia idiopática estabilizada, anemia hemolítica em pacientes que tiveram outras desordens hematológicas.

·  Sistema músculo-esquelético: artralgia, artrite, mialgia.

·  Hieprsensibilidade: anafilaxia, doença do soro.

·  Sistema nervoso:cefaléia, parestesia, radicoloneuropatia, síndrome de Guillain-Barré.

·  Pele: erupção cutânea, urticária.

Contra - Indicações:

A vacinação deve ser evitada nas seguintes situações: hipersensibilidade a qualquer componente da vacina; em presença de infecções ativas; em gestantes (exceto se o médico achar ser extremamente necessário); durante a lactação (não se sabe se esta vacina é excretada pelo leite materno); em crianças menores de 2 anos de idade.

Administração e Dose:

A vacina deve ser administrada por via SUBCUTÂNEA ou INTRAMUSCULAR, em uma única dose de 0,5 ml.

É recomendado que seja administrada ao mesmo tempo que a vacina contra a gripe. A revacinação de rotina em indivíduos imunocompetentes previamente vacinados não é recomendada. Entretanto, a revacinação é recomendada a indivíduos com 2 ou mais anos de idade que estão sob alto risco de infecção pneumocócica grave e àqueles suscetíveis a terem um rápido declínio nos níveis de anticorpos contra pneumococos, desde que passados pelo menos 5 anos após o recebimento da primeira dose da vacina pneumocócica.

Fonte: bulário da Merck Sharp&Dohme.

 

PREVENAR®

(Vacina Pneumocócica Conjugada 7-Valente - Proteína Diftérica CRM197)

 

Descrição:

É uma solução estéril de sacarídeos de antígeno capsular dos sorotipos 4, 6B, 9V, 14, 18C, 19F e 23F de Streptococcus pneumuniae, cada qual conjugado com a proteína diftérica CRM197. Cada sorotipo é conjugado sob a forma de um preparado monovalente antes de formar um composto como vacina multivalente.

Indicação:

É indicada na imunização ativa de lactentes e crianças de 6 semanas a 9 anos, contra a doença invasiva, pneumonia e otite média causada pelos sorotipos 4, 6B, 9V, 14, 18C, 19F e 23F de Streptococcus pneumuniae.O uso de Prevenar® não é recomendado para gestantes, lactantes e idosos.

Eficácia:

Contra doenças invasivas: consideradas quando ocorreu o isolamento e a identificação do S. pneumoniae em sítios normalmente estéreis do corpo.

Contra os sorotipos da vacina: 100%

Contra todos os sorotipos pneumocócicos: 90%

Contra otite média:

Contra os sorotipos da vacina: 57%

Contra todos os sorotipos pneumocócicos: 34%

Contra todos os episódios independentes de sua etiologia: 6%

Contra episódios recorrentes (3 otites em 6 meses): 16%

Reações Adversas:

Quadro relativo ao local da injeção:

Muito comuns ----------------------- eritema, inchaço/endurecimento, sensibilidade no local da injeção.

Comum --------------------------------- endurecimento/inchaço ou eritema maior que 2,4 cm no local da injeção

Distúrbios gerais:

Muito comum------------------------ febre

Comum -------------------------------- febre >; 39ºC

Distúrbios metabólicos e nutricionais:

Muito Comuns --------------------- redução do apetite

Distúrbios do sistema nervoso:

Muito comuns --------------------- sonolência, sono agitado.

Raros ---------------------------------- convulsõões, episódios hipotônicos, hiporresponsivos.

Distúrbios psiquiátricos:

Muito comum --------------------- irritabilidade

Distúrbios da pele e dos tecidos:

Pouco comuns ------------------- erupção cutânea, urticária

Contra-Indicações:

Nos pacientes hipersensíveis ao látex ou a qualquer dos componentes da vacina, incluindo o toxóide diftérico; deve ser adiada em doenças graves febris; não deve ser administrada em gestantes, lactantes e adultos (somente até os 9 anos de idade).

Administração:

A vacina deve ser administrada por via intramuscular na dose de 0,5 ml. Os locais preferenciais são a face ântero-lateral da coxa em lactentes ou o músculo deltóide das crianças.

Doses:

2 a 6meses de idade: são 4 doses com intervalos de 4 a 8 semanas; sendo que a 4ª dose deve ser administrada com cerca de 12 a 15 meses de idade, e com um intervalo de pelo menos 2 meses após a terceira dose.

7 a 11 meses de idade: são 3 doses com intervalos mínimos de 4 semanas; sendo a terceira dose após completar um ano de idade, e com intervalo mínimo de 2 meses após a segunda dose.

12 a 23 meses de idade: são 2 doses com intervalo mínimo de 2 meses.

24 meses a 9 anos de idade: é apenas necessária uma única dose.

Fonte: Bulário do laboratório Wyeth-Whitehall Ltda.

1